quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mais que moda



Você não precisa ser um especialista em história da moda para saber que este é um sistema totalmente efêmero. Basta acompanhar a mídia, ou até mesmo as vitrines das lojas, para concluir que a moda é algo em constante mudança. No entanto, algumas marcas têm decidido investir em algo que vai além das novidades passageiras da temporada e de toda esta frivolidade. Muitas empresas estão entendendo que é necessário ter uma causa, algo que ofereça a sociedade alguma coisa que seja menos temporária que as tendências. E, com isso, também estão instigando a população a participarem de iniciativas que ajudam e apóiam o nosso próximo e o meio ambiente em que vivemos.








Prova disso é a coleção apresentada pelo OESTUDIO na última edição do São Paulo Fashion Week. Totalmente inspirada na doação de sangue e batizada de EU TE HEMO, a marca estimulou a consciência criativa sobre esta doação. Tudo começou quando o coletivo de criação foi procurado, em fevereiro deste ano, pelo Centro Hematológico do Rio de Janeiro, Hemorio, para ajudarem nesta causa. A partir daí, o projeto extrapolou e chegou às passarelas da semana de moda mais importante da América Latina.




A grife levou o público a uma viagem pelo universo do sangue. A coleção abordou aspectos lúdicos e científicos que permeiam este assunto e destacou a importância da doação de sangue. Desta forma, a intenção do OESTUDIO é fazer com que as pessoas entendam que seu sangue pode ser fértil, isto é, pode ajudar outras vidas.

Para Anne Gaul, estilista da grife, a proposta do desfile é comunicar a população sobre a relevância do ato de doar. “No Brasil não temos a cultura da doação consolidada. Foi por meio da moda que nos aventuramos em comunicar esta mensagem. O doar sangue transborda o ato físico. Entendemos que doar é dar sem ter nada em troca, é passar adiante mistérios, culturas e, acima de tudo, despertar uma relação mais afetuosa na sociedade”, destaca a estilista. O coletivo OESTUDIO define a coleção desta forma: “EU TE HEMO apaga de nosso vocabulário as palavras “meu” e “seu” e nos liberta para o “nosso”. Não há arte sem voluntariedade”.

Assim como essa iniciativa, a Poko Pano, grife de moda praia, também fechou uma importante parceria com a Ong WWF-Brasil, organização que dedica-se exclusivamente à conservação da natureza. Atenta a situação atual de destruição e falta de atenção do ser humano com o meio ambiente, a estilista Paola Robba, responsável pela marca, decidiu apoiar esta respeitada Ong, que é uma das maiores do Brasil. “Todos os anos procuramos nos relacionar com alguma organização séria, que atue com ações de conservação ao meio-ambiente, trabalhos sociais, sustentabilidade ou outras atividades. Somos uma empresa 100% brasileira e temos um relacionamento muito forte com a preservação das nossas riquezas, por isso tivemos a idéia de ajudar a WWF na conservação das belezas e tesouros do nosso país”, observa Paola Robba.

A Poko Pano, que apresentou para o verão 2010 uma coleção completamente inspirada na Amazônia, com biquínis e maiôs com estampas e elementos que remetem a região, irá repassar para a organização parte dos lucros da venda do biquíni carro-chefe da coleção (foto). Com estampa de guaraná, fruta típica da Amazônia, a expectativa é que o biquíni seja um sucesso de vendas e, assim, a grife poderá ajudar importantes iniciativas da WWF. Todo dinheiro arrecado para a instituição ficará livre para ser usado conforme as necessidades, ou seja, ele não será direcionado apenas para um único projeto. “O principal objetivo desta parceria é conseguir atrair a atenção dos consumidores de moda e da Poko Pano para que possam perceber a importância de ajudarmos a cuidar do planeta, cada um fazendo a sua parte”, conclui a estilista.


Incentivo e Capacitação

A Lojas Renner também entendeu a importância de contribuir e investir em pessoas. Por isso a empresa lançou, em agosto deste ano, a 2ª edição da “Campanha Mais Eu”. Esta é uma iniciativa que destinou 5% do valor líquido das vendas, que foram realizadas entre os dias 10 e 13 de agosto, nas 115 lojas da Renner no país, para projetos de capacitação e geração de renda para mulheres. Em 2008 a instituição destinou cerca de R$ 750 mil para 11 projetos de capacitação e geração de renda em diferentes regiões do Brasil, beneficiando diretamente mais de 1.700 mulheres. O objetivo da campanha deste ano é superar este valor arrecadado na última edição. Esta é uma oportunidade de toda a sociedade ajudar diferentes projetos sociais. "A ‘Campanha Mais Eu’ é o momento em que a Companhia consegue congregar seus públicos em uma causa única em prol da sociedade", destaca Jair Kievel, gerente de responsabilidade social da Lojas Renner e diretor executivo do Instituto Lojas Renner.

Da mesma forma, O Boticário trabalha a responsabilidade social como algo que extrapola a execução e manutenção de projetos sociais. A empresa, que busca manter esta responsabilidade como um modelo de gestão, por meio de suas ações valoriza o ser humano e respeita o meio ambiente. A partir disso, O Boticário mantém uma política de investimento social privado, direcionando 1% da sua receita líquida anual para diversas iniciativas. Entre os programas apoiados pela empresa está o Projeto Crescer que, há mais de 10 anos, oferece condições aos jovens para competirem no mercado de trabalho.

Além disso, O Boticário também está ciente de sua responsabilidade com a natureza e, por isso, desenvolve diversas iniciativas de educação ambiental. Entre as suas ações está a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, que tem a missão de promover a conservação do meio ambiente. Criada em 1990, por iniciativa do empresário Miguel Krigsner, fundador e atual presidente do Conselho de Administração do Boticário, a Fundação contribui para o equilíbrio ecológico do planeta e para a manutenção das condições de vida para esta e para as futuras gerações. “A Fundação O Boticário é uma das instituições que contribui sistematicamente para a proteção do patrimônio natural brasileiro. A organização mantém duas reservas privadas, apóia projetos de pesquisa, premia proprietários particulares que conservam áreas naturais e dissemina conhecimento”, diz Malu Nunes, diretora executiva da Fundação e gerente de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade do Boticário.

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