quarta-feira, 4 de agosto de 2010

É doce e não contém glúten!


Eu sempre amei meia-calça. Mas, nunca vi um inverno em que elas fossem tão valorizadas. Caneladas, listradas, mescladas e de diversas cores. Na estação fria todo mundo usou, abusou e usou de novo as meias-calças. E foi em meio a este clima, de friozinho, alegria e novidade que surgiu a Não Contém Glúten, marca idealizada por quatro estudantes de design – Domitila de Paulo, Isabella Fonseca, Júlia Braga e Isabella Alpino.

Na ideia de desenvolver um produto inusitado, e que despertasse desejo nas consumidoras, as designers optaram por criar uma linha de meia-calça exclusiva e diferenciada. As meias, que são estampadas pelo processo serigráfico, estão despertando desejos e causando um verdadeiro frisson em todo mundo que tem a chance de apreciá-las.

Para quem ficou curioso e quer saber mais sobre o trabalho das meninas, confira a entrevistas que o fashionistando fez com elas. Confira!

Como surgiu a ideia de montar a marca?

A ideia inicial da NÃO CONTÉM GLÚTEN era a de montar um projeto e não uma marca. Queríamos iniciar um projeto que ultrapassasse os muros da Universidade e encontrasse sua verdadeira forma nos reais consumidores.  Uma vez que todas nós temos projetos paralelos dentro e fora da faculdade, precisávamos criar algo que nos permitisse uma flexibilidade. Por isso a idéia do projeto que, diferentemente da marca, pode ser criado e recriado em diversas versões e épocas, podendo mudar de cara e forma com maior facilidade.

Porque a escolha do nome "Não Contém Glúten"?


Uma vez que decidimos o que seria o primeiro projeto da NÃO CONTÉM GLÚTEN partimos para o conceito. Trabalhamos inicialmente com inspiração na música do compositor Chico Buarque: "Com açúcar, com afeto". A partir daí, surgiram as idéias das estampas da nossa coleção. Tudo uma doçura! Mas queríamos um nome que fosse além da delicadeza de um cupcake, algo que conseguisse captar o lado divertido e inusitado da nossa proposta.


Vocês são amigas da faculdade?

Todas nós somos estudantes de design da Universidade Fumec. Domitila de Paulo, Isabella e Júlia Braga estudam design de moda. Já Isabela Alpino, cursa Design de Produto. Assim, nos conhecemos na faculdade, cursando algumas disciplinas juntas e, agora, formamos um time.

Além das meias, vocês já produzem outros produtos?

As meias fazem parte de um primeiro projeto, uma tentativa de lançar algo novo no mercado e que, felizmente, deu certo. Assim, daqui para frente a NÃO CONTÉM GLÚTEN pretende criar novas propostas para serem lançadas, mantendo ainda as meias. Aguardem o nosso verão!


Como as meias são estampadas?
    
As meias são estampadas por um processo de impressão chamado de serigrafia ou silk-screen. As claras passam antes por tingimento natural com chá e, depois, as estampas são aquareladas à mão, uma a uma.

As que são pintadas a mão, são pintadas por vocês?

O que torna as meias da NÃO CONTÉM GLÚTEN tão especiais é o fato de serem feitas por nós, à mão, tudo "com açúcar e com afeto". As meias são pintadas após o processo de estamparia e, uma a uma, as estampas vão tomando formas únicas: uma nunca é igual a outra, mas todas são feitas com muito carinho

Onde as peças são vendidas ?

As peças estão à venda em dois pontos em Belo Horizonte: na Closet15 e na São Longuinho. Além disso, fazemos vendas pela web, por email, Orkut ou Facebook.


Super bacana a história deste projeto, né? Se você não mora em BH e tem interesse em adquirir ou revender essas meias cheias de doçura, pode entrar em contato com as meninas por email ncontemgluten@gmail.com ou nas redes sociais: Facebook ou Orkut. As meninas aceitam pedidos por e-mail!


Uma ideia inusitada que deu certo. Cheia de doçura e afeto. Capaz de aguçar nossos desejos... Boa sorte pra elas! ;)

Ficha Técnica
Fotos por Juliano Sacramento
Locação: Pedro Freitas
Produção: Domitila de Paulo, Isabela Alpino, Isabella Fonseca e Julia Braga.
Meias: Não Contém Glúten
Lingerie: Acervo
Sapatos: Luiza Barcelos


2 comentários:

Monique Queiroz disse...

Estudei com a Julia e a Isabela..a idéia é super legal..elas sempre foram muito criativas!!
Sucesso!!

Não Contém Glúten disse...

Oi Fabíola, nós agradecemos a oportunidade de divulgar a Não Contém Glúten e a entrevista, obrigada pelo carinho! um beijo