segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Miscigenação e Moda: OESTUDIO


Os desfiles da casa de criação OESTUDIO sempre surpreendem. Lembro, como se fosse ontem, do primeiro desfile da grife que tive a oportunidade de assistir. Era o fashion show de apresentação da coleção verão 2009. Na passarela, quatro diferentes blocos e modelos sendo embalados por uma banda ao vivo, que tocava Wii. Tecnológicos, né?


Desfile da coleção verão 2009 com comentários de André do Val

De lá pra cá comecei a acompanhar o trabalho do coletivo, que sempre levanta questões sociais. No desfile da coleção verão 2010, OESTUDIO fez um apelo a doação de sangue. Na passarela, cenário e looks que tinham a intenção de informar para as pessoas que o sangue de cada um é fértil, isto é, pode ajudar outras vidas.

E agora, na coleção inverno 2011, mais uma vez um debate social foi aguçado. Não foi o Wii que dirigiu os passos, mas sim o som do berimbau mesclado ao batuque de jazz de Jam da Silva com a convidada Daúde. O preto e suas diversas gamas foram explorados ao máximo e aparecem ao lado de tons vermelhos, que representam o sangue – que corre igual em todas as veias. Outras peças foram mergulhadas em tintas.


O mais bacana do desfile é que ele foi criado com a colaboração de alunos do projeto social Oi KABUM!, escola de arte e tecnologia da Oi. Com o tema "Com Ciência Negra", o fashion show propôs uma reflexão sobre o preconceito e a miscigenação. Muito além da moda. 

Casting 100% negro na passarela

Nenhum comentário: