segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Design de Moda da FUMEC apresenta novos talentos ao mercado


Na próxima quarta-feira, 02 de dezembro, acontece a 10ª edição do FUMEC FORMA MODA. Na ocasião, a graduação em Design de Moda da Universidade FUMEC apresenta os trabalhos de conclusão de curso de 34 alunos. A partir das 19h, no Mercado Distrital do Cruzeiro, os convidados poderão conferir 24 desfiles, além de 10 projetos em formato de exposição.

“O designer lida o tempo todo com a apresentação do seu trabalho ao público. Esta é uma oportunidade de aprendizado final, antes de sair da escola, mas é também uma oportunidade de mercado. Vários alunos são contratados ainda na sala de desfile”, destaca a coordenadora do curso, professora Gabriela Torres.

A aluna Natasha Sarkis, depois de apresentar sua coleção para banca interna no dia 26 de novembro, recebeu proposta de duas das maiores marcas pesquisadoras de modelagem no Brasil, sediadas no Rio de Janeiro. A designer desenvolveu a coleção Colméia, que trabalha estampas e modelagem experimental sobre o moletom.
.
Durante o evento, os jovens designers serão avaliados por banca examinadora composta por professores, pequenos, médios e grandes confeccionistas, industriais têxteis e profissionais de áreas afins, como gerentes de produto, produtores e jornalistas de moda. Todos preencherão fichas de avaliação que serão mostradas aos alunos, para que tenham uma noção da receptividade do mercado aos trabalhos.
.
O tema da coleção ou do projeto é proposto e desenvolvido pelos alunos no penúltimo período do curso, sob a orientação dos professores. No último período eles elaboram as peças e os trabalhos, com o suporte dos laboratórios da Universidade. Cada aluno cria, no mínimo, 10 looks.


A formatura da décima turma evidencia o amadurecimento do curso. Patrícia Silva inspirou-se na boneca Blythe, lançada em 1972 e fracasso de mercado por sua desproporção, hoje um sucesso exatamente por esse motivo. A coleção é marcada por tecidos 100% algodão, tons pastéis, alegria e leveza de tempos de criança.

Já Larissa Barbosa apresenta desfile de alfaiataria de smokings femininos em tecidos off white e competente modelagem em amarrações e linhos que se misturam a gazares e algodões finíssimos e botões exclusivos. Maíra Sette e João Paulo Durão fazem pesquisa de modelagem escultural, usando materiais têxteis surpreendentes como as cavalinhas e entretelas. João homenageia o origami, construindo seu trabalho com fundos brancos, e Maíra aborda memórias e roupas, apresentando a coleção com trilha sonora ao vivo, pura emoção.



Nara Goulart, com alegria, graça de cores vivas e ludicidade, conta a lenda amazônica da Boiúna, parte de seu imaginário infantil. Quando o pai chegava do trabalho ao cair da tarde, no Pará, convidava os filhos a irem pra beira do rio ver a prata: o incandescente pôr-do-sol, enquanto contava histórias. O desfile será dividido em três blocos, com oito coleções cada.
.
A organização do evento conta com o apoio de estudantes de vários períodos, que atuam como produtores, no cerimonial, recepção e organização de público. A maquiagem e o cabelo dos modelos ficará a cargo de profissionais parceiros, além de ex-alunos. A área central do mercado recebe os trabalhos dos 10 formandos que optaram pela apresentação em formato de exposição.
Joana Maria Chaves apresenta editorial inspirado em uma música feita para Anne Frank, com cromos sobrepostos, figurando fotos antigas e tipografia de época, com composição cênica e looks primorosos. Já o tema de Camila Grandinetti, o Sagrado e o Profano, será retratado em ensaio fotográfico de santos e santas católicas, vestidos com coleção contemporânea.
.
10ª EDIÇÃO FUMEC FORMA MODA
Trabalhos finais de graduação do curso de Design de Moda
Universidade FUMEC
Data: 02 de dezembro de 2009
Horário: a partir das 19h
Local: Mercado Distrital do Cruzeiro (Rua Ouro Fino, 452)
.
Sobre as fotos
Imagens de trabalhos apresentados pela 9ª turma de Design de Moda da Universidade Fumec
.
Em ordem: Thays Temponi, Alex D´Paula, Camila Marcenes e Taira Dutra
.
Divulgação: Universidade FUMEC - Setor de Comunicação e Marketing

2 comentários:

jewelry making disse...

The designs are really gorgeous. I love all of them.

Anônimo disse...

All a pleasant day. Who is a fan of Barcelona?