segunda-feira, 11 de abril de 2011

A Arte de Glória Coelho

“Num país carente de tradição de vestuário, a Glória produz roupas de arquitetura hiper sofisticada. Ela vem fazendo com panos algo comparável  ao que Niemeyer fez com concreto. Não é exagero não. Tive poucos contatos com gênios na vida. A Glória é com certeza um deles”.
Flávia Lafer, uma das stylists mais requisitadas do país

“De repente, uma simples fumaça de sonho se transforma numa obra concreta. Visível. Tocável. Usável. Não duvide: isso é arte da Gloria Coelho”.
Regina Guerreiro, jornalista e crítica de moda

Glória Coelho é assim: admirada por todos. Mineira, de Pedra Azul, Glória mudou-se ainda pequena para São Paulo. Lá fez aulas de bordados, corte e costura e cursou o colegial técnico de desenho e comunicação no IADE (Instituto de Arte e Decoração). Ainda jovem, com 23 anos, seu espírito artístico e empreendedor começou a falar mais alto. E foi nesta época, em meados da década de 70, que a estilista lançou sua primeira grife, a G. Em pouco tempo Glória conquistou um lugar de destaque na história da moda brasileira.

De lá pra cá, a G virou Glória Coelho e a estilista lançou uma segunda marca, a Carlota Joakina, voltada para um público jovem. Em 1997, seu talento foi reconhecido pelos principais críticos de moda do país e Glória recebeu o Prêmio Phytoervas Fashion Awards, como Melhor Estilista. Prestígio que estimulou a artista desenvolver cada vez mais uma moda autoral, de vanguarda, sempre a frente do seu tempo.

Universo - Verão 2010

A trajetória de Glória também se confunde com a história do São Paulo Fashion Week, que este ano completou 15 anos. A estilista participou de todas as edições do evento e sempre exibiu coleções inusitadas, repletas de informação e criatividade. Na primeira edição do SPFW, Gloria apresentou a coleção Galáxia. Já na 30ª edição do evento, que foi comemorativa, a estilista mais uma vez surpreendeu exibindo sua releitura sobre o desenho japonês “Pokémon”, com silhuetas que remetem aos anos 30 e 60.

Uma Certa Camisa Branca - Verão 2002

Glória Coelho – Linha do Tempo

Há algumas semanas a estilista Glória Coelho esteve em Belo Horizonte, para o lançamento da exposição “Glória Coelho – Linha do Tempo”, no Pátio Savassi. A iniciativa coroa o projeto Estilista Residente, que tem como principal objetivo democratizar a moda. Até amanhã, dia 12 de abril, os belorizontinos terão a chance de ver de perto 20 looks que foram desfilados no SPFW ao longo desses 15 anos. São peças icônicas, que descrevem a carreira de Glória e revelam todo o diferencial do seu trabalho. 

Sistemas e Símbolos - Verão 2011

Perguntamos para Glória quais coleções foram mais marcantes para sua carreira. Ela pontuou algumas, como a Universo (verão 2010), 3D de Luxo (inverno 2003), Für – A Pele (inverno 2008), A Roupa Masculina (inverno 2007) e Uma Certa Camisa Branca (inverno 2002).

Pokémon - Inverno 2011

Em tempo: Glória Coelho contou pra gente, em primeira mão, que irá participar da próxima edição do Minas Trend Preview. 

O Jardim Espacial do Céu do Universo - Verão 2006

Serviço:
Até amanhã, dia 12 de abril
LOCAL: Shopping Pátio Savassi – piso L2 
Av. do Contorno, 6061 – Savassi | Belo Horizonte
HORÁRIO: 10h às 22h
SAC Pátio Savassi: 4003-4172 | www.patiosavassi.com

Um comentário:

Gláucia Macedo disse...

Eu achei um arraso essas peças é futurista mas é classico ! Eu sei eu sei ... mas foi oque me veio na hora que eu vi !