quinta-feira, 9 de abril de 2009

A Moda que não sai da cabeça!

Passadores, Tic Tacs, Lenços, Tiaras ou Arcos. O acessório pouco importa, desde que não saia, literalmente, da sua cabeça. Neste inverno, a moda para as madeixas é essa, usar diferentes adornos que, além de serem funcionais, complementam qualquer look. Eles seguram os fios mais rebeldes, incrementam o visual e oferecem um ar gracioso e feminino para as mulheres. Independente da hora e da ocasião, um acessório nos cabelos definitivamente faz toda a diferença.





Coleção Inverno 2009 Mary Design

Rodrigo Cezário, stylist e consultor de imagem, considera os acessórios de cabelo algo muito mais valioso do que apenas uma infalível ferramenta para acabar com os bad hair days. Cezário defende que estes adereços são um trunfo para a produção e destaca que “com uma bela peça você pode arrematar qualquer look, do básico ao mais sofisticado”. O stylist ainda observa que, quanto mais diferente o acessório, mais personalidade e ousadia a mulher é capaz de transmitir. “Aprecio muito o uso de chapéus, turbantes e boinas”, revela Cezário.






Coleção Inverno 2009 Mary Design


A designer de acessórios Mary Figueiredo, proprietária da grife Mary Design, também considera que estes objetos incrementam e valorizam o visual, além de serem extremamente versáteis. Porém, ela lembra que ao escolher o acessório é preciso observar o seu estilo pessoal, a sua faixa etária e o formato do seu rosto, e não usar somente porque está em voga. “Os acessórios de cabelo coroam quem os usa. Mas, como tudo na moda, nem sempre ficam bem em todas as cabeças”, recomenda Mary.






Coleção Inverno 2009 Mimus

Para esta estação, a grife Mary Design apostou em arranjos com penas de Pavão e outras aves domésticas, que podem ser usados tanto de dia, como de noite. Estas peças possuem uma plumagem mais plana e baixa, daí a versatilidade. Porém, a designer não descarta as peças mais emplumadas, sóbrias e que levam apliques de strass. “Estas peças devem ser guardados para ocasiões mais sofisticadas”, sugere. Além das penas e plumas, a designer também explorou o uso de torçades de correntes tubulares, tranças de viés de tecido e laços delicados de metal. Como base, um arco muito fino e quase sempre negro, para que o detalhe em evidência seja o aplique. Os grampos trazem flores de veludo tingido, mini mandalas, flores em strass e outros motivos.




Coleção Inverno 2009 Mimus - Passadores


Mary ainda observa que o ideal é usar as peças separadamente. “Como sou bijuteira, também sou reparadeira e observo muitas mulheres usando junto: passadores laterais e prendedor de rabo, ou arco e prendedor de rabo. Considero o uso dessas peças, ao mesmo tempo, excessivo, pois muitas vezes elas se aliam ainda ao uso de brincos e colares, deixando o visual poluído”, adverte.


Estes acessórios podem ser usados em diferentes ocasiões. Variando de acordo com a matéria-prima, eles finalizam a produção, seja para ir a um churrasco ou a um casamento. Muitos profissionais, como cabeleireiros e produtores de moda, têm usado acessórios de cabelo para criar composições para momentos especiais. Segundo Roberta Martins, proprietária e cabeleireira do Salão Minas Hair, estes adornos não fazem distinção de idade. “Os arcos possuem uma variedade enorme de modelos, cores e tamanhos, cada mulher pode achar aquele que mais combina com ela”, diz a cabeleireira.


Muitos destes acessórios têm sido desenvolvidos com uma vasta gama de pedrarias e outros materiais inusitados que são capazes de enriquecer a peça e transformá-la em algo único e essencial. No entanto, esta variedade disponível no mercado faz com que algumas mulheres sintam-se perdidas e não saibam como usá-los. Desta forma, Roberta destaca que, na dúvida, nada melhor do que conversar com algum cabeleireiro ou consultor de moda. “O conselho de um bom profissional é sempre a melhor opção para não errar”, esclarece Roberta Martins.


Sendo assim, o stylist e designer de acessórios, Thiago Leão, dá algumas importantes dicas para as mulheres que querem aderir a nova moda. “Cabelos cacheados e volumosos ficam lindos com arranjos de flores, faixas e arcos, prendendo um pouco o volume na parte de cima e deixando solto e natural embaixo”. Já para as meninas de cabelo liso, a sugestão é fazer um um coque e aplicar o acessório. “As casquetes são lindas, acho um acessório moderno que possibilita a criação de um look retrô”, conclui.

O stylist Rodrigo Cezário destaca que o cuidado na hora da escolha do acessório é fundamental. “Para o dia use os acessórios de tecido, acrílico ou materiais naturais, estampados ou coloridos. Para a noite, o melhor é usar os arcos mais fininhos, discretos, de metal ou outro material mais sofisticado. Esta é a hora de abusar do brilho!”, explica. Rodrigo complementa que o ideal é ter várias opções, com formas, tamanhos e materiais distintos. “Faça seu acervo pessoal com peças únicas, para ocasiões diferentes”, finaliza e sugere. Não tenha medo de ser ousada e entre nesta moda!

Dicas de Estilo

1. Para usar a noite, prefira peças com leves brilhos, como passadores de strass, arcos com detalhes em vidrilhos ou lenços com fios dourados ou prateados.
2. Para o dia, os passadores, faixas ou arcos de tecido são a melhor opção. Muitas grifes têm produzido acessórios com feltro e detalhes em tecido de algodão, o resultado são peças lindas e ideais para o dia-a-dia, seja para ir a escola ou ao trabalho.

3. Tiaras coloridas, com laços, são ideais para jovens e adolescentes, já as faixas e tiaras em metal ficam ótimas para mulheres mais adultas.

4. Para mulheres de cabelos lisos e corte reto, o acessório ideal é a faixa de tecido. Se você escolher pentear o cabelo todo para trás e depois colocar a faixa (empurrando da testa até o cabelo), a conseqüência será um look romântico e retrô.

5. Já as meninas de franja podem variar com duas opções: colocar os arcos e as faixas logo atrás da franja e penteá-la toda para frente, ou escondê-la e prendê-la para trás, com o próprio acessório.

6. Para cabelos ondulados, uma boa alternativa é prendê-los pela metade, com passadores decorados. Escolha flores ou borboletas e fique linda e feminina!

7. Lembre-se sempre de conferir na frente do espelho se a cor do acessório está em harmonia com a cor da roupa. Além disso, não se esqueça que com os acessórios de cabelo “menos é mais”, isto é, eles não podem “brigar” com brincos ou colares. Escolha sempre brincos pequenos e outros acessórios discretos, assim não tem como errar!

8. Conclusão: não importa se são detalhes para adornar ou completamente funcionais, a verdade é que neste inverno os acessórios de cabelo são essenciais no guarda-roupa das mais antenadas!
.
Onde comprar:
.
* Portfólio – Matéria produzida para a Revista Estilo Minas

4 comentários:

Juliana Noronha disse...

euuu sou suspeita! adoro acessórios! minha mãe eh designe de bijusss hehe beijoss

Noelle disse...

Eu também sou suspeitíssima... rss Tenho uma linha de acessórios de tecidos exclusivos, e como sempre gostei de usar peças diferentes, adorei a matéria...

Ah, e aproveitando o encejo... visitem meu blog, www.noellepenha.blogspot.com

mimus disse...

Eii Boa noite!!!
Gostaria de saber informaçoes sobre essa revista. Sou da mimus e gostaria de ter um exmeplar dessa revista.
Aguardo retorno.
Att.
Ana Luiza

mimus disse...

Eiii Fabíola!!!!
agora que eu vi que é vc!!!
tava fuçando aqu na net, ahei seu blog!!tomei um susto!! hahah
a revista saiu??? ou essa é outra?
bjinhoss