terça-feira, 8 de janeiro de 2008

"Fashion Rio começa mais para editoria de Economia do que para a de Moda"

Começou o Fashion Rio. Eu não quero ficar reproduzindo nada do que meus colegas jornalistas andam escrevendo pro ai. Mas, achei interessante a matéria publicada no Comunique-se. Primeiro porque ela não foi publicada em um site e/ou editoria de moda (isto é, estamos ganhando espaço!), segundo porque ela faz uma crítica a forma como muitas vezes são conduzidas as coletivas de imprensa e terceiro porque ela mostra que moda não é só roupa! Como assim? Ela fala que a editoria de economia fez hoje uma maior cobertura do Fashion Rio do que as editorias especializadas no assunto. Isso é muito bom. Ponto pra gente! Porque assim as pessoas que não entendem muito essa grande indústria, podem perceber a sua real importante para a economia do nosso país e pros outros diversos setores da sociedade. Deleite-se!
Uma coletiva de imprensa para cerca de cem jornalistas deu início na segunda-feira (07/01) ao Fashion Rio Outono/Inverno 2008, e ao Fashion Business - a versão negócios da semana de moda carioca. O desafio era equilibrar o interesse na coletiva entre moda e finanças, mas a balança acabou pendendo para o lado financeiro, seja pela composição da mesa, que incluía executivos e representantes de patrocinadores, seja pelos R$ 350 milhões que serão movimentados no evento.

Criadora do Fashion Rio, coube à jornalista Eloyza Simões, da Dupla Assessoria, dar a palavra de quem é do meio: “Números em moda devem ser analisados qualitativamente. Você pode crescer 100% e crescer errado, e pode crescer 2% de forma exata”. O formato da coletiva, com duas rodadas de perguntas pré-estabelecidas lidas pela atriz Fernanda Torres, também cansou os jornalistas. Por fim, a imprensa pôde fazer três perguntas.

Cobertura e transmissão
A assessoria de imprensa do Fashion Rio é feita pela Approach desde sua primeira edição, em 2002. A agência destina 13 funcionários para o evento, alguns deles contratados temporários. A operadora Oi criou um hotsite para o Fashion Rio, com notícias, fotos em alta resolução e a transmissão online de todos os desfiles.

Na TV, a cobertura mais completa ficará por conta do canal a cabo GNT, que montou um estúdio na Marina da Glória. O GNT Fashion terá duas edições especiais, além de flashes ao vivo. Diariamente, os melhores momentos dos desfiles irão ao ar às 0h15. A cobertura se estenderá ao site do canal, com blogs e fóruns especiais.
As principais publicações de moda – além de Jornal do Brasil e O Globo – estão com lounges na Marina. MTV e Oi FM também têm seus espaços. Na próxima semana, a moda pega a Dutra para o São Paulo Fashion Week.
Por: Marcelo Tavela

Top Style

Enquanto o mercado fashion brasileiro se movimenta com as semanas de moda do Rio e de São Paulo, o stylist e produtor executivo Rodrigo Cezário acerta os últimos detalhes para o Top Style. O projeto para novos estilistas faz parte do 34° Encontro da Moda Feminina, da SV Eventos, da empresária Sarah Vaintraub, e tem como objetivo mostrar novos talentos da moda. O evento acontece dos dias 21 a 24 de janeiro, em São Paulo.
Divulgação: Lilá Comunicação e Moda

Fashion Rio abre o ano com tema Tecnologia e Inovação para lançar as tendências outono/inverno 2008

Entre os dias 7 e 12 de janeiro, a 12ª edição do Fashion Rio inaugura o calendário da moda no Brasil e no mundo, com o tema tecnologia e inovação. O Evento Oficial da Moda Brasileira no Rio de Janeiro, realizado pelo Sistema FIRJAN, destaca a importância de se aliar design à tecnologia. Pelas passarelas da Marina da Glória e em cartões-postais da cidade, desfilam as coleções outono/inverno 2008.
– A moda do Rio é um exemplo perfeito de criatividade e inovação. As pequenas confecções se organizam em pólos para vencer as dificuldades e encontrar soluções comuns; o artesanato regional se integra à produção, conferindo identidade e qualidade aos produtos do Rio. O papel do Sistema FIRJAN é estimular e apoiar estas ações e promover a moda do Rio – diz o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

Eloysa Simão, idealizadora e coordenadora do Fashion Rio, lembra que, durante várias edições, o Fashion Rio levantou a bandeira da combinação do artesanato e de nossas raízes culturais com o design internacional, para a construção de um produto diferenciado brasileiro.

– Agora, vamos falar de tecnologia porque, ao contrário do que muitos pensam, o casamento do artesanal com o tecnológico é possível e estará na ordem do dia – afirma Eloysa.

Para construir a identidade visual do evento, criou-se um curioso jogo de diferentes perspectivas e ângulos de visão. Alinhados com o conceito high tech, desenhos lembram pixels e se transformam em imagens definidas na medida em que as pessoas se distanciam dos painéis.

Nessa edição, duas estréias mostram que moda e responsabilidade social têm tudo a ver, levando o trabalho artesanal feito em comunidades carentes à passarela: a brasiliense Apoena, da ONG Instituto Proeza, entre as grifes principais; e a AcomB, marca da ONG Ação Comunitária do Brasil/RJ que será lançada durante o Fashion Rio.

No time das grifes principais, também desfila pela primeira vez o capixaba Ivan Aguilar. Giulia Borges e Homem de Barro estréiam entre os novos designers. Eles se juntam a Luciana Galeão e Carol Rossato, que se reapresentam no evento entre as novas promessas da moda. O evento conta, ainda, com a participação especial da Coca-Cola Clothing, marca do grupo AMC Têxtil.

FASHION BUSINESS

Reconhecido como a maior bolsa de negócios da moda brasileira, o Fashion Business será realizado entre 8 e 11 de janeiro, dentro do Fashion Rio, na Marina da Glória. O evento apresentará, a 150 lojistas vips de todo o Brasil e 35 compradores internacionais especialmente convidados, o trabalho de mais de 80 expositores (grifes, novos criadores e pólos de moda do RJ e de outros estados). A estimativa é que 10 mil pessoas visitem o Fashion Business.

PARCEIROS

O Fashion Rio é realizado pelo Sistema Firjan, por meio do Senai Moda, núcleo de moda do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RJ). O evento, criado e organizado pela Dupla Assessoria, conta ainda com as parcerias da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A Oi, maior companhia de telecomunicações do Brasil em faturamento consolidado e em número de telefones instalados, é mais uma vez a patrocinadora máster do Fashion Rio. Entre os co-patrocinadores estão Nívea, C&A, Oi Paggo e o Grupo Marisol (com a marca Lilica Ripilica). Demais parceiros são Caderno Ela/O Globo e a Editora Abril. O evento tem, ainda, o apoio do canal GNT, H20, Estácio Sá e Ipiranga.
Divulgação: Approach Comunicação/Moda, Beleza e Decoração