segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Moda na Rede

Grifes investem em Redes Sociais em busca de um maior relacionamento com seus clientes

Foi-se o tempo em que a informação de moda só estava presente nas grandes revistas mensais ou nos cadernos de domingo de importantes jornais, como o Estado de Minas e O Globo. Também já passou a época em que poucas pessoas tinham acesso a essas informações. Vivemos em uma era em que a democratização da informação de moda já é algo real e palpável. A consolidação da internet como meio de comunicação de massa possibilitou isso. Nos últimos cinco anos a web foi capaz de realizar uma reviravolta no mundo da moda e, conseqüentemente, no volume de informação noticiada sobre o setor.

Entendendo as redes sociais e percebendo que as pessoas que participam ativamente desses grupos são os formadores de opinião da atualidade, grandes grifes decidiram mergulhar nesse ambiente e criar um espaço de interação com seus clientes. Uma atmosfera onde a informação é difundida rapidamente e o retorno, seja ele positivo ou negativo, também é alcançado com a mesma velocidade. Seja em Blogs, páginas no Facebook ou perfis no Twitter, a verdade é que as grifes compreenderam que as redes sociais são uma estratégia de marketing certeira. A própria definição dessas ferramentas já nos direciona para isso. Podemos defini-las como o uso da tecnologia e práticas online para compartilhar opiniões, idéias, experiências e perspectivas, que podem ser usadas de diversas formas, incluindo textos, imagens, áudio e vídeo. E, por isso, elas se tornam um excelente meio para a divulgação de produtos e últimas novidades das empresas que decidem explorá-las.
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Tá na Vitrine - Blog da C&A

Entre as marcas que entenderam o poder dessas novas tecnologias está a C&A. A grife atua de forma expressiva em diferentes redes há mais de um ano. A primeira ferramenta inaugurada pela marca foi o blog “Tá na Vitrine, ta na C&A”. Logo depois a grife criou um canal no Youtube e um perfil no Twitter. Para a manutenção do blog, a C&A possui uma equipe responsável pela publicação diária de notícias com conteúdo de moda  e comportamento. As constantes atualizações, que acontecem diversas vezes por dia, contam com textos que seguem a concepção editorial focada nos valores da marca e de seus consumidores. “Procuramos ser um fonte de informação de moda e tendências que possa servir de inspiração para nossos consumidores”, declara a C&A. A equipe que produz conteúdo para as redes sociais da empresa é formada por cinco pessoas.

Pioneira no uso das redes sociais, desde o início a C&A percebeu o potencial das blogueiras de moda. Prova disto é que a grife foi a primeira levar essas formadoras de opinião para as primeiras filas do SPFW e Fashion Rio, seguindo o princípio da democratização da moda, ideia que norteia a marca. Além disso, em agosto deste ano a grife lançou o projeto “Com que look eu vou?” e convidou oito blogueiras, de diferentes lugares do Brasil, para serem as embaixadoras do projeto. Este é um espaço exclusivo para troca de informações. O cliente tem a chance de enviar uma foto, contar como é o evento que vai e falar um pouco do seu estilo de vida. Logo depois, as blogueiras embaixadores respondem as dúvidas das meninas e ajudam na hora de compor o look ideal. Todas essas atividades tem sido extremamente positivas para os clientes e, consequentemente, para o crescimento da marca no país. “Temos como regra sempre tentar interagir e ajudar ao máximo nossos consumidores”, finaliza a C&A.
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Passarela Riachuelo - Blog da  Riachuelo

Outra grande rede de varejo que também está presente no ambiente virtual é a Riachuelo. A grife começou a desenvolver ações nas redes sociais em outubro de 2009 e, de lá pra cá, muitas novidades já aconteceram e os clientes já tiveram a chance de participar de diversas promoções. A marca aderiu a essas ferramentas primeiro criando uma comunidade no Orkut e logo depois fazendo um perfil no Twitter, uma página no Facebook e um canal no Youtube. Um pouco mais tarde nasceu o blog “Passarela Riachuelo”, que traz novidades sobre moda, tendências e apresenta os produtos da marca.

Com uma média de 65 mil visitas mensais, o blog tem uma dinâmica de atualização super interessante, com uma média de cinco posts diários e com planos de incrementar este serviço. Para isso, a Riachuelo fez uma parceria com o Glamurama, portal comandando pela jornalista Joyce Pascowitch. Além disso, eles também contam com os serviços de uma blogueira de moda e uma agência digital que serve como editor. Todo conteúdo é aprovado pela Riachuelo que, segundo Marcella Martins de Carvalho, gerente de marketing da empresa, procura ter uma relação de proximidade com a agência. “Nossa relação com a agência é bem próxima, para que eles possam falar sobre a nossa empresa com propriedade e naturalidade”, observa Marcella. Atualmente, 12 pessoas, considerando profissionais de criação, programação, planejamento, especialistas em redes sociais e editor, são responsáveis por criar o conteúdo para as ações online da Riachuelo.

Marcella Martins ainda destaca que a Riachuelo decidiu investir nas redes sociais em busca de uma maior aproximação com os clientes. “Queremos oferecer mais canais de comunicação e serviço, além da comodidade de poder atender a suas dúvidas onde eles estiverem”, destaca a gerente de marketing. A grife também aproveita essas ferramentas para fazer promoções exclusivas aos fãs e seguidores, mostrar os produtos de maneira diferenciada, falando a língua do seu público. “Queremos escutar os nossos clientes por um canal mais informal do que o SAC e resolver seus problemas rapidamente. Outro objetivo é o de espalhar mais facilmente os nossos produtos, lançamentos e toda a pesquisa de moda que há por trás de nossas criações”, observa.

Com quase 36 mil seguidores no Twitter, mais de mil usuários no Orkut e dois mil no Facebook, a Riachuelo vê esses números como um valor inestimável para a companhia. São clientes que se relacionam com a marca diariamente, que enviam sugestões, que elogiam e participam do processo de construção da grife. Desta forma, a imagem da Riachuelo passa a ser, cada vez mais, ligada a conceitos de moda e tecnologia. “Acreditamos que as redes sociais têm contribuído para alcançarmos esses valores”, finaliza Marcella.
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LoveK9 - Blog da grife mineira K9

Mas, não são apenas essas grandes empresas nacionais que investem nas redes sociais. A K9, grife essencialmente mineira, que atua há mais de 18 anos no mercado, também entendeu essa importância e, desde abril deste ano, começou a investir em ações online. Para isso, a marca contratou uma jornalista e blogueira, especializada em moda, para gerir este conteúdo. Para Lorena Bretas, Analista de Marketing da K9, a decisão de investir nas redes sociais responde a necessidade da marca de estar presente na vida de suas clientes de maneira bem próxima. “A interação é muito forte. As clientes adoram ter acesso a informações de moda com freqüência. Recebemos pessoas na loja que escolhem uma peça no blog e vão até lá rapidamente para buscá-la”, conta. Lorena ainda observa que outro ponto bastante positivo é a resposta rápida a dúvidas e sugestões. Por meio do twitter a consumidora recebe um feedback praticamente instantâneo.
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Encontro de blogueiros na K9

Entre as ações realizadas pela grife, está a aproximação com blogueiras de moda. Em agosto de 2010, a K9 apresentou a coleção verão 2011 em primeira mão para esse público. Em um encontro especial, a marca recebeu as meninas na loja e as presenteou com um jantar super saboroso e cupcakes personalizados. Além disso, freqüentemente são realizados sorteios e concursos culturais, tudo para que a cada dia a grife alcance um relacionamento mais próximo com seu público alvo. Para esta temporada, a K9 também lançou em seu hotsite uma promoção inusitada. Nesta ação, a melhor frase ganhará um vale-compras no valor de R$250,00, todo mês, durante todo o verão. “Nossa presença nas redes sociais vai além. Nosso desejo é que elas representem uma extensão da marca, não fazemos por obrigação e sim pelo forte desejo de transmitir na web um pouquinho de tudo o que preparamos com tanto carinho nas nossas lojas”, conclui Lorena.

C&A
Blog  - www.tanavitrinetanacea.com.br
Twitter - @tanavitrine

Riachuelo
Blog - www.riachuelo.com.br/blog/
Twitter - @riachuelo

K9
Blog – www.lovek9.com.br
Twitter - @lovek9_

3 comentários:

Mari e Eder disse...

Bom dia!
suas dicas são otimas!
já estou participando da promo da chilibeans. meu twitter: @MariellaBH
bj

viteste disse...

Oi linda!
Que coisa boa, hein? Parabéns pelo seu trabalho na K9. Adoro!
Beijinhos

Pollyanne Marroques disse...

Esse relacionamento é muito importante mesmo, e a K9, como a C&A e a Riachuelo, assim como outras marcas estão de parabéns com a atenção aos clientes! =))
Beijus!