domingo, 24 de maio de 2009

Você sabe o que é MODA?

Reprodução UOL
Modelo de Balenciaga de 1960



Moda: definições conceituais

A palavra Moda originou do latim Modus, que significa “modo”, “maneira”. É possível notar que a moda reflete exatamente isto: a maneira como o indivíduo vive e o modo como ele se relaciona com o mundo ao seu redor. Estudiosos observam que diversos são os aspectos responsáveis por construir o conceito do que podemos chamar de “sistema da moda”. Fatores sociológicos, psicológicos, antropológicos, econômicos e culturais influem diretamente na construção deste sistema e contribuem com sua consolidação. De tal modo, a importância da moda, para a sociedade como um todo, se enfatiza, visto que estes são aspectos responsáveis pela criação de identidades, sejam elas coletivas ou individuais. Assim, observamos que a moda é capaz de refletir os valores estéticos e culturais dos grupos e indivíduos das diferentes sociedades em que se insere. “A moda é uma indicação de identidade individual, grupal e sexual. Além disso, sua fluidez reflete as mudanças da matriz social” (MENDES e LA HAYE, 2003: IX).

É inadequado considerar a Moda como apenas um sistema ditador de tendências, meramente frívolo e efêmero. Porém, é necessário compreender sua importância histórica e contemporânea para os mais distintos setores da sociedade. Somente desta maneira é possível transformar o pensamento embasado em pré-conceitos a respeito da moda. Sendo assim, é valido destacar que ela alimenta paixões, estimula e impulsiona a economia mundial e está diretamente ligada ao cotidiano dos mais distintos indivíduos. Este sistema reflete as constantes transformações sociais que acontecem regularmente no mundo, sejam mudanças positivas e de crescimento ou que causam recessão, sejam momentos de paz e fartura, ou de guerra e escassez.

"A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Você pode enxergar a moda naquilo que escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star, nas passarelas do Brasil e do mundo, nas revistas e até mesmo no terno que veste um político [...]. Moda não é só estar na moda. Moda é muito mais do que roupa" (PALOMINO, 2003: 14).



Reprodução UOL
Audrey Hepburn usa modelo de Givenchy em cena do filme "Bonequinha de Luxo", de 1961

2 comentários:

Ana Paula Moreira disse...

OI amiga.. seu blog está ótimo como sempre! Gostei muito desse post sobre o que é moda. Cada um tem um jeito de enxergar a moda, e concordo que não é só roupa, é atitude, estilo, hábitos.
Ahh, to te seguindo viu?! rs
Saudades.
Bjos

Juliana Noronha disse...

adorei a materia!!!