quarta-feira, 30 de junho de 2010

Entrevista: Susana Barbosa




Mineira, publicitária e editora de moda da Revista Elle. Susana Barbosa se destaca por sua elegância e simpatia. Seu primeiro contato com o mundo da moda aconteceu em 1995, quando começou a trabalhar na Revista Manequim. Três anos depois, Susana saiu da revista e foi passar um tempo nos Estados Unidos, para aperfeiçoar o inglês.

De volta ao Brasil, Susana Barbosa foi convidada por Jussara Romão para trabalhar como produtora e repórter na Revista Elle. Em 2007, com a saída de Jussara do cargo de editora de moda de ELLE, Susana Barbosa assumiu seu posto. Desde então, ela tem feito um trabalho de destaque e contribuído de forma relevante com o crescimento da revista. Graças ao olhar aguçado de Susana e ao trabalho diferenciado desenvolvido em parceria com sua equipe, a Revista Elle continua sendo uma das mais importantes publicações de moda e referência no cenário brasileiro.

Durante a última edição do SPFW, o fashionistando bateu um papo gostoso com Susana. A editora nos recebeu no lounge da Revista Elle e contou um pouquinho do seu trabalho na revista, falou de suas funções e sobre o diferencial de Elle. Além disso, ela também contou suas impressões sobre o Minas Trend Preview. Afinal, somos mineiras e precisamos valorizar nossa moda, né?

Confira a entrevista exclusiva com Susana:

O que faz um editor de moda?


O principio do trabalho de um editor de moda é escolher e informar. Então, de tudo que vemos em eventos como o SPFW, de tudo que a gente sabe que vai trabalhar naquela estação, o editor de moda precisa escolher como será falado na revista. É minha função codificar aquilo em informação para o leitor. O editor de moda precisa traduzir visualmente toda a informação de moda, de forma que comunique com o leitor da revista. A segunda parte do trabalho é a edição de imagens: a minha forma de mostrar o tema abordado, com meu olhar, com um olhar que tem a ver com a Elle. Cada editor mostra a moda de acordo com seu olhar e escolhe aquilo que tem a ver com o veículo que trabalha. Além disso, faço muitas outras coisas! O dia-a-dia é cheio de funções, desde as coisas mais burocráticas até as mais criativas.

Qual o diferencial da Elle?

Essa cultura do hi-lo já é aplicada na Revista Elle há muito tempo. Faz parte do DNA da revista esta história de ser democrática e acessível.  Acessível nem tanto do ponto de vista das coisas ou do preço da revista, mas de traduzir a moda de forma que as pessoas se identifiquem. Queremos traduzir a moda de uma forma que seja próxima das pessoas. A Elle é uma grande fonte de inspiração para seus leitores. Ela não é elitizada, ao ponto de não estar próxima da realidade dos leitores. Na Elle vale muito mais o jeito que você usa as roupas e acessórios, do que o fato de estar usando uma grife. Você misturar algo baratinho, que comprou em um magazine, com algo de marca. Isto sempre esteve na filosofia da Elle! Eu acredito que este é o grande diferencial da revista.

O que vocês fazem para fidelizar o leitor, já que vivemos esse boom de informações em sites e blogs de moda?

Ser coerente. Fazer uma revista coerente, que se preocupa com o que o leitor pensa. Não fazemos a revista “pra” gente, para nosso portfólio. Fazemos moda pensando em para quem estamos fazendo essa moda. Além disso, a revista tem outras estratégias. Ela aumentou muito, ficou mais interessante em vários aspectos. Já pensando em internet, a Elle também se movimentou para ficar presente na web, também temos blogs, estamos no twitter. Sabemos que é importante acompanhar essas mudanças. Mas o principal é continuarmos buscando qualidade na informação, continuar fazendo um jornalismo de primeira e manter o foco no nosso leitor.

Recentemente aconteceu o Minas Trend Preview, em Belo Horizonte. O que você achou do evento?

O evento tem uma coerência. É um evento para coleção de showroom, mostrar coleções comerciais. Minas tem muita moda, mas também tem muitas coisas que podem ser feitas para melhorar as coleções e as marcas mineiras. No entanto, percebo que as marcas estão tentando acompanhar as novidades. O bacana do Minas Trend é que o evento é fiel ao que se propõe. Ele não tem a pretensão ser um SPFW, de mostrar coleções conceituais. Para o que ele se propõe, esta muito bacana.  Foi a primeira vez que eu fui e gostei muito também da infra-estrutura.

Voltando para o SPFW. Qual foi seu desfile preferido?

Alexandre Herchcovitch feminino, porque ele mais uma vez surpreendeu todo mundo. Ele tem essa capacidade de se reinventar. Este desfile foi completamente diferente do último. Foi um show de cores e de formas, super sofisticado. Aquele toque no cabelo, da mancha de tinta no coque, o tom do batom, os looks totais, monocromáticos, achei o desfile lindo! E acredito que o maior mérito é esse: se reinventar! É como se chegasse um novo Alexandre, que ninguém conhecia ainda.

Para quem ficou curioso, um pouco do desfile de Alexandre!


Crédito fotos Alexandre: Agência Fotosite

3 comentários:

Ana Paula Gomes disse...

Nos do Ai, Que Situação! adoramos a Susana e seu trabalho. Tivemos a oportunidade de entrevistá-la no Minas Trend Preview, foi tão agradável, gentil que sentimos que hoje temos uma nova "amiga".
Ela é exemplo, grande profissional.

Parabéns Fá pela entrevista.

Beijos

Jr_Mendes disse...

Adorei!
Parabéns!!!!
Que sucesso!

Carol Alcântara disse...

Adorei a entrevista!
É tão bom ler o que pensam pessoas da área de moda como ela.
Um exemplo de profissional!

=*