sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Perfume: uma arte irresistível




Cítrico, floral ou amadeirado. Muitos são os aromas que compõem um perfume e o tornam singular. Independente das notas e bases, o universo da perfumaria envolve um misto de fragrâncias que despertam sensações de prazer, leveza e encanto. Esta arte que há muitos anos aguça homens a pesquisaram sobre as propriedades aromáticas dos óleos essenciais e aromas naturais extraídos de folhas, flores, frutos e raízes, movimenta hoje um mercado repleto de glamour e luxo.

Para criar fragrâncias surpreendentes e marcantes, um perfumista trabalha, em média, com uma palheta de aproximadamente 3.500 ingredientes. Esta variedade de matérias-prima é que possibilita o desenvolvimento de centenas de aromas e perfumes. Todos os anos são lançadas no mercado internacional cerca de 200 novas fragrâncias, criações que fomentam este setor que extrapola o mundo da cosmética.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a indústria cosmética brasileira sofreu, nos últimos 12 anos, um crescimento médio de 10,9% ao ano, tendo passado de um faturamento líquido de R$ 4,9 bilhões em 1996, para R$ 19,6 bilhões em 2007.

O perfume e a moda

Há quase um século um grande estilista francês percebeu as potencialidades da perfumaria e o casamento perfeito que este universo poderia ter com o sistema da moda. Paul Poiret identificou que ambos são capazes de despertar sonhos e desejos em homens e mulheres, além de serem ferramentas que contribuem com a auto-estima e com a formação de identidade. Desta forma, em 1910, o estilista lançou em sua maison uma série especial de perfumes. Desde então, moda e aromas caminham juntas, em uma parceria que expressa elegância e sofisticação.




Embora Poiret seja o criador desta voga, de essências de grifes, foi através da ousada e irreverente Mademoiselle Chanel que esta tendência se expandiu. Na década de 1920 a estilista lançou o inigualável perfume Chanel nº5. Desenvolvido pelo imigrante russo Ernest Beaux, o perfume é uma harmonia entre uma forte concentração de aldeído sintético e óleos essenciais de flores. Entre os muitos admiradores desta especial fragrância, está a lendária e inesquecível atriz Marilyn Monroe.




Depois destes dois grandes lançamentos, muitas outras marcas ousaram e começaram a fazer parte deste mundo perfumado. Grifes internacionais como Calvin Klein, Lacoste, Giorgio Armani, Dior, Hugo Boss, Yves Saint Laurent, entre outras, casaram-se com aromas agradáveis, irreverentes e fascinantes, cheiros que refletem a identidade de cada marca.

Porém, esta parceria não é privilégio somente dos gringos, muitos estilistas brasileiros também têm investido no setor da perfumaria e desenvolvido fragrâncias de atitude. Isabela Capeto é uma dessas designers. Em maio do ano passado ela lançou seu primeiro perfume que, além de levar o seu nome e ter um frasco diferenciado – a bonequinha vermelha, sua marca registrada –, busca também demonstrar uma pouco de sua feminilidade. A fragrância brinca com a inocência, porém com um leve toque de sensualidade e elegância.


A perfumista Carmita Magalhães, da empresa francesa Mane, responsável por desenvolver o perfume de Isabela Capeto, chegou a uma fragrância versátil, capaz de refletir o universo da estilista através de raros óleos essenciais. “Um perfume singular, voltado para uma mulher nômade, aberta ao mundo, curiosa por descobrir outras culturas e mostrá-las à sua maneira”, explica.

Perfume para todas as horas

Muitas pessoas consideram os perfumes adereços essenciais. É fato que o cheiro desperta doces lembranças e aguça os mais profundos desejos. Pensando nisso, os perfumistas desenvolveram aromas para as diferentes ocasiões do nosso cotidiano. Durante o dia, nada melhor do que usar perfumes leves e refrescantes, e à noite, aromas fortes e marcantes. Para os dias quentes de verão, escolha as essências cítricas, e em noites frias e românticas do outono, notas orientais são a melhor opção.

No entanto, precisamos tomar um cuidado especial para não misturamos os diferentes odores. Normalmente os sabonetes, shampoos e hidrantes possuem cheiros fortes, que podem brigar com o seu perfume. Sendo assim, procure cosméticos com cheiros leves, que não irão interferir na sua fragrância predileta. Outro importante cuidado é não aplicar o perfume nas roupas. O odor do tecido pode se misturar ao da fragrância e resultar em um cheiro nada agradável. Além disso, você corre o risco de manchar sua roupa.

Como escolher o perfume ideal?

O Fashionistando selecionou algumas dicas especiais que ajudam na hora de escolher e comprar a fragrância que mais combina com você:

· Sempre teste o perfume na sua pele
· Teste no seu pulso ou no seu braço e espere o produto secar para cheirar.
· Se você for experimentar mais de uma fragrância no mesmo dia, cheire alguns grãos de café entre um aroma e outro, eles neutralizam os odores.



Nenhum comentário: