segunda-feira, 11 de junho de 2007

Grifes e suas essências

Quase sempre os apaixonados pela moda também são amantes fiéis de deliciosas fragrâncias. Quem disse isso? A história! A idéia de grandes grifes criarem os seus próprios perfumes é antiga. Ainda em 1910 o grande estilista Paul Poiret lançou em sua maison uma série especial de perfumes, dando início a uma fantástica parceria que é forte até os dias de hoje. Mas, foi na década de 20 que a elegante e inesquecível Gabrielle Chanel realizou uma verdadeira revolução no mundo da moda e da perfumaria. A estilista foi a primeira a associar o seu nome a um perfume lançando o Chanel Nº 5, considerado um dos perfumes mais vendidos no mundo e sucesso há mais de oito décadas.


Atualmente existem diversas grifes que mostram que esta parceria realmente funciona. São muitas as marcas que associam o seu nome ao de perfumes, como é o caso da Calvin Klein, Lacoste, Giorgio Armani, Dior, Yves Saint Laurent, entre outras. Mas, este casamento não é privilegio somente das grifes internacionais. Muitas marcas nacionais têm investido no setor de perfumaria e criado fragrâncias que demonstram um pouco de sua identidade.

Isabela Capeto é uma dessas estilistas que faz parte também do mundo dos aromas. Em maio deste ano ela lançou um perfume que, além de levar o seu nome e ter um frasco diferenciado, que é a bonequinha vermelha, sua marca registrada, busca também demonstrar uma pouco de sua irreverência. A fragrância brinca com a inocência, a feminilidade e tem um leve toque de sensualidade, porém, elegante. Responsável por desenvolver o perfume de Isabela Capeto, a perfumista Carmita Magalhães, da empresa francesa Mane, chegou a uma fragrância versátil, capaz de refletir o universo da estilista através de raros óleos essenciais. “Um perfume singular, voltado para uma mulher nômade, aberta ao mundo, curiosa por descobrir outras culturas e mostrá-las à sua maneira”, esclarece Carmita.


A mineira Patachou também criou o seu próprio perfume. A fragrância que foi batizada de Chou, reflete a personalidade da mulher que usa a grife, feminina, elegante e contemporânea. O perfume possui um aroma exclusivo que mescla a sensualidade do jasmim e a sutileza da rosa branca com a sofisticação do bambu e do cedro siciliano. Segundo Sandra Pires, proprietária da grife, este perfume também combina com o clima brasileiro. “Desenvolvemos um aroma que tem tudo a ver com o nosso clima quente e que pede fragrâncias leves e frescas”, observa. A grife decidiu lançar sua própria fragrância por acreditar que perfumaria e moda formam um casamento perfeito. “Perfume e moda andam juntos porque os dois estão relacionados com o sentido”, explica Sandra.






Crédito: Divulgação Patachou
Pefume Chou da Payachou


Crédito: Divulgação Isabela Capeto
Perfume Isabela Capeto

Nenhum comentário: