quarta-feira, 12 de outubro de 2011

[Salvador] Mama Bahia

Por Rodrigo Ávila, um Turista Amador.

Já falei aqui inúmeras vezes sobre pagar de juvenil enquanto turista e das artimanhas e segredos para se dar bem sem entrar no circuitão-engana-turista, mas de vez em quando, na pressa e no esquecimento, a gente acaba caindo na lábia. Não que o circuitão não tenha seus encantos, o leitor mais ansioso (ele sempre está por aqui) já estava suspirando com as mãos entre os cabelos, dizendo que eu quero acabar com os circuitos turísticos, mas é que as vezes ele é tratado como o melhor que um lugar pode oferecer e nem sempre é isso que se comprova.
 
Repete comigo: PEI-XA-DA, agora baba.

Chegamos ao Pelourinho em um Kombão que a família havia alugado - com muita insistência junto ao meu pai, ele queria um Dobló, mas nós recusamos, queríamos Kombi - e logo encontramos um feliz estacionador de carros. Ele arrumou uma vaga para a van Little Miss Sunshine e se prontificou a nos levar para comer em um lugar ótimo! Estávamos famintos e, como Laís e eu não havíamos almoçado por lá, não sabíamos onde era melhor. Então, resolvemos seguir o conselho.

Fomos levados ao Mama Bahia, um restaurante com ar de pega-turista-gringo que meu irmão desaprovou de cara! Disse ele que era melhor termos ido a um lugar mais simples, pois íamos comer comida padrão-turista-bobo (gostando-de-falar-assim-hoje, problem?) e pagar caro. Pagamos pra ver! Afinal, o atendimento estava sendo lindo demais, com as baianas nos tratando a pão de ló.
 
Ó o tamanho do camarão! Ôxe!!!

E foi na onda do pão de ló, sem demora e com pratos muito bem servidos - apesar de com preços não tão baratos - que fomos na toada de uma peixada deliciosa, camarões enormes e outras delícias esplendorosas. Tudo bem, dizem que o melhor tempero é a fome, mas segundo minha mãe aquela foi uma das peixadas mais gostosas que ela já experimentou.

O lugar é simples, como no Pelourinho tem que ser, mas ao mesmo tempo requintado e agradável. Sinceramente? Nota 10! Pode ir sem guia!

Onde fica o Mama Bahia?
Rua Portas do Carmo, 21 - Pelourinho
Tel: (61) 3322.4397

Nenhum comentário: