quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga


Ronaldo Fraga sempre surpreende. A cada coleção uma história diferente, parcerias inusitadas e criações mirabolantes. E em 2008 não foi diferente. O convite já dizia que o desfile seria especial: um desenho de peixe enrolado em um jornal. Era junho e eu estava pela segunda vez no SPFW. Teria o privilégio de assistir mais um desfile do Ronaldo. 

A passarela estava cheia de bacias, daquelas que as mulheres do interior usam para lavar roupa, sabe? E em meio a este cenário surgiam as modelos, vestidas com peças totalmente inspiradas no Velho Chico, o Rio São Francisco. A coleção foi fruto de uma intensa pesquisa, às margens do Rio, que incentivou Ronaldo a trazer para a moda um pouco da alma deste grande Chico, rico em cultura, riquezas, histórias. 


Mais de dois anos se passaram e a coleção continua viva na memória dos fashionistas e mais ainda nas lembranças de Ronaldo. E foi por isso que ela virou uma atraente exposição plástica: “Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga – Cultura Popular, História e Moda”. A mostra, que fica em cartaz entre os dias 20 de outubro e 28 de novembro, traz a tona uma antiga discussão, jamais deixada de ser debatida por especialistas e pela população que entende sua importância: a preservação do Rio São Francisco.

A exposição tem caráter cultural-educativo e é dividida em dez ambientes interligados por um percurso que remete ao interior do vapor Benjamin Guimarães, construído em 1913, tombado como patrimônio e único do modelo em funcionamento no mundo. 


Um vídeo, gravado por Ronaldo Fraga às margens do rio São Francisco, em Pirapora (MG), abre e explica a exposição. Além disso, também fazem parte da mostra às seguintes performances e intervenções:

- O ambiente “Cidades Alagadas” apresenta um vídeo documentário sobre as cidades alagadas para a construção de hidrelétricas, gravado e dirigido pelo ator Wagner Moura, nascido em Salvador, mas criado na pequena cidade de Rodelas (Bahia), inundada quando o ator ainda era criança.

- No espaço “Lendas do rio” vestidos musicais ecoam a voz de Maria Bethânia declamando o poema “Águas e Mágoas do Rio São Francisco”, da obra Discurso de Primavera e Algumas Sombras, de Carlos Drummond de Andrade, escrito em 1977.

- A coleção apresentada por Ronaldo Fraga no São Paulo Fashion Week, em 2008, também compõe a mostra, acrescentada de peças exclusivas. Neste ambiente, a memória das bordadeiras, ofício muito presente nas cidades ribeirinhas, recebe homenagem por meio de grande parede simulando os bastidores de bordados.

- Na sala “Nascente” uma lousa com traços iniciados por Ronaldo Fraga convidará o visitante a desenhar suas impressões, emoções e sentimentos sobre o São Francisco, a partir do olhar apresentado pelo do estilista na mostra.

- O percurso se encerra com um ambiente dedicado às crianças, intitulado “Pescaria do Saber”, onde os pequeninos poderão conhecer sobre os peixes do Velho Chico.


A exposição “Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga” percorrerá, a partir de 2011, outras cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Maceió, Aracaju, Juazeiro, Petrolina, Brasília, Pirapora e Januária.  Ao final, será lançado um livro sobre a mostra.  


“Na exposição, a coleção não é o tema central, e sim mais um elemento fruto do legado do rio, que conta a sua história”, declara Ronaldo Fraga.


Serviço:
“Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga: cultura popular, moda e história”
De 20 de outubro a 28 de novembro. Entrada gratuita.
Horário: terça a sábado – 9h30 às 21h
Domingo – 16h às 21h
Local: Galeria Alberto da Veiga Guignard | Palácio das Artes
Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro - Belo Horizonte

Crédito das fotos: Agência Fotosite

Um comentário:

Algo Mais Intima disse...

Acesse: www.algomaisintima.com.br e conheça a mais nova loja virtual de lingerie e moda praia.