quinta-feira, 8 de setembro de 2011

[Salvador] Ercolano

Por Rodrigo Ávila, um Turista Amador.
 
Na semana do Restaurant Week, que já se encerrou em Belo Horizonte, estivemos desfilando por Salvador e por lá também estava tendo o evento que deixa os restaurantes mais afamados da cidade a preços acessíveis. Ótimo! É pra lá que o Turista precisava ir!

Entramos online em nossos smartphones, em precaríssimas conexões 3G ou Edge. É importante salientar que as conexões da Bahia são as piores que já experimentamos e conseguimos, com algum custo, acessar a página do Week para escolher o restaurante baiano que seria agraciado com nossa visita. Aqui peço licença ao Exmo leitor(a) para que eu faça uma observação plausível que deveria ser levada, na mala, ou no nariz, para todas as suas próximas viagens. Você é o turista, precisa ser polido e respeitador da cultura e da sociedade que visita, mas o contrário também é verossímil, sobretudo em se tratando de restaurantes! Deveria, repito, deveria, pois nem sempre é assim, ser para eles uma honra incomensurável a visita que fazemos a eles.

Enfim, tratado esse assunto sobre turismo, volto à procura de restaurantes. Na ocasião ligamos para uns cinco e a maioria não tinha mais lugar, pois estava tudo reservado. Nos restou assim o Ercolano, que não reserva mesas – o que alguém poderia entender como bênção, eu entendo como maldição, pois preferiria não ter como acessar os locais por estarem lotados, do que não poder marcar minha digníssima mesa. Outro detalhe foram os atendimentos: "Alô. Oi! Gostaria de uma mesa para seis pessoas. Olha tá cheio. Mas tem como reservar? Não tem não. Obrigado. Alô. Oi! Gostaria de uma mesa para 6 pessoas. Não faz reserva não. E a casa fica cheia? Costuma lotar? Olha, não tem como eu saber isso não! (!?!?!?!?!?!?!?!)", ou seja, a falta de tato foi sentida logo de início. Isso em TODOS os restaurantes que ligamos. Sentimos má vontade em atender bem.
 
 
Entrada: Tartar de salmão 

Ok, chegamos lá e o restaurante bem decorado ao estilo paulista, estava lotado! Uma fila enorme de espera que gerou conflitos familiares entre os que queriam ficar e os que queria vazar. O patriarca da família fez uma observação - uma hora depois de espera - que se estivéssemos em casa estaríamos à toa e que a ansiedade é que estava nos consumindo, que ficássemos ali conversando até que a mesa saísse e se não saísse iríamos ao MC Donald's e jantaríamos felizes. 
 
 Prato principal

Mais 40 minutos de espera com muita ansiedade, assistindo a uma mesa para oito pessoas com um mísero casal (cabe ao restaurante tentar alocar os clientes para atender a todos) e pronto, conseguimos uma mesa! Na mesa? Mais 20 minutos de espera sem um mísero levar de cardápios. Quando os cardápios chegaram, pedidos feitos e em, sei lá, 15 minutos todos estavam comendo a entrada. Todos os pratos foram servidos com uma rapidez enorme, o que tranquilizou pela espera anterior.

Sobremesa: banana aberta com sorvete e chocolate!
 
Fica como impressão? A comida do Restaurante Week "beaguense" estava mais sofisticada e mais saborosa, ninguém viu algo surpreendente na entrada e no prato principal, com louvores para a sobremesa que estava divina. O atendimento também foi muito aquém do que viemos relatando até então. Não teve nada de ruim, entende? Mas sei lá, estávamos em um dos restaurantes mais finos de Salvador, eu esperava mais do atendimento. A hostess foi impecável, justificando, inclusive, mesas que eram passadas em nossa frente por serem menores. Por fim, a comida estava boa, mas eu não pagaria o preço normal de cardápio, valeu pelo Restaurante Week, quem sabe da próxima vez seja melhor?

Onde fica o Ercolano:

Rua Alexandre Herculano, 29 - Pituba
Tel: 61-30124260 / 61-30151650
www.ercolano.com.br


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