segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Entrevista: Julia Valle

Entre os dias 9 e 25 de setembro rolou, no Pátio Savassi, a 5ª edição do Projeto Estilista Residente. A idéia do mall é apresentar para os mineiros alguns estilistas relevantes no cenário nacional, que ajudam a escrever a história da moda brasileira. Uma iniciativa super interessante, já que desmistifica a moda e contribui com a democratização deste sistema. 
A estilista Julia Valle

Aproveitamos a exposição para conversar com Julia Valle e conhecer um pouquinho mais do seu trabalho. Para quem não sabe, Julia é mineira, de Belo Horizonte, e tem 28 anos. Ela é formada em Comunicação Social pela UFMG e estudou Moda na Designskolen Kolding, na Dinamarca.

Confira a entrevista completa, exclusiva para o fashionistando:

1. Como você descobriu sua vocação para trabalhar com moda?

Sempre gostei muito das áreas ligadas a estética e acabei estudando comunicação social. Meu primeiro trabalho foi como designer para moda, na Alphorria. Já gostava bastante da idéia de desenhar e construir roupas, por isso estudei modelagem, corte e costura, e fazia algumas coisas para mim. Fiquei algum tempo ainda entre o design gráfico e design de estilo, porém foi nas roupas que descobri um fluxo criativo muito mais intenso e agradável. Aos poucos fui dedicando mais a uma área que a outra, mas no fim acho que elas sempre tem pontos de encontro.
 .
Rio Moda Hype - Verão 2011
.
2. Quando você começou a desfilar no Rio Moda Hype | Fashion Rio?

O primeiro desfile foi desenhando as roupas da PURE, em julho de 2008. Na estação seguinte, em janeiro de 2009, desfilei pela primeira vez como Julia Valle. Todos os desfiles foram dentro do prêmio Rio Moda Hype.

3. Como funciona seu processo criativo?

É muito instintivo, mas não tenho grandes 'inspirações'. Gosto de estudar assuntos diversos e, a partir deles, ir visualizando novas formas, novos processos e novas direções. É muito introspectivo também e, talvez, um pouco disso seja percebido nas roupas. Não espero muito o que irá acontecer no final, muitas vezes os resultados são grandes surpresas, tanto boas quanto ruins. E isso é muito interessante e acaba gerando uma vontade constante de produzir mais.

 4. O que você mais gosta de criar?

Roupas! (rs) Gosto de criar peças muito femininas, saias, vestidos, blusas em drapês e acessórios também. É difícil apontar uma coisa só. Acho que gosto mais de processos que de objetos finais em si. Talvez trocasse o "o que" por "como" na pergunta. Gosto de criar sem limites e sem expectativas.

5. Quais dicas você dá para quem quer trabalhar com moda?

Vai muito além do estilo. O mercado é super saturado, mas carece de profissionais completos e que compreendem a moda como um campo de conhecimento e não de superficialidades.
 .
 .
6. Como foi pra você conseguir este destaque, isto é, sair de BH e apresentar sua coleção em um dos maiores eventos de moda do Brasil?

Acho que tive muita sorte e muitas oportunidades maravilhosas neste breve percurso até agora. A possibilidade de apresentar a primeira coleção e a confiança no trabalho para continuar por mais algumas estações no Moda Hype foi com certeza determinante no reconhecimento que já consegui. Conheci pessoas que admiro muito e consegui fôlego para ver meu trabalho de outra forma, mais madura e profissional. 

7. Existe algum estilista que inspira você? Quem é e por quê?

Alguns estilistas me tocam, fazem sentir algo além da simples admiração pelo que produzem. Mudam meu humor e a maneira que eu levo o resto do meu dia. São eles: Rei Kawakubo, Martin Margiela, Yohji Yamamoto, o pessoal da Bless.

Conheça mais sobre o trabalho de Julia Valle aqui.

Nenhum comentário: