quarta-feira, 27 de maio de 2009

YSL em exposição no Brasil



Em mais uma iniciativa pelo Ano da França no Brasil, a mostra “Yves Saint-Laurent – Viagens Extraordinárias” foi lançada na segunda-feira, dia 25 de maio, no Rio de Janeiro, e é a primeira exposição de moda do país dedicada a apenas um estilista. A partir desta terça-feira, dia 26, até 19 de julho, o evento está aberto ao público e tem entrada gratuita.
.
.
Realizada no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil)), a mostra exibe 50 figurinos completos de coleções inspiradas na África, Ásia, Espanha, Rússia e Índia, acompanhados por mais de 240 acessórios, como brincos, sapatos e turbantes. As peças têm datas de criação entre 1967 e 1999 e são muito frágeis. “Para cada um mês de exposição, os modelos têm que descansar durante um ano”, explica Dimitry Ovtchinnikoff, integrante do consulado francês.
.
.
O acervo está distribuído em três salas pintadas com cores fortes, que reforçam o tom étnico do evento. “Estão sendo apresentados 40 anos de criação de Yves Saint Laurent, por meio de sua visão dos países que mais lhe inspiraram”, lembra o produtor da mostra, Christophe Coffrant.
.
.
Com curadoria da “Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent”, a exposição traz, além das peças, croquis originais e dois vídeos com o estilista, uma entrevista e o registro de seu último desfile, realizado em 2008, no Centro Pompidou, em Paris.
.
.
Extraído do site UseFashion
Produzido pelo Núcleo de Pesquisa e Comunicação/UseFashion
Colaboração: Juliana Wecki
Fotos: Daniel Ramalho/Divulgação






Nenhum comentário: