quarta-feira, 29 de junho de 2011

Silêncio: O show de Fause Haten!

Crédito: Charles Naseh | Site Chic

O estilista Fause Haten considera seus desfiles verdadeiros shows. Ele explora toda a complexidade que envolve a moda e abusa das diferentes formas de se fazer arte. Lembro bem que em 2010, durante a 7ª edição do Minas Trend Preview, Fause colocou um palco na passarela e cantou, ao vivo, para as modelos desfilarem. Já na 30ª edição do SPFW, o estilista convidou dois bailarinos, que saiam de um piano de calda, para fazerem uma performance enquanto ele exibia suas apostas para a temporada de inverno. E, para apresentar sua coleção verão 2012, não poderia ser diferente.

 Crédito: Charles Naseh | Site Chic

Antes do desfile começar, visitamos o backstage da marca FH por Fause Haten e conversamos com o estilista. Ele contou um pouquinho sobre o desfile e sobre o tema do show. Confira o bate-papo:
 
Você saiu do NADA para o SILÊNCIO. Conte sobre esta idéia?
 
Tenho feito minhas coleções sem grandes preocupações com o tema, com tendências ou inspirações. Eu vou na forma, no tecido... e a partir daí fui pensando que queria trabalhar o branco, mas também queria explorar as cores. Queria o leve e o pesado. Queria estampas e também continuar trabalhando os cristais. Foi então que, quando fui pensar no show, comecei a escrever um texto e neste momento nasceu Clarisse, que é uma menina que dorme. Foi por causa dela que o desfile ganhou este nome. Na realidade, “silêncio” é apenas o nome da apresentação e não da coleção.

E o que é esse SILÊNCIO?
 
É alguma coisa do tipo: “silêncio, presta atenção aqui!”, “respira, calma, escuta aqui o que tenho para te falar”, algo assim. Então a trilha sonora é mais baixa e tranquila.
 
Os cristais foram muito trabalhados na sua coleção inverno 2011 e agora continuam no verão. Por quê?
 
Os cristais do inverno eram transparentes e agora, para o verão, eles são erizados. Eu gostei muito de trabalhar com este material e queria continuar explorando isso. No inverno usei muito o cristal no preto, no pesado. Já no verão eu queria muito a contraposição no leve. Gostei muito do resultado dele nas rendas. O interessante é que o cristal cobre, turva a transparência, e ai ele abre e aparece a renda embaixo.

 Backstage

E os sapatos do desfile?
 
O sapato é muito pesado e a roupa muito leve, eles são a contraposição do leve com o pesado.
 
Desfile e Beleza

Para apresentar sua coleção verão 2012, as modelos entraram com vendas nos olhos, como se estivessem prontas para dormir. O mais interessante é que cinco homens, entre eles o próprio Fause, ajudavam as meninas a caminhar pela passarela. A beleza, assinada pelo beauty artist Ricardo dos Anjos, também trazia esse mesmo conceito. “Uma beleza de quem estava dormindo, acordou linda e saiu”, disse Ricardo. O cabelo trouxe um pouquinho de textura, meio liso e meio frizz. Já a make contou com blush rosa e um batom rosinha, mas sem textura de batom, apenas a cor.

 Muitos cristais...
... e rendas! 


Um comentário:

Emma disse...

só não gostei das modelos com olhos tampados,achei exagerado