terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Fashion Rio abre o ano com tema Tecnologia e Inovação para lançar as tendências outono/inverno 2008

Entre os dias 7 e 12 de janeiro, a 12ª edição do Fashion Rio inaugura o calendário da moda no Brasil e no mundo, com o tema tecnologia e inovação. O Evento Oficial da Moda Brasileira no Rio de Janeiro, realizado pelo Sistema FIRJAN, destaca a importância de se aliar design à tecnologia. Pelas passarelas da Marina da Glória e em cartões-postais da cidade, desfilam as coleções outono/inverno 2008.
– A moda do Rio é um exemplo perfeito de criatividade e inovação. As pequenas confecções se organizam em pólos para vencer as dificuldades e encontrar soluções comuns; o artesanato regional se integra à produção, conferindo identidade e qualidade aos produtos do Rio. O papel do Sistema FIRJAN é estimular e apoiar estas ações e promover a moda do Rio – diz o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

Eloysa Simão, idealizadora e coordenadora do Fashion Rio, lembra que, durante várias edições, o Fashion Rio levantou a bandeira da combinação do artesanato e de nossas raízes culturais com o design internacional, para a construção de um produto diferenciado brasileiro.

– Agora, vamos falar de tecnologia porque, ao contrário do que muitos pensam, o casamento do artesanal com o tecnológico é possível e estará na ordem do dia – afirma Eloysa.

Para construir a identidade visual do evento, criou-se um curioso jogo de diferentes perspectivas e ângulos de visão. Alinhados com o conceito high tech, desenhos lembram pixels e se transformam em imagens definidas na medida em que as pessoas se distanciam dos painéis.

Nessa edição, duas estréias mostram que moda e responsabilidade social têm tudo a ver, levando o trabalho artesanal feito em comunidades carentes à passarela: a brasiliense Apoena, da ONG Instituto Proeza, entre as grifes principais; e a AcomB, marca da ONG Ação Comunitária do Brasil/RJ que será lançada durante o Fashion Rio.

No time das grifes principais, também desfila pela primeira vez o capixaba Ivan Aguilar. Giulia Borges e Homem de Barro estréiam entre os novos designers. Eles se juntam a Luciana Galeão e Carol Rossato, que se reapresentam no evento entre as novas promessas da moda. O evento conta, ainda, com a participação especial da Coca-Cola Clothing, marca do grupo AMC Têxtil.

FASHION BUSINESS

Reconhecido como a maior bolsa de negócios da moda brasileira, o Fashion Business será realizado entre 8 e 11 de janeiro, dentro do Fashion Rio, na Marina da Glória. O evento apresentará, a 150 lojistas vips de todo o Brasil e 35 compradores internacionais especialmente convidados, o trabalho de mais de 80 expositores (grifes, novos criadores e pólos de moda do RJ e de outros estados). A estimativa é que 10 mil pessoas visitem o Fashion Business.

PARCEIROS

O Fashion Rio é realizado pelo Sistema Firjan, por meio do Senai Moda, núcleo de moda do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RJ). O evento, criado e organizado pela Dupla Assessoria, conta ainda com as parcerias da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A Oi, maior companhia de telecomunicações do Brasil em faturamento consolidado e em número de telefones instalados, é mais uma vez a patrocinadora máster do Fashion Rio. Entre os co-patrocinadores estão Nívea, C&A, Oi Paggo e o Grupo Marisol (com a marca Lilica Ripilica). Demais parceiros são Caderno Ela/O Globo e a Editora Abril. O evento tem, ainda, o apoio do canal GNT, H20, Estácio Sá e Ipiranga.
Divulgação: Approach Comunicação/Moda, Beleza e Decoração

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