quarta-feira, 30 de maio de 2007

Moda homenageia o centenário de Oscar Niemeyer

Nada melhor do que escolher o Museu de Artes da Pampulha como cenário para homenagear o centenário do grande mestre da arquitetura, Oscar Niemeyer. E foi isso que Eloysa Simão, organizadora do Oi BH Fashion Tour, fez. No último dia 24, o evento que mescla moda e música de uma maneira bem original, reuniu no museu fashionistas interessado em ver como a arte de Niemeyer pode influenciar de maneira relevante na hora de produzir uma coleção. E o resultado foi surpreendente.

Para a abertura oficial do evento, 20 estilistas e mais cinco ex-alunas do curso de Design de Moda da Fumec, foram convidados e encarregados de produzirem looks inspirados nas obras do arquiteto. Eles conseguiram captar a mensagem deste mestre e a conseqüência foram roupas com formas e mais formas, além de muita estampa e paetês. Para o estilista Victor Dzenk, ter as obras Niemeyer como fonte de inspiração foi muito gratificante. “Nas curvas deste arquiteto, moda e arquitetura caminham na vanguarda da habilidade mais contemporânea”, declara. Dzenk ainda observa que a arquitetura sempre é uma excelente fonte de inspiração. “Niemeyer já era para mim um ícone e fonte de riqueza de idéias para um intercambio de moda x arquitetura”, completa o estilista.

Para as ex-alunas da Fumec, agora novas estilistas, participar do evento foi também uma grande oportunidade de mostrar um pouquinho do seu trabalho. Cada uma apresentou uma media de quatro looks. Neles o branco reinou, mas também foi possível apreciar algumas estampas e uma ou outra pincelada de vermelho e cinza. Todas usaram e abusaram das diferentes formas, que sempre foram uma das principais marcas da arte do arquiteto.

Os jornalistas de plantão participaram de uma enquete para escolher o melhor trabalho apresentado pelas novas estilistas e a escolhida foi Lorena Andrade. “Foi uma grande oportunidade experimentar um pouco de Niemeyer, falar de sua liberdade plástica e sua busca por novas formas”, diz Lorena. Ela selecionou algumas das formas mais conhecidas de Niemeyer e as repetiu sequencialmente, obtendo o belo e novo resultado, e principalmente alcançando o seu objetivo que era propor algo bem feminino. “A intenção foi mostrar toda a força que esses elementos significantes possuem e intensificá-los numa outra cena, adequando-os à linguagem própria da moda”, conclui. Além de ter participado do desfile de encerramento do Oi Fashion, no Palácio das Artes, no dia 26 de abril, Lorena também terá a chance de mostrar seus looks por todo o Brasil. O trabalho da nova estilista irá viajar juntamente com o Fashion Tour.

“Não é o angulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, [...] no corpo da mulher preferida”, disse certa vez Oscar Niemeyer. E na noite de sua homenagem, no começo das celebrações pelo seu centenário, o que foi mostrado foi muita arte, arte bem feita, com linhas flexíveis, livres, que se moldam perfeitamente ao corpo da mulher brasileira. Arte que provou mais uma vez a complexidade da moda, que aliada as diferentes influencias artísticas existentes na sociedade, resulta em uma moda individualizada e que ao mesmo tempo aguça o imaginário coletivo.





Crédito: Antônio Kampffe
Looks criados pela estilista Lorena Andrade






Crédito: Antônio Kampffe
Vestido criado por Victor Dzenk inspirado na obra de Niemeyer







Quem disse que criança não gosta de moda?

Todas as meninas que nasceram na década de 80 com certeza já tiveram pelo menos um lindo vestidinho da Bué. A grife reabriu sua loja, em Belo Horizonte, há pouco mais de seis meses e já conquistou a garotada. Apesar de renovada, a Bué mantém o mesmo bom gosto e qualidade de antigamente. Nas araras, além da marca própria, ela vende ainda 1+1, Dolce Abraccio, Feito a mão, Art Kids, BZI, Piu Piu, By Tilly, entre outras.

1º Festival de Cursos da POIZON

Durante todo o mês de maio acontece, em Belo Horizonte, o 1º Festival de Cursos da POIZON, loja mineira de multimarcas. A loja inova e abre as suas portas para que profissionais de diferentes áreas possam ministrar cursos e palestras para suas clientes. Temas como culinária, maquiagem, consultoria de moda, saúde, beleza e bem-estar estão entre os assuntos pautados para esta primeira etapa do festival. Todos os cursos e palestras serão gratuitos e para participar os interessados deverão se inscrever até o dia 25 de abril, na própria loja, na Rua Ouro Preto, 1452, Santo Agostinho. Mais informações no telefone: 3292-8862. Vagas limitadas!

JORNALISMO DE MODA

Apesar de ainda não ter um nome, quero que este seja um espaço de debate, interatividade e informação de qualidade sobre o fantástico sistema da moda!
Aqui serão postadas matérias, notinhas e artigos sobre esta indústria que movimenta milhões e milhões de profissionais e curiosos.
Muitos não sabem, mas este sistema, com toda sua complexidade, é de grande relevancia para toda a nossa sociedade!
Que venham os posts!
Grande beijo,

Fabíola Paiva