segunda-feira, 12 de julho de 2010

A história dos biquínis

 Fonte: Centro de Memória Brenno Renato - Minas Tênis Clube

Praias de BH. Este foi o tema do trabalho de conclusão de curso da designer Flávia Brandão. Ao invés de apresentar suas criações em um desfile, Flávia preferiu uma exposição e uma publicação: durante a 11ª edição do FUMEC Forma Moda, o trabalho de Flávia esteve exposto na Torra Alta Vila e os convidados tiveram acesso a uma revista, produzida e editada por ela, que conta a história dos biquínis. Uma idéia diferente, que atraiu muitos olhares.

Quando Flávia decidiu fazer seu TCC sobre moda praia, ela percebeu uma carência de bibliografias sobre o tema. Sendo assim, seu processo de pesquisa tomou um novo rumo e a estilista começou a estudar alguns acervos fotográficos. Este universo histórico, repleto de curiosidades, fascinou e instigou a designer, que decidiu realizar algo mais aprofundado: produzir uma publicação que contasse detalhes históricos sobre a moda praia e como as mineiras se relacionam com ela, afinal, não temos praia.
.
.
A revista conta a história da moda praia, deste a década de 30 até os dias atuais. Além disso, a designer também fala sobre como esta moda chegou a BH. Um editorial, com peças produzidas pela estilista, colore a publicação e aguça o imaginário dos leitores. As criações de Flávia demonstram sua releitura sobre o tema: são maiôs e biquínis que retratam dos anos 30 até a década de 90. Para complementar, uma entrevista com as estilistas Cila e Tetê Vasconcelos, da grife de beachwear Cila, super famosa entre os mineiros. Um trabalho rico, repleto de informações relevantes.

Confira algumas fotos do editorial produzido por Flávia Brandão:

Década de 50

O biquíni aparece com decotes, como os modelos frente única e tomara-que-caia. A calcinha é grande e vai até a cintura. 


Década de 60

A maior mudança nesta época foi na calcinha, que diminui um pouco. Estampas, listras e cores, já são detalhes comuns. Também aparecem os soutiens meia-taça, que valorizavam o colo da mulher.


Década de 80

O destaque da época ficou por conta da calcinha asa delta e o maiô engana-mamãe. Além disso, os decotes aumentaram e também surgiu o biquíni cortininha. 



Anos 2000

Uma moda praia exuberante, elegante e chique. Os anos 2000 chegam cheios de referências retrôs e novidades tecnológicas nos tecidos.

 Fonte: Centro de Memória Brenno Renato - Minas Tênis Clube

3 comentários:

Juliana disse...

muito bacana mesmo o ensaio fotografico! http://junoronha.blogspot.com/

.. disse...

Eu simplesmente adorei a matéria. Adoro viajar no tempo.

.. disse...

Eu simplesmente adorei a matéria. Adoro viajar no tempo.