quinta-feira, 3 de março de 2011

Entrevista: André do Val

Você tem noção que na última edição do SPFW foram mais de 1.500 jornalistas credenciados? Vivemos em uma época em que a velocidade da informação de moda já atingiu patamares imensuráveis. A internet e todas as suas potencialidades são, de fato, os grandes culpados. São sites, portais e uma imensidade de blogs que falam do tema, apontam suas relevâncias e, claro, suas efemeridades. Tanta velocidade e tanta informação fazem com que o mercado exija, cada vez mais, profissionais especializados, atentos a todas as transformações e dispostos a destrinchar a história da moda.
.
E, para quem deseja trabalhar com essa especialidade, nada melhor do que conhecer a trajetória de quem já se destacada na área. O fashionistando conversou com o jornalista André do Val, Editor-Executivo do Chic, o maior e mais antigo site de moda do Brasil. André contou como começou a trabalhar com jornalismo de moda, falou de algumas experiências inusitadas e ainda deu dicas para quem quer trabalhar neste ramo. O editor também comentou sobre os criadores mineiros e os diferenciais da moda produzida por aqui.
.
André do Val, Editor-Executivo do Chic
.
Confira a entrevista:

Como e quando você começou a trabalhar com jornalismo de moda?

Foram várias etapas. Eu trabalhava no departamento de fotografia da agência de publicidade Young&Rubicam, porém a Internet estava começando no Brasil e eu sabia que tinha que estar envolvido com isso. Então surgiu o convite para cuidar desta parte de fotografias no site da Gloria Kalil, que ainda nem tinha sido lançado, em 2000. Só então eu comecei no jornalismo de moda propriamente dito, escrevendo entrevistas e reviews de desfiles, no Chic. Aí eu gostei e não larguei mais!

Qual foi a experiência mais marcante da sua carreira?

Depois disso eu fui trabalhar com Erika Palomino, que estava montando a House of Palomino, que servia tanto como uma produtora de conteúdo e um estúdio como um espaço social. A gente trabalhava em várias mídias e plataformas e conhecia muita gente. Acho que vai ser pra sempre a fase mais marcante, pois me abriu muitas portas.
.
André do Val e Erika Palomino

E a experiência mais inusitada?

Inusitada foi uma colaboração que fiz pra Vogue Italia (junho 2010), em que fui convidado a escrever sobre a Melissa. A abordagem foi abrupta, bem italiana, e demorou pra cair a ficha. Eles ainda me chamaram depois pra fazer a cobertura de desfiles pro site deles!

Como você encara este boom de blogs de moda?

Como já trabalho com isso há muito tempo, não vejo como boom. É a evolução de um movimento que já existe desde 2004-2005, com a democratização destas ferramentas de publicação. Em moda, teve muita repercussão internacionalmente e por aqui só agora o mercado publicitário descobriu isso, pra mim soa tardio. Porém, gosto da premissa inicial: maior acessibilidade a canais de comunicação, pluralidade de opiniões...

O que você acha da moda produzida em Minas Gerais?

Acompanho de perto o que vem sido produzido de alguns anos pra cá, principalmente por meio do Minas Trend Preview. Fora que as semanas de SP e do Rio têm vários nomes vindos de Minas. Eu particularmente adoro Ronaldo Fraga (desde a Casa de Criadores!), tenho gostado bastante de Coven, gostava das maluquices do Martielo Toledo. Acho que a moda mineira é sempre atribuída a uma história, tem sempre algo sendo contado além da roupa. Fora que tem um gosto pelo excesso, pelo barroco, que é bem peculiar.

Quais dicas você dá para pessoas que desejam trabalhar com jornalismo de moda?
.
As mesmas de qualquer outra profissão: leia bastante sobre o assunto, participe dos eventos relacionados à área, faça contato com profissionais e estudantes. É uma profissão razoavelmente nova no país, ainda pode parecer um mercado restrito, mas ainda há muito a se fazer.
.
André do Val e Gloria Kalil

Se quiser fazer qualquer consideração, fique à vontade!

Hmmm, só quero aproveitar o espaço para convidar todos a visitar o www.chic.com.br, e também todas suas plataformas, como o Twitter (@sitechic) o Facebook.com/sitechic e o aplicativo do Chic para iPhone, com roteiro de compras ligado ao GPS. :)

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, blogueiro(a)!
O Carnaval está chegando e com ele a curtição. Mas não podemos esquecer que a camisinha deve fazer parte dessa folia para evitar doenças, como a Aids e a hepatite.
Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para lembrar a galera sobre a importância desta proteção. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br.

Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.camisinhaeuvou.com.br
Siga-nos no Twitter e fique por dentro: www.twitter.com/minsaude
Mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde

Amanda Medeiros disse...

Ok, sou suspeita pq já adoro o trabalho do André do Val mas gostei demais da entrevista. Bjs.