domingo, 21 de novembro de 2010

Uma festa (literalmente) de ouro


Esta semana Belo Horizonte recebeu a 5ª edição do AuDITIONS Brasil, o maior concurso de design de jóias do mundo. Promovido pela mineradora AngloGold Ashanti, o evento apresentou muito mais do que peças extremamente elaboradas e exuberantes, mas promoveu a arte, a cultura e, principalmente, a sincronicidade. Tema do concurso, o sincronismo presente na contemporaneidade foi revelado em performances artísticas, por meio da dança, da música e da moda.
.
Peça Etérea - Júnea Fontenelle e Suka Braga

Durante a noite de ouro, o AuDITIONS apresentou, pela primeira vez, as 24 peças finalistas desta edição e revelou os vencedores de cada categoria. Sob a direção artística do renomado produtor Gringo Cardia, o evento também contou com a presença dos atores globais Fernanda Lima, Rodrigo Hilbert, Camila Morgado e Reynaldo Gianecchini.
.
Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert: apresentadores da noite!

Mas, o destaque da noite ficou por conta de Luiza Brunet, convidada para ser a Golden Girl 2010. Em um inspirador vestido vermelho, desenvolvido pelo inconfundível Samuel Cirnansck, Luiza anunciou que a dupla Heloísa Azevedo e Leandro Portela, ambos de Minas Gerais, era a grande vencedora do concurso. Com a peça mística, que faz menção a um suntuoso manto religioso, a dupla ganhou um prêmio de 30 mil reais em barras de ouro.
.
Peça Mística, ganhadora do concurso, desenvolvida por Heloísa Azevedo e  Leandro Portela

 Luiza Brunet com vestido assinado por Samuel Cirnansck

Apesar de todo o glamour que envolveu o evento, uma das ações que mais fascinou e surpreendeu os convidados foram as fotos do catálogo desta edição. Realizadas no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Januária, noroeste de Minas Gerais, e na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, as imagens retratam com fidelidade o tema proposto: “Sincronicidade: valores humanos através dos tempos”. Feitas por Jacques Dequeker, as fotos demonstram a busca por valores humanos e o respeito à diversidade. Para isso, as pinturas rupestres aparecem ao lado das linhas arquitetônicas de Niemeyer e servem como pano de fundo para imagens impactantes, como as que Luiza Brunet aparece coberta de barro, em meio às rochas do Parque.
.

Peça Cardume, desolvida por Thayane Carvalho, ganhadora na categoria Revelação

Luiza Brunet, fotos impactantes!

Sobre o Concurso

O AuDITIONS Brasil 2010 recebeu inscrições de designes e estudantes de 19 estados diferentes. Uma comissão julgadora, compostas por 11 especialistas, como a jornalista Lilian Pacce, o estilista Jum Nakao e Paola de Luca, diretora do TJF Group, empresa de consultoria de tendências do setor joalheiro, escolheu as duas jóias mais criativas, uma da categoria “Designer”, destinada a todos os profissionais do setor, e a outra da categoria “Revelação”, para  estudantes de design.
.
O diferencial desta 5ª edição foi que os participantes abusaram da liberdade para criar e recriar, utilizando não apenas o ouro, mas mesclando a matéria-prima principal do concurso com materiais inusitados, como acrílico, LED e placas eletrônicas de computador.

Crédito das fotos: Jacques Dequeker e Agência News

Nenhum comentário: