Hoje, dia 09 de fevereiro, é o dia que Carmen Miranda comemoraria 100 anos. Época ideal para trazer a tona a sua história, irreverência e brasilidade. Chamada nos Estados Unidos de Brazilian Bombshell, Carmen adotou o Brasil como o seu país e foi responsável por divulgar nossa cultura no exterior.
Bananas na cabeça e muitas pulseiras nos braços levaram a morena por muitos palcos de teatro, rádios e até mesmo no cinema. Assim, para comemorar o seu centenário, uma festa especial, com direito a muita música, filmes e, claro, balangandãs, foi preparada pelo Museu Carmen Miranda, no Rio de Janeiro. Entre os dias 9 e 15 de fevereiro, o museu oferece uma programação intensa e o melhor: gratuita.
O Museu Carmen Miranda foi criado em 1976 com as doações da família da cantora. Lá estão expostos 3.560 itens, sendo que o que mais faz sucesso são as roupas e acessórios da cantora. São nada mais, nada menos que 461 peças de indumentárias, entre elas 220 bijuterias, 11 trajes completos de shows e filmes, além de cintos, sapatos e turbantes. Fantástico!
O Museu Carmen Miranda fica Avenida Rui Barbosa (em frente ao nº 560), no Flamengo, na Zona Sul do Rio. O museu funciona, de terça a sexta, das 11h às 17h, e sábados e domingos, das 13h às 17h. A entrada é gratuita. Para saber mais, clique aqui.
Ah! Vale lembrar que, na última edição da São Paulo Fashion Week, Carmen ganhou duas exposições: uma mostra de retratos, de mais de oito metros, com celebridades vestidas como ela, com todos os seus badulaques. Quem vestiu? Daniela Mercury, Isabeli Fontana, Daniela Cicarelli e Camila Pitanga. E outra com peças originais, selecionadas entre roupas, acessórios, fotografias e filmes, pertencentes ao Museu Carmen Miranda.
Veja o vídeo da exposição no SPFW.
Foto 1: Michael Ochs Archives / Foto 2: Globo
Foto 1: Michael Ochs Archives / Foto 2: Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário