quinta-feira, 26 de junho de 2008

O Cravo no Brasil - Três Gerações

Tá, eu sei que esse é um blog de moda. Mas, moda é cultura, música é cultura e música também é moda, não é isso? Então, tudo está interligado, conectado, emaranhado e fazem parte de uma mesma rede.

Como poucos conhecem o instrumento Cravo, gostaria de deixar uma bela de uma dica para este fim de semana. Hoje, dia 25, e sábado, dia 28 de junho, a Casa Fiat de Cultura apresenta o recital “O Cravo no Brasil – Três Gerações”. Um momento único para conhecer um pouco sobre este instrumento que, há mais de 300 anos, tem contribuído com a história da música.

Com um repertorio rico e, sinceramente, delicioso, Ilton Wjuniski e Bruno Martins nos levam a fantástica viagem pelo mundo de Bach, Couperin, Scarlatti e outros.

Na ultima terça, dia 24, estive presente na apresentação de Roberto de Regina. O cravista, que é considerado um dos maiores do Brasil e foi o primeiro “Facteur de Clavecin”, isto é, além de tocar cravo, ele também produzia o instrumento, me surpreendeu. Vestido a caráter, com roupas medievais, o artista embalou o público com o doce som produzido pelo cravo que ele mesmo construiu. Minhas músicas preferidas foram: Le Tamborin, de J. Ph Rameau (1682 – 1764), e Sonata em Sol Maior , de D. Scarlatti (1685 – 1757).

Bom, fica a dica! O recital “O Cravo no Brasil – Três Gerações” acontece na Casa Fiat de Cultura – Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250, às 20h30. Mais informações pelo site: www.casafiatdecultura.com.br.

Nenhum comentário: