segunda-feira, 25 de junho de 2007

Liberdade no Verão 2008

O inverno mal começou e a indústria da moda já está frenética lançando as tendências para a próxima estação. Tudo bem que ainda faltam três meses para a primavera, mas desde o começo de junho os fashionistas e curiosos já estão de olho para saber em que sentido a moda vai caminhar a partir de setembro. A temporada foi inaugurada com os desfiles do Fashion Rio e logo depois foi a vez do São Paulo Fashion Week (SPFW), principal evento de moda da América Latina, mostrar o trabalho e a arte dos nossos estilistas. Depois da maratona de mais de 80 desfiles, somando os dois eventos, muita informação foi apresentada e as belas tendências da estação foram lançadas.

Talvez uma das melhores palavras para resumir o nosso verão 2008 seja pluralidade. Veremos nas ruas muitos vestidos, calças coloridas, shorts, bermudas e macacões. Cada peça com uma infinidade de formas e comprimentos que permitem que cada indivíduo expresse o seu estilo particular. Os vestidos, que são a cara da estação e deixam qualquer mulher mais feminina, podem ser curtíssimos como os apresentados pela Cavalera, Ellus e Animale. Mas, podem ser também, mais comportadinhos, daqueles que ficam na altura do joelho, como os de Isabela Capeto, Ronaldo Fraga e Uma, ou ainda longos e esvoaçantes como os propostos pelos estilistas André Lima, Fause Haten, Victor Dzenk e pela Osklen. Seja em qualquer comprimento, eles chegam cheios de detalhes ou estampas, e em alguns, os laços complementam o toque feminino. Vestidos com bolsos também são um charme.

Os macacões podem ser bem curtos ou compridos, eles chegam em vários modelos. As mangas também sofrem variações e podem ser curtas como o da Maria Bonita Extra ou compridas como modelo apresentado pela Forum. Eles ainda chegam em estilo jardineira, como os da Vide Bula e de Isabela Capeto. E mais uma vez os estilistas insistem em subir o cós dos shorts, bermudas e calças, nesta estação as cinturas altas estão presentes em muitos trabalhos de diferentes criadores. Exemplos? Simone Nunes, Triton, Cantão e TNG. As calças jeans voltam a ser coloridas como no desfile da 2nd Floor e da DTA, elas podem ser skinnys ou ainda retas com a boca pata de elefante.

O verão 2008 chega multicolorido. Com cores vibrantes e quentes que combinam perfeitamente com o nosso verão tropical. Entre elas foi possível ver muito laranja, amarelo e vermelho, mas é importante destacar o azul, que chega em um tom bem forte, e é uma das cores chefes desta estação. Estampas geométricas, florais e surreais também estão em alta. E listras, muitas listras.

Resumindo, o verão chega sem grandes novidades, porém com peças lindíssimas. Uma dica? Aproveite a criatividade dos nossos designers e sinta-se linda com a arte deles.


Crédito: Divulgação / Maria Bonita Extra

Modelo desfila macaquinha da Maria Bonita Extra durante o Fashion Rio


Crédito: Divulgação - Agência Fotosite

Vestido de Ronaldo Fraga lançado durante a 23ª edição do SPFW

Crédito: Divulgação - Agência Fotosite

Vestido longo e esvoaçante do estilista André Lima apresentado durante o SPFW

Crédito: Divulgação - Agência Fotosite


Maxi bolsa vermelha, saia amarela, faixa multicolorida e blusa super azul. Desfile da 2nd Floor no SPFW mostra as cores do nosso verão 2008

Um comentário:

Isabelle De Melo Anchieta disse...

Querida Fabíola,

parabéns pela iniciativa. O blog está muito rico em conteúdo e imagem. Não esperaria menos de você, uma jornalista que compreende a moda de forma complexa e com conteúdo. Acompanharei os comentários e as tendências.

Abraço,

Isabelle Anchieta