terça-feira, 15 de novembro de 2011

10 STEPS: Make para o dia-a-dia

Por Ludmilla Rangel

Tive a alegria de ser a “cobaia” da Jakelline Falchi, artista MAC, e sua equipe em um evento na bela M&Guia, em BH. Era um encontro com algumas clientes, que foram divididas em duas turmas. Na primeira, a blogueira Cris Vallias foi a modelo. Todas as presentes fizeram muitas perguntas e tomaram nota de conselhos que podem mudar um make. Afinal, de que adianta ter produtos bons, mas mal conhecê-los para explorar as possibilidades de utilização, né?
.
Em seguida, foi a segunda turma, na qual eu fui a modelo. Foi uma tarde deliciosa e com muitas dicas quentes que vocês precisam saber! Jake ensinou um look básico, sem brilho, ideal para o dia-a-dia e trabalho, mas que também pode ser usada em um happy hour. Reparem em um grande detalhe: ela conseguiu fazer toda a produção com apenas três, sim ladies, três pincéis! Nada de ficar carregando mil pincéis na nécessaire. Temos que buscar praticidade!

Vamos ao passo-a-passo:

1. Hidratar a pele. Se o rosto não estiver limpo e hidratado, a maquiagem fica ressecada, principalmente nos pontos de maior flexibilidade – como os cantos externos dos olhos! Sem falar que há influência na durabilidade.

2. Primer. Gente, esse produto milagroso é indispensável! Tanto que já existem versões específicas para os olhos, rosto e boca. Ele forma uma camada hiper fina que uniformiza a pele, minimiza poros e evita transpiração. 
.
 3. Momento base. Jake prefere começar pela base, mas alguns preferem começar pelo corretivo (cada um à sua maneira!). A dica neste quesito é: tenha muita atenção na escolha do tom. Precisa ser exatamente a cor da sua pele. Uma boa ajuda é aplicar o produto e comparar com a cor do seu colo. Se a base for mais escura que o tom da pele, depois que secar, ficará notável e isso pode ajudar a destacar alguma mancha, que deveria ser escondida.

Outro detalhe: não se empolgue ao passar nas pálpebras! Essa região é de intensa flexibilidade e a base pode fazer a sombra acabar nas dobrinhas do olho, fica péssimo! O pincel ideal é o duo fiber. Macio e delicado, ele faz uma cobertura fina e com efeito natural. Faça movimentos suaves, mas mantenha a mão firme. Se sua pele exige cobertura mais densa, opte por um pincel durinho, de cerdas chanfradas. A cobertura será mais grossa.

4. Aquelas áreas que ainda precisam de atenção recebem agora o corretivo. Se você já não tem a pele da época dos 15 anos, opte por corretivos líquidos! Os cremosos podem acumular nas linhas de expressão, principalmente se foram mal espalhados.

5. É hora de finalizar a pele com um pouquinho de pó. Somente na zona T e abaixo dos olhos.

6. Em seguida, o blush. Nada de ficar com carinha de vaso marajoara, viu? Seja discreta na aplicação e tire o excesso do pincel para que a cor não fique escandalosa!

7. Com a pele feita, chegou a hora do momento EYES! Jake orientou a sempre começar pelo tom mais claro de sombra e finalizar com o mais escuro, de pouquinho em pouquinho, dando antes aquela batidinha no pincel para tirar o excesso. Isso evita sustos na intensidade da cor e se caso achar que precisa de mais, é só ir aplicando cuidadosamente. Melhor do que ficar muito forte logo de cara e ter que tirar tudo, não é?

O processo para os três tons usados foi o mesmo. Aplica com o pincel mais curto 239 e esfuma com o de cerdas longas e macias 224. O ideal é olhar e não saber onde começa ou acaba uma cor. Elas devem ficar bem esfumadas e misturadas.

a. A primeira sombra foi a um bege lindo e fosco, aplicado desde o canto interno até o externo, cobrindo toda a pálpebra.

b. O segundo tom usado foi o marrom. A cor intermediária foi usada para desenhar o famoso “v” no canto externo do olho. Em seguida os traços foram esfumados e deram aquela bela profundidade no olhar.

c. Agora foi a vez do tom mais escuro. Ela marcou mais o côncavo (parte externa do globo ocular com “aquele ossinho”) e em seguida esfumou.

d. Já estava ótimo, mas ficou ainda melhor! Foi a vez do lápis marrom. A dica é aplicar rente aos cílios superiores e inferiores, somente na parte externa, de forma que os dois traços se encontrem. Daí foi usado o pincel de cerdas curtas e mais firmes 219 para esfumar o traço. Os movimentos foram de dentro pra fora. Fez um baita olhão!

8. Com os olhos prontos, Jake aplicou a máscara. A dica é: encaixe as cerdas do pincel na raiz dos cílios e puxe para cima com movimentos de ziguezague. Este foi meu momento favorito! Foi a hora do UAU!

9. Daí, quando achamos que já estava tudo pronto, veio o iluminador em creme, que também poderia ser o tradicional em pó. Ela surpreendeu e aplicou o produto com o pincel de esfumar! Inusitado! Passou no nariz (sem chegar à ponta) e no alto da bochecha até o final da sobrancelha, fazendo um “C” com movimento super leve. O brilho ficou bem discreto, mas trouxe o charme que faltava.

10. E para dar o toque final, a Jake nos surpreendeu com um novo produto, que serve para fixar a maquiagem. Basta dar três borrifadas dele no rosto e esperar secar, sem colocar a mão. Seca rapidinho! A base de água, ele ajuda a make a aderir à pele, garantindo maior hidratação e durabilidade. Nota 10 mesmo!

Achou que acabou? Deixei o melhor para o final (para quem foi fiel e está lendo tuuudo! rs). Já que falei de corretivo lá em cima, quero dar a dica mais top da Jake (na minha modesta opinião). Coloque na sua cabeça que tudo o que precisa ser disfarçado pede tom escuro, e o que precisa ser valorizado deve receber uma cor mais clara.
.
Como assim? Vamos supor que você ache que tem rosto muito largo. A chave do arco íris é aplicar DELICADAMENTE, e em pouca quantidade, um pó mais escuro nas extremidades da bochecha, fazendo uma discreta linha até o queixo. A mesma dica pode ser usada no pescoço, testa e nariz! Já o iluminador cria pontos de destaque no que você tem de belo!

Então é isso! Depois de um post giga, espero que tenham aprendido as dicas e que arrazem por aí!  Lembrando que essa proposta de look pode ser alterada com cores mais vibrantes e fortes, perfeitas para night!

Saí de lá pronta pra qualquer evento, mas, pela lei de Murph, só me faltou ter um! Hunf... Mas ok, o marido adorou e isso já é mais que o suficiente, não é? Meu muito obrigado a equipe MAC e M&Guia, pelo convite!

Um comentário:

Anônimo disse...

nossa que modelo bonita, a maquiagem é básica e bonita!