terça-feira, 26 de agosto de 2008

E agora, com que roupa eu vou?

Roupa, arte e comportamento. Estes são alguns dos temas debatidos no percurso da exposição Com que Roupa eu Vou na Casa Fiat de Cultura. A mostra, que fica em cartaz até o dia 5 de outubro, busca instigar o visitante a refletir sobre a importância do traje na sociedade e ainda revela um novo olhar sobre a tão falada “linguagem das roupas”. Através de diferentes formas artísticas e da utilização de recursos audiovisuais, a exposição apresenta, de uma maneira lúdica, didática e interativa, o quanto o uso da vestimenta é influenciado por aspectos sociológicos, antropológicos, econômicos e culturais.

A mostra ainda propõe ao visitante uma viagem por diferentes décadas e apresenta usos e costumes do povo brasileiro. O público é conduzido por momentos, cenários e acontecimentos privados e públicos do Brasil, desde 1950 até os dias de hoje. Assim, o papel da roupa enquanto catalisadora de modas e instrumento de obediência, poder, disfarce e lazer, é ressaltado.

Para a socióloga Gláucia Amaral, curadora da exposição, a mostra busca discutir como nos vestimos e o porquê. “Me preocupo com a roupa e com a moda. Somos todos vítimas e consumistas desta grande indústria. Porém, como diz Umberto Eco, a roupa é uma linguagem e nós precisamos saber decifrá-la e usá-la”, observa. Curiosamente, por toda a galeria estão espalhados grandes espelhos que são uma ferramenta para estimular o público a refletir sobre o seu próprio traje.



Crédito: Studio Cerri



Serviço:
Exposição Com que Roupa eu Vou
Período: 30 de julho a 5 de outubro
Local: Casa Fiat de Cultura (Rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, Belvedere)
Horários: Terça a sexta-feira: 10h às 21h. Sábado, domingo e feriado: 14h às 21h.
Entrada Gratuita
Agendamentos de visitas orientadas para grupos: (31) 3289-8910
Mais informações: www.casafiatdecultura.com.br

Nenhum comentário: