domingo, 6 de junho de 2010

Jefferson Kulig: moda, arte e tecnologia podem caminhar lado a lado

Um olhar contemporâneo sobre a arte, uma visão extraordinária de como ela se aplica à moda e pitadas equilibradas de tecnologia. Talvez pudéssemos resumir o trabalho de Jefferson Kulig assim, mas não. O paranaense, natural de Curitiba, não esconde que esses são seus principais interesses, entretanto, a cada nova coleção ele é capaz de surpreender o público com a particularidade inusitada de suas criações.

Formado em economia, foi apenas em 1993 que Jefferson Kulig passou a seguir sua real vocação. Um ousado e determinante passo foi dado em busca de sua especialização: estudar estilo e criação no Studio Berçot, em Paris. De lá pra cá, Jefferson mergulhou de cabeça no mundo da moda e, assim que retornou ao Brasil, lançou sua marca.


Crédito: agência fotosite

Admirador de produtos tecnológicos e pesquisa de novos materiais, foi nesta época que o estilista formalizou uma parceria com a Rhodia, empresa mundial de química de especialidades. Líder de mercado, a Rhodia desenvolve uma série de produtos tecnológicos, entre eles, tecidos! Um dos frutos desta parceria é o tk-borracha, um tecido emborrachado que se tornou marca do estilista e desde então é sempre utilizado em suas coleções.

Após consolidar sua grife, Jefferson começou a participar da principal semana de moda da América Latina: o São Paulo Fashion Week. Desde 2003 o estilista participa de todas as edições do evento e apresenta, a cada temporada, uma moda elaborada e sofisticada, resultado de pesquisas intensas.


Coleção inverno 2010, apresentada no SPFW
Crédito: agência fotosite

Amante da natureza, Kulig trabalha para que seja possível uma convivência pacífica entre a tecnologia e o meio ambiente. Prova disto foi a sua coleção verão 2006, apresentada durante a 25ª edição do SPFW. Na coleção, Jefferson utilizou de estampas de folhas, em cordões de látex, “caldo” esbranquiçado extraído das seringueiras e matéria-prima da borracha.



Coleção verão 2006, apresentada no SPFW
Crédito: Chic

Outra coleção marcante do estilista foi a exibida durante a temporada do verão 2009. Jefferson Kulig mesclou tecidos tecnológicos com orgânicos, como gazar de seda e algodão, e apresentou peças vazadas em laser. Ele também inovou utilizando detalhes em cipó.


Coleção verão 2009, apresentada no SPFW
Crédito: Chic

Atualmente, Jefferson Kulig possui duas lojas, uma em Curitiba, no Soho Batel, e outra em São Paulo, nos Jardins. Recentemente o estilista lançou sua loja online. O e-shop de Jefferson Kulig é super interessante! A forma como as roupas estão expostas, em manequins metade verdadeiros e metade ilustrados, causa uma curiosidade particular para conhecer todas as peças. É possível visualizar a roupa de frente, de costas e os detalhes de cada peça, além de conter uma breve descrição sobre tecidos e shapes.

Jefferson Kulig participa da edição verão 2011 do SPFW e apresenta sua coleção no dia 12 de junho, às 15h30, na Bienal do Ibirapuera.

Saiba mais sobre o estilista: www.jeffersonkulig.com.br

Ah, ele também tem um blog super bacana: www.jeffersonkulig.com.br/blog/

Não deixe de conferir o e-shop de Jefferson Kulig. Tem várias peças bacanas com 50% de desconto: www.jeffersonkulig.com.br/eshop

6 comentários:

Unknown disse...

que bacana conhecer um pouco mais da história do Jefferson Kulig!

Unknown disse...

O mais interessante é saber que moda e meio ambiente podem se aliar e formar uma bela dupla!

Fran disse...

muito boa a matéria! e muito interessante o trabalho dele! moda, arte e tecnologia, tudo a ver!!!

ingles140 disse...

Show de bola, inovação na utlização de novos materiais é bem legal mesmo, na moda então o campo é enorme.

Unknown disse...

Olá!! Obrigada por retornar a visita no blog.
Muito bom saber um pouco mais da história do Jefferson Kulig!Ele é ótimo.
bjos
Mari B.

Tiago Fioravante disse...

O trabalho do Jefferson é incrível mesmo.
Tive o prazer de assistir à um de seus desfiles e visitar o showrrom em Curitiba, o que só confirmou o que eu já sabia, o cara é fera!
Parabéns pelo blog e pelo post!