terça-feira, 2 de agosto de 2011

[BH] Le Bistrô

Comemoração do meu aniversário. Comemoração é uma palavra forte, não foi isso, era só um jantar especial no dia em que eu fazia mais um ano de vida, no dia em que me preparava para um novo ano, meu ano novo particular. Como presente ganhei de uma amiga o direito de ir com ela jantar em qualquer restaurante de Belo Horizonte, seria um jantar especial à minha escolha.

Confesso que a missão era complexa e que eu não queria queimar um presente tão especial em qualquer lugarzinho chique com ares paulistanos e comida padronizada, era preciso algo com glamour e um sabor que pudesse ser guardado na lembrança. Consultei um amigo que é expert em lugares de Belo Horizonte - não só por freqüentar todos da cidade, mas por ser um chefe de cozinha exímio e bastante exigente – e o lugar recomendando foi o Le Bistrô.
.
Lá fomos nós para o restaurante considerado pela Veja como um dos franceses mais deliciosos da capital Mineira. Chegando ao local, que é simples como um restaurantezinho de interior - um verdadeiro bistrô, esperamos alguns minutos na porta. Tentamos abrir por nós mesmo e nada, mas ok, dá um arzinho ainda mais íntimo ao jantar especial. Confesso que na minha cabeça martelava a vontade de ter ido ao meu favorito: o Hermengarda.

Uma moça veio e abriu a porta, falei que tinha uma reserva e ela sem se virar disse que eu poderia escolher qualquer mesa por estar vazio. Ok, escolhemos no ambiente externo e logo minha amiga quis olhar as fotografias que enfeitam o lugar. A decoração traz mesmo a gente para algum café gostoso de Paris (segundo minha amiga), já que eu nunca fui a Paris. E é mesmo aconchegante. Nas fotografias uma me chamou especialmente atenção, era Paul Sartre com Simone de Beauvoir, pronto, podia eu já tomar um bom vinho!!!

Estranhei o fato de ter somente a moça que atendeu a porta como funcionária e de fato ela era: garçonete, caixa, sommelier, enfim, multifunção. Ok, não muda nada e até achei ela um pouco impaciente no início, coisa que mudou com o tempo, pois ao final ela já estava nossa amiga. Fomos muito bem tratados no restaurante, mas ficou a dúvida, é sempre ela sozinha, ou os funcionários da noite deram o cano?
.
Profiteroles do Restaurante Le Bistro - Crédito
.
No cardápio existem três opções de “pacotes”. Um onde você escolhe livremente o quer de entrada, prato principal e sobremesa, além de acompanhar uma jarra de vinho, tudo em torno de 230 reais para o casal. Outra onde você tem algumas poucas escolhas de entrada, prato principal e sobremesa, 140 reais e por fim o último onde as escolhas se aprimoram e que custa em torno de 170 reais.

Escolhemos o primeiro “pacote” e pedimos o carpaccio de Salmão que veio acompanhado de torradas, limão, alcaparras e manteiga. Estava delicioso! Depois fomos para o prato principal, onde eu escolhi um peixe ao molho de camarões e minha acompanhante escolheu pato ao molho de laranja. Os pratos não tardaram a chegar e eu acabei ficando com o pato da minha amiga, pois ela achou muito “forte”. Eu achei ótimo, na verdade achei ok. Os dois. Tanto o peixe quanto o pato que vieram acompanhados de batatas e cenouras cozidas. Sinceramente não fui surpreendido em nada pelos molhos, estavam bons, ponto.
.
Mexilhões gratinados servidos no Le Bistro - Crédito
. 
Para sobremesa pedimos pêra com calda de chocolate e sorvete, além de sorvete com massa e calda de chocolate. Para acompanhar tomei um excelente Bordeaux. É importante ressaltar que ao contrário da tradição francesa, onde as comidas são servidas a conta gotas, no Le Bistrô os pratos são bem servidos, satisfazendo até a mais exigente fome.
.
Vale a pena, mas fiquei saudoso do Hermengada.
.
Le Bistrô
Página do local
Rua Montes Claros, 429
Belo Horizonte - MG, 30310-370
(31) 3281-3359

_______________________________________________________________________


Por Rodrigo Ávila, um Turista Amador.

Um comentário:

Thaisinha disse...

Como esses meus amigos são chiques..Fabiola e Diguinho, amei!
Beijos