quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

[SPFW] Mario Queiroz: Um resgate de sua história!

O desfile do estilista Mário Queiroz foi extremamente interessante. Primeiro, porque ele mostrou de maneira exemplar que o ciclo da moda não é tão rápido quanto as pessoas querem impor. Em meio à velocidade da informação, por causa da web, e do crescimento do fast fashion, Mário decidiu fazer um resgate do seu trabalhou ao longo dos últimos 16 anos. Assim, ele mostrou que com um olhar apurado esta história pode se transformar em produções super contemporâneas. Segundo, porque ele reafirmou que ele é um designer, e não uma marca, então, ao assumir este papel, sua preocupação precisa ser com a qualidade e exclusividade de suas peças. 

Backstage Mário Queiroz: Mix de tecidos!


E foi desta maneira que nasceu o inverno do estilista Mário Queiroz: ele decidiu pegar tecidos que estavam guardados, alguns que ele nunca havia usado – ele disse que as vezes desenvolve alguns tecidos e acaba não usando – e, junto com Bia Bender, designer de superfícies, retrabalharam estes materiais.

A coleção do estilista segue o mesmo tema da temporada de verão: Art Déco e o Modernismo. Ele teve esta idéia de continuar com a mesma história após visitar a Casa Serralves, em Porto (Portugal). O piso e a marchetaria da casa trouxeram à memória do estilista seu desfile de verão e, por isso, Mário sentiu-se motivado a continuar trabalhando nesta mesma linha.


E as produções do estilista, baseada na alfaiataria, trazem exatamente este espírito Art Déco. A maioria de suas modelagens são limpas e clássicas, e a riqueza da coleção fica por conta dos detalhes de aplicações nos tecidos e do mix de materiais, como lãs, veludos e jacquards.

COLEÇÃO FEMININA

Esta é a segunda temporada que o estilista apresenta sua linha feminina. “As meninas já compravam minhas roupas masculinas, então decidi investir na modelagem e criar algo específico para elas”, explica. E este trabalho para o público feminino também fez com que o estilista se sentisse mais permissivo. “As mulheres passaram a influenciar minha coleção masculina e com isso passei a criar peças mais elaboradas e trabalhosas também para os homens”, diz Mário Queiroz. 

  
Destaque para o casaco em jacquard floral, que remete à tapeçaria, com saia plissada. O casaco tem um zíper que permite que você retire a saia e transforme-o em um colete.

A loja de Mário Queiroz fica na Alameda Franca, 1.166 – Jardins, em São Paulo.

Nenhum comentário: