sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Kátia Barros: uma história inspiradora!

Estamos com vários posts atrasados. Isso é resultado da correria do dia-a-dia. Muito trabalho, graças a Deus. Aos poucos a gente vai tentando colocar tudo em dia, e falar sobre as coisas mais bacanas dos últimos eventos que participamos. Para começar, nada melhor do que falar sobre a história da FARM. No dia 3 de setembro rolou em BH o seminário “Moda, que negócio é esse?”, organizado pelo Sebrae MG. O seminário fez parte da programação da Feira do Empreendedor e contou com dois módulos: um mediado por Ronaldo Fraga, com a presença de Kátia Barros, proprietária da FARM, e do estilista Gustavo Lins, e outro apresentado por Glorinha Kalil (não assisti este módulo).
.
A primeira parte do seminário foi fenomenal. Primeiro a Kátia começou a falar sobre a história da FARM, que para chegar ao sucesso absoluto que é hoje passou por altos e baixos, com muitos baixos. Kátia já foi vendedora, já representou uma franquia de São Paulo – que quase a levou a falência – e já teve uma barraca na Babilônia Feira Hype, do Rio de Janeiro. Essa última foi responsável pelo começo do seu sucesso como empreendedora e estilista. Em um espaço de 4x4m2 e um investimento inicial de R$1.200,00 ela montou o império que possui hoje: 35 lojas espalhadas em todo o Brasil.

Foram necessários dois anos na Babilônia Feira Hype para que ela abrisse sua primeira loja. Com uma identidade visual fortíssima, a FARM cresceu. As estampas exclusivas sempre foram o diferencial da marca, que desde o começo desenvolveu peças inspiradas no lifestyle carioca: roupas despojadas, que lembram férias e um fim de semana alegre. De lá pra cá, o crescimento foi ligeiro.

Em 2002 a grife inaugurou a loja de Búzios – reduto dos mineiros, foi lá que as meninas de BH conheceram a marca –, que foi fruto do erro de uma funcionária, que comprou tecido demais para uma produção. Ansiosa para saber como iria vender todas aquelas peças, e correndo o risco de falir, Kátia correu para Búzios e conseguiu vender tudo no verão. O erro que deu certo! A loja está lá até hoje...


Logo depois veio a primeira loja fora do Rio de Janeiro. Sabe em qual cidade? Em Belo Horizonte, no Pátio Savassi! Lembro da febre que foi a inauguração entre as mineiras. A loja, que ainda era super pequena, vivia lotada. As meninas faziam filas para comprar as peças lindas da FARM. Onde você ia, você só via flores da grife! Foi impressionante! Hoje a loja já até mudou de andar e tamanho, veja aqui.

.
Esse era só o começo do crescimento. Logo depois veio a loja do Iguatemi, que alcançou o titulo de maior venda por metro quadrado no shopping! Depois Brasília, Salvador, Porto Alegre e por ai vai. São 12 anos de mercado e esse monte de lojas. Hoje a grife tem a Fábula, linha infantil cheia de mimos, a linha casa e algumas parcerias com grandes empresas, como a Havaianas e Converse. No mailing eles têm mais de 160.300 clientes cadastradas e o blog recebe uma média de 15 mil visitas ao dia. Quanta gente!

Este universo lúdico em torno de tudo que eles fazem faz toda a diferença, né? Para o verão 2011 eles criaram um país! Ximbuktu é o nome dele! Entre aqui e confira. Esse constante investimento em comunicação, arquitetura e lojas conceito, em cidades praianas, como Maresias, além de sua forte identidade fazem da FARM uma das grifes preferidas entre as brasileiras. 
.

No próximo post vamos falar sobre o mestre Gustavo Lins. ;)

Crédito da foto da Kátia: Érika Palomino

3 comentários:

Monique Queiroz disse...

Muito bom!! A palestra da Katia foi a melhoooor!!
adorei o post
bjos

patricia paiva disse...

trabalhei com a katia barros e ela e um maximo como patroa e tem tudo para se dar bem na vida adoroooooooooooooooo !!!!!!!!!!!!!a farm bjs

flavia disse...

cada vez mais as coleção da farm fica mais interessante voces estão de parabens acompanho tudo se pude se voltar atras não sairia dessa empresa maravilhosa adoro katia e marcelo bastos bjssssssssssss