segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Concurso LYCRA® Future Designers

O Brasil é um país que esbanja criatividade. De norte a sul, do Oiapoque ao Chuí (ou melhor: de Caburaí ao Chuí), existem muitos criadores de moda, ávidos para mostrarem seu trabalho. Mas, infelizmente, existem poucas iniciativas que revelam estes talentos. Em BH, o Minas Shopping promove, há mais de 10 anos, o “Minas Lança Novos Criadores”. E em São Paulo, a “Casa dos Criadores” é referência para designers de todo o país e já projetou nomes como Ronaldo Fraga, André Lima e Mário Queiroz.

Por entender esta carência do mercado, a LYCRA® lançou, em 2009, o Concurso LYCRA® Future Designers. A iniciativa busca revelar novos talentos da moda brasileira e, nesta terceira edição, bateu recorde de público: mais de mil inscrições.

Em agosto aconteceu a semifinal do concurso, com apresentação de 90 looks que foram avaliados por uma banca formada por profissionais da cadeia têxtil e jornalistas especializados. Durante o evento foram escolhidos 18 finalistas, sendo seis classificados para cada uma das categorias: lingerie, moda praia e jeanswear.
.
Croqui de Adyele Morais
..
Uma das escolhidas para a final do evento é a estilista Adryele Morais, na categoria moda praia. Ela nasceu em Fortaleza e é estudante de moda na Faculdade Católica do Ceará. Para desenvolver sua peça, a designer teve como inspiração a body art e a caravela-portuguesa, muito parecida com uma água viva. “Este é um animal bem perigoso, porém muito bonito. Ele possui tons azulados e detalhes rosados. Seus tentáculos, que acompanham as ondulações do mar, foram o ponto-chave do meu processo criativo”, explica a estilista.
.
Criação de Adyele Morais
 .
As peças de Adryele Morais contaram com rolutês, formando curvas que valorizam o corpo e, para complementar, ela usou franzidos e efeitos 3D. Para a designer, iniciativas como esta são essenciais. “Além de lançar novos nomes ao mercado, esta também é uma forma dos próprios estudantes participantes buscarem técnicas novas e ousadas, desde os desenhos até a modelagem”, declara Adryele Morais.
.
Croqui de Éber Custódio
.
Outro finalista do concurso, na categoria jeanswear, é o estilista Éber Custódio, natural de Araras, interior de São Paulo. Estudante de Desenho de Moda, na Faculdade Santa Marcelina, Éber explica que um dos maiores desafios no concurso foi usar o jeans de uma maneira inusitada. “Gostaria que no final as pessoas olhassem para roupa e achassem que ela fosse feita com qualquer outro tecido, exceto com o jeans. Para conseguir este efeito, precisei trabalhar a roupa em moulage”, diz.
.
Criação de Éber Custódio
.
Agora, todos os 18 finalistas do evento estão produzindo novos looks para a final. Cada um recebeu um kit com 20 metros de tecido com fio LYCRA® e o desafio de criar cinco produções, em sintonia com a inspiração inicial. As peças serão apresentadas no dia 25 de outubro, em São Paulo, durante o desfile final. Os três primeiros colocados, um em cada categoria, ganharão uma viagem à Paris, para visitar a Prémiere Vision.

Nenhum comentário: