domingo, 30 de outubro de 2011

A beleza do MTP! [Parte 4]

Por Ludmilla Rangel

 Chicletes com Guaraná                                                                                          

E o ar vintage da Chicletes perdura! A coleção batizada “Lendo Cleópatra” trouxe à passarela um convite: seja a rainha do seu próprio tempo. A beleza concebida por Ricardo dos Anjos trouxe a firmeza de uma diva contemporânea com o mix da antiguidade, que continua sendo inspirador.

O cabelo era um twist tipo coque bem aberto, desfiado, finalizado com um livro (de papelão levinho) preso no topo. Essa proposta me trouxe a nostalgia de lembrar a boa época da extinta Socila em BH, nos anos 90. Lá as candidatas tinham que desfilar com livro no topo da cabeça para treinar equilíbrio e finesse.

A preparação desse penteado no backstage foi um desafio para a equipe. Modelos com cabelos de diferentes tamanhos, mas que precisavam causar o mesmo efeito. Ricardo ensinou que começa desfiando pequenas mechas para ficarem volumosas aplicando spray. Feito isto, parte foi separada para formar um coque, que serviu de estrutura para receber o livro, preso com grampos. Depois de aplicado o objeto, as mechas desfiadas que sobraram foram usadas para dar o acabamento, puxadas para cima e firmadas com muito spray. 
Crédito: Agência FotoSite
.
A make apresentou uma pele suave, com leve correção. Já os olhos, tiveram sombra cobre (quase laranja!) só no côncavo e muito lápis preto na linha d´água, somado à várias camadas de máscara preta nos cílios superiores e inferiores. Nos lábios, um bom hidratante, tipo lip balm.

 Aurea Prates                                                                                                        

O famoso bicolor preto e branco, o mais clássico de todos, reinou na coleção inverno 2012 da grife mineira Aurea Prates. A sutileza dos tecidos com caimento leve e bela fluidez conversaram muito bem com a beleza simples e clean. A proposta de Ricardo dos Anjos foi: um coque partido de lado e puxado para trás na altura da nuca, com amarração tipo “ninho”, bem despojada, sem perfeição, com pontas soltas.
Crédito: Agência FotoSite
.
Já o make trouxe um olhar mais forte e marcado com sombra grafite aplicada em toda a pálpebra móvel, sem miséria! Ricardo ensina que o truque é ir aplicando e esfumando, até alcançar o tom desejado. Os olhos receberam acabamento de muita máscara, tanto em cima quanto embaixo. Já o blush bronzer foi aplicado nas maçãs em direção às têmporas. Nos lábios, gloss quase transparente, com um suave rosado. Chic, usual e fácil de fazer! Boa solução para um look festa, né?


 Vitor Zerbinato                                                                                                      
 
O trio de desfiles que aconteceu dia 27 de outubro, às 19h, foi encerrado com a estreia de Vitor Zerbinato na passarela do MTP. A coleção, batizada “WildChic”, não trouxe mulheres tão selvagens, mas ousadas, classudas e antenadas. A mistura de brilho, couro e silhueta alongada combinou com o contraponto da beleza leve e “chapada”.

O novo luxo de Vitor veio carregado de mulheres finas, com cabelos soltos e bem lisos, efeito de uma boa escova seguida de chapinha. Na pele, nada de brilho, apenas correção e hidratação. Aliás, aqui vale uma boa dica vinda fresquinha do backstage: faça uma misturinha de corretivo e hidratante (não oleoso) e aplique na pele com pincel duo fiber! O resultado é leve e refrescante, e a pele agradece! 
Crédito: Agência FotoSite
.
Nos olhos, máscara preta só em cima. E, como blush, a equipe de Ricardo dos Anjos usou um pó mais escuro que a pele. Esse recurso deu contorno ao rosto, deixou a pele polida e na medida!

sábado, 29 de outubro de 2011

Entrevista: Jonatas Faro

Por Ludmilla Rangel
 
Ator desfila com exclusividade para a grife mineira Patogê!
.
Que a Patogê é fera nas criações e super famosa no jeanswear todo mundo já sabe. E a grife também está acertando na escolha das celebrities que traz para desfilar com suas produções no Minas Trend Preview, né? Na última edição quem veio foi o simpático Rodrigo Hilbert e, agora, o fofo Jonatas Faro. O ator fez apenas uma entrada, mas provou que celebridades podem ser supercool na passarela. Tivemos a chance de bater um papo divertido com ele. Falamos sobre moda, hobbies e família. Confira:

Sempre vemos você por aí, marcando presença nas passarelas pelo Brasil. Você curte o mundo da moda?

Adoro! Como não é muito a minha praia, então sempre dá aquele frio na barriga, mas é super divertido!

A expectativa de saber que as fãs ficam enlouquecidas pra te ver... Como se prepara?

Na verdade, não tem muito como se preparar. Respiro fundo e vou. No final dá tudo certo! Fico feliz de saber que alegro as fãs.

E como você escolhe o que vai vestir?

Costumo dizer que estar na moda é, acima de tudo, se sentir confortável. É saber usar uma tendência que você se sinta bem. A roupa do desfile, por exemplo, está super confortável! Pode esperar que vocês vão me ver bastante com essa jaqueta.

E como é seu estilo?

Meu estilo é assim: calça jeans, camisa de malha, tênis ou bota. Tipo o que estou vestindo agora! 
 
Crédito fotos: Agência Fotosite
.
E se tiver um evento? Você pega a primeira roupa que vê ou pensa mais na escolha?

Adoraria falar que opto pela primeira peça que vejo, mas no caso de um compromisso mais importante, analiso o tipo de lugar, horário, etc. Merece mais atenção. Gosto de escolher uma roupa bacana. Esta é uma vaidade minha, porque adoro estar bem vestido.

Depois de Insensato Coração, quais são os planos de carreira?

Agora estou curtindo, viajando muito. Em janeiro começo a ensaiar um novo musical em São Paulo, onde irei cantar, então exige preparo. Estréio em nova novela só no ano que vem, no fim do primeiro semestre. Tenho esse tempo agora para renovar as energias.

Como é sua rotina de cuidados com o corpo?

Como tenho viajado muito, infelizmente não estou tendo tempo de ir malhar em academia, então sou obrigado a regrar na alimentação. Evito as frituras e bobeiras, sempre me policio para comer de três em três horas, independente de onde estou. Não gosto de academia, mas amo correr! Daí, uso a corrida e alimentação como aliados pra cuidar do corpo.

É sua primeira vez em BH?

Na verdade, esta é a 3ª vez que venho só neste mês. Conheci alguns lugares que gostei muito. Pena que só saí à noite e conheço pouco dos lugares turísticos. Mas fui ao Chalezinho e na boate Cinco. Essa última, se eu pudesse, iria hoje novamente, porque gostei muito de lá. Tenho amigos do Rio que moram aqui, então é sempre bom revê-los!

E você agora é papai...

Pois é, estou super feliz! Sinto que mudei depois de ter meu filho, que está fazendo seis meses hoje! Passa muito rápido e tenho que curti-lo muito!

A beleza do MTP! [Parte 3]

Por Ludmilla Rangel

 E.Store                                                                                                                  

Eduardo Amarante estreiou sua grife no line up de desfiles do Minas Trend Preview. Suas peças, que retratam uma mulher nômade urbana, carregam muito preto, branco e azul klein. Esse perfil de uma jovem cosmopolita e confiante também foi retratado beleza do fashion show.
.
Crédito fotos: Agência Fotosite
.
A pele foi corrigida e não recebeu brilho, apenas blush super claro com nuance pêssego. O hair foi preso em rabo baixo, preparado com os fios divididos em três partes e puxados para trás, com acabamento do próprio cabelo que cobriu o elástico. O grande destaque foi para a sobrancelha marcada e unida, usando lápis preto. Uma real brincadeira entre extremos!
.
 Rogério Lima                                                                                                         

Como não desejar os acessórios de luxo desse artista que arrancou suspiros do público feminino? Desta vez ele apresentou inspirações geométricas, com estética futurista dos anos 60.

A beleza trouxe um coque simples e de altura mediana, já que as cabeças receberam peças que lembravam os capacetes dos cavaleiros da época medieval,  com recortes geométricos. Outras modelos usaram peças em formato cônico, como acabamento do coque.
.
Crédito fotos: Agência Fotosite
.
A pele teve aspecto clean, com leves correções e sem brilho. Um blush bem ao natural marcou as maçãs, já que o olhar estava grande e aberto com aplicação de muita máscara preta. Nos lábios, um tom natural, com o brilho do lip balm.
.
 Última Hora                                                                                                           

A grife mineira fechou a noite do dia 26 de outubro com uma coleção batizada de anos 1970. As peças da marca trazem muita força em uma corajosa combinação de materiais. O repertório desta temporada carrega instigantes e incomuns combinações de texturas em tecidos diferenciados, aliadas ao clássico na beleza. 
.
Crédito fotos: Agência Fotosite
 
O cabelo foi preso em um rabo de cavalo com risca de lado. Nas maçãs e têmporas Ricardo dos Anjos usou blush pêssego e, nos lábios, um belo batom bordô que finalizou e anunciou aos quatro ventos: o inverno 2012 será marcado pelo luxo!

A beleza do MTP! [Parte 2]

Por Ludmilla Rangel

 Cláudia Arbex                                                                                                       

Gente, os acessórios da Cláudia são de cair o queixo. Assisti ao desfile com vontade de pegar praticamente tudo emprestado das modelos! (risos). O que conferimos foi: modelos com make neutra, naturalmente bela, usando vestidos longo de algodão amassado, em tom nude/rose, com coturno preto. Cheio de atitude!

O cabelo, ao contrário da proposta de Maria Garcia, foi bem liso, com escova e chapinha, partido de lado, com raiz colada à cabeça. Bem lisão! O make teve pele levemente corrigida, com brilho natural na “zona T”. Foi aplicado pó mais escuro nos contornos (queixo, bochecha e nariz), para destacar a expressão. Os olhos receberam um pigmento bege cintilante, que foi aplicado com pincel molhado para ficar mais natural. Para finalizar, muita máscara em cima e em baixo.
 
 
O blush, lindo por sinal, foi o Mineralize Warm Soul, aplicado com pincel também úmido – nova técnica – nas maçãs, em direção às temporas. Não teve batom, somente balm. Tudo bem fresh and cool! Hiper simples de fazer e bonito de se ver!

 Apartamento 03                                                                                                    

De um lado, a inspiração no conceito cocooning, de 1990. Transformação de um casulo e acolhimento em peças volumosas. Do outro, roupas secas e justas. E uma beleza muito mais trabalhada. Ricardo dos Anjos confidenciou que o truque para o coque alto, tipo rosca, foi o preenchimento com palha de aço. O acabamento foi estilo “podrinho”. 
 
O beauty artist ensinou que o segredo é puxar bem o cabelo da raiz para o topo, fazer um rabo de cavalo firme e depois desfiar as mechas para dar volume e conseguir cobrir o tal “segredinho”. Para as modelos que tinham cabelo mais comprido, o truque foi puxar o que sobrou e enrolar para dentro da bucha de palha de aço.
 
 
A pele foi levemente corrigida para tirar o brilho e muita máscara nos cílios superiores. As maçãs receberam um blush levemente bronzeado, os lábios tiveram batom bege com gloss transparente por cima. Ambos aplicados com pincel!

A beleza do MTP!

Por Ludmilla Rangel

Acabou hoje mais uma edição do Minas Trend Preview! É incrível como o evento cresce a cada temporada. E desta vez ele trouxe o tema “Inspiração”, e foi exatamente isso o que mais percebemos em todos os detalhes: passarelas, lounges, ambientação e pessoas pelos corredores do Expominas. Estavam por lá muita gente bacana e antenada, todas em busca das novidades para o próximo inverno. Outro fator super positivo foi a presença da imprensa! A cada edição percebemos um crescente interesse e a positiva repercussão em diferentes veículos de comunicação. Mais um ponto para Minas Gerais!
 .
Desfile da grife Maria Garcia

Mas, chega de blá blá blá e vamos àquilo que interessa: make-up and hair! Vou falar agora sobre a beleza dos desfiles que aconteceram na última quarta-feira, dia 26. Detalhe: todas as informações foram garimpadas diretamente do backstage das marcas. Quem coordenou a equipe de beleza foi o renomado Ricardo dos Anjos! Que honra, hein?

Quando perguntado a respeito de inspirações para esta edição do MTP, o simpático criador, Ricardo dos Anjos, respondeu que, apesar das grifes terem perfis e conceitos distintos, para um evento como esse é preciso que o resultado final seja harmonioso, o que é bem diferente de repetitivo ou morno. Então, se você observar, existem detalhes semelhantes na beleza das marcas e este é o motivo. Vamos lá?

Maria Garcia

A estilista Clô Orozco apresentou um preview de sua coleção de inverno com produtos ideais para nosso país tropical. Nessa proposta, Ricardo dos Anjos pensou em uma beleza condizente e atual. Ele projetou um cabelo com movimento natural e despretensiosamente ondulado, partido ao meio com a raiz volumosa, descolada da cabeça. Para as modelos que tem cabelo ondulado, o segredo foi escovar e depois aplicar o babyliss.

Já a make foi simples e ótima para copiar: como a proposta era revelar uma mulher moderna e natural, a pele foi levemente corrigida para não ficar brilhando. Já nos olhos, foi feito um esfumado até o côncavo e embaixo dos cílios inferiores, que resulta em um olhar firme e dramático. Para finalizar, muitas camadas de máscara.
 .
Crédito fotos: Agência FotoSite
 .
Em seguida foi aplicado um blush bronzer bem de levinho nas maçãs. Os lábios receberam uma mistura de cores para chegar ao tom vinho, que agradou Ricardo. Ele aconselha o uso de pincel para aplicar o batom, pois assim evita desperdício de produto e, principalmente, garante um traço perfeito.

Além da “bela beleza”, a coleção agradou! Parabéns equipe Maria Garcia!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Hoje tem Samuel Cirnansck no MTP!



Não é novidade para niguém que meu estilista favorito é o Samuel Cirnansck. E ontem esbarrei com ele no salão de negócios do Minas Trend Preview e não resisti, precisei puxar assunto. Afinal, jornalista que se preze deve ter um pouquinho de cara de pau, né? A primeira pergunta que fiz foi porque ele não participou da última edição do evento, já que sua estreia no line up de desfiles foi em 2010. Samuel me disse que essa é uma decisão estratégica, pois suas peças são muito manuais e artesanais. “Minha coleção, por mais que eu apresente algo mais comercial no MTP, é muito manual, muito trabalhosa, entao não consigo fazer quatro desfiles por ano”, explica.

Também perguntei para ele sobre sua coleção masculina, já que na 7ª edição do evento ele apresentou alguns looks no desfile. “Desta vez o MTP deu uma enjugada no casting, por questões de sustentabilidade. Então, como teremos poucos modelos na passarela, optamos por focar no feminino, que é o nosso forte”, disse. Porém, Samuel reforçou que ele mantém sua linha comercial masculina, apenas não apresenta mais em desfiles.

Desfile na última edição do SPFW

Questionei se a gente pode esperar looks masculinos no seu desfile em janeiro, no SPFW. Ele disse que não. Uma pena, né? Mas, como o SPFW exige algo mais conceitual, ele prefere ressaltar sua linha feminina, até mesmo porque oferece mais possibilidades. “O SPFW pede mais perfumaria, então nossa coleção carrega mais informação de moda por lá”, diz. “Como tenho meu atelier, as propostas exibidas na semana de moda depois são transformadas em algo menos fashionista e mais comercial”, explica Samuel.

Desfile na última edição do SPFW
 

Por fim, perguntei: e podemos esperar uma noiva na passarela do Minas Trend (claro que antes de perguntar isso eu disse que quero que ele faça meu vestido de noiva, né?)? Ele disse: "Claro! Vou apresentar uma noiva vintage! A top Viviane Orth, que é a cara da minha marca, vai entrar de noiva e encerrar o desfile”. Resultado da conversa: tô mega curiosa! Ainda bem que o desfile do estilista é hoje, às 19h.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Abertura do Minas Trend Preview!

Foi ontem a festa de abertura do Minas Trend Preview. O Expominas ficou simplesmente incrível! A cenografia desta temporada foi super bem pensada e traz diversos elementos que permeiam tanto o antigo, quanto o novo, com o uso de diferentes tecnologias.

Assim que você entra no saguão que antecede a sala de desfiles, uma parede gigante, com diversas lâmpadas, de diferentes tamanhos, irá recebê-lo. Em seguida, vários totens plotados, como se fossem estantes cheias de livros, enchem o salão. Como se não bastasse, alguns destes totens recebem projeções de livros, que mudam as páginas e contam uma história.

Já no hall em frente a sala de desfiles, diversas TVs simulam maxi iPhones (ou seriam iPads?) e projetam imagens antigas. O resultado? Uma interessante mistura entre o antigo e o novo. Afinal, são essas coisas que nos inspiram, né? As novidades e o passado se misturam e se transformam em histórias inusitadas, cheias de sentimento.
.
Crédito: Agência FotoSite
.
E o desfile também trouxe esta atmosfera. Shapes que remetem a produções antigas chegam repaginados, com aplicações brilhantes, franjas e transparências. Em outros momentos o toque contemporâneo fica por conta dos acessórios, como as gargantilhas bem presas ao pescoço e as maxi plataformas com ar futurista.
.
Acho que foi o desfile mais brilhante que já vi! E eu adorei todo esse brilho! :)
Crédito: Agência FotoSite
. 
Crédito: Agência FotoSite

O interessante é ver que o desfile conseguiu retratar o conceito tema desta edição do MTP, porém de uma forma leve, atemporal e super sofisticada. Além disso, as produções são super acessíveis e reais, facilmente adaptadas para o cotidiano. Parabéns, Ronaldo Fraga!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

[BH] É possível sim que tudo sejam só flores...

Por Rodrigo Ávila, um Turista Amador.

Casinha, lindinha casinha no bairro Serra. Na Serra de uma Belo Horizonte uma bela casinha. Essa foi a primeira impressão enquanto eu adentrava pelo portãozinho e passava pelas belas mesas iluminadas por velas. Casinha. Pensava eu. Um sorriso pra alma. Hoje vamos falar, bem, do Flores.

Eu já tinha sido recomendado a ir, já tinha ido em um projeto que falarei por aqui em breve, que é ao lado, já havia passado em frente, mas esse dia específico era o dia do Flores. Logo na chegada uma recepção linda e educadíssima, como é constante nos restaurantes dessa minha cidade. Pelo menos comigo. Vou até me atrasar um pouco nessa fala pra dizer que diversas vezes eu ouvi reclamações de alguns lugares, mas que eu mesmo fui bem atendido. Pode ser eu que não seja percebido nessa área, enfim, o atendimento no Flores é lindo e cordial.
 
 A fachada da lindeza. Fala se não dá vontade de morar pra sempre... e o prato, uma delícia! Crédito

O ambiente eu já comecei o post citando, lindo, uma casinha, mas não se engane, simplicidade sim, mas com requinte! Da entrada, passando pelas mesas até o banheiro, tudo parece que foi construído com mimo, com esmero e carinho por quem visitasse a casa. Que conforto!!! Que romance!!! Lindo.
 

 
E a comida??? (Pra variar o leitor mais aflito já se irritava com a demora, mas o prato não demora no Flores, pode ficar tranquilo leitor aflito). A comida é MARAVILHOSA, dessas de comer de joelhos e de olho fechado. Que delícia, tudo impecavelmente preparado. Vou fazer uma meã culpa aqui, pois Guilherme, o meu chefe do coração, emplacava uma parceria com a casa no dia. Mas aí é o lance, se não fosse o Flores, não sairia pareceria, nem estaria tudo tão perfeito. Noite linda... vê se não perde.

Onde fica o Flores?

Rua Oriente, 609 - Serra
Tel.:  3022.0270 / 3277.6760
www.floresrestaurante.com

O inverno começa quarta!

 
Calma, gente! Eu não tô doida. Quem tá doido é o tempo, né? Em pleno outubro Belo Horizonte resolveu fazer frio! Nem em julho senti tanto frio assim. Talvez, seja porque a cidade quer receber a temporada inverno 2012 a caráter. Quem sabe? Mas, fato é que, em plena primavera gelada, a capital mineira recebe a 9ª edição do Minas Trend Preview. O evento começa amanhã, dia 26, mas hoje rola a festa (festão) de abertura, com direito a desfile pensado/planejado/elaborado/conceituado por Ronaldo Fraga.

Para quem não sabe, o MTP já se consolidou como principal encontro de pré-lançamentos do Brasil. Na verdade, ele funciona meio que como um termômetro para quem é indústria. É tipo assim: vendeu bem nesta feira, vamos apostar nisso. Vendeu nada, exclui este produto e pense em uma nova ideia.

O evento conta com alguns desfiles – falamos aqui sobre o line up –, com palestras e com mais de 300 empresas participantes, entre acessórios, calçados e vestuário. Então, a gente adianta por aqui um pouquinho do que vai rolar por lá! Aqui você lê sobre a coleção da Patogê e aqui você pode conhecer um pouco da E. Store, marca que estreia no line up de desfiles. E, nos próximos posts, você vê sobre a Arte Sacra, Príncipe Verde, Chicletes com Guaraná e por aí vai.

E #ficadica: acompanhe o fashionistando e o nosso twitter. Vamos sempre atualizar vocês com tudo que está rolando lá no Expominas, combinado? E que venha o inverno! :)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

E. STORE por Eduardo Amarante no MTP


Entre os estreantes no line up de desfiles do Minas Trend Preview está a E. Store por Eduardo Amarante. A grife mineira, que pertence ao grupo Essenciale, está no mercado há sete anos e já conquistou mais de 250 pontos de venda em todo o Brasil.
 
 
Com uma linguagem jovem e arrojada, que expressa o desejo de mulheres cosmopolitas, a marca apresenta uma proposta de vanguarda para o inverno 2012 e propõe um encontro entre o minimalismo, o rock e o street chique. Para complementar os looks, o fashion show contará com bijoux da Mary Design.
 
 
A E.Store por Eduardo Amarante se apresenta no Minas Trend Preview na próxima quarta-feira, dia 26 de outubro, às 21h.

Seu pedido em um Post-it®!

O natal do Shopping Cidade, em Belo Horizonte, promete ser muito mais divertido. Isto por causa dos nossos papeizinhos coloridos favoritos: os post-its! O shopping lançou uma ação super parecida com a da Galeria Melissa, em São Paulo. Por lá, a fachada da loja da Oscar Freire comemorava o lançamento da coleção "Melissa Power of Love". O resultado? Além de um efeito visual incrível, também rolou mais de 30 mil mensagens espontâneas de amor! Confira o vídeo e veja que lindo: 
 

Já em BH, o Shopping Cidade firmou uma parceria com a 3M para deixar o fim do ano ainda mais especial e colorido. A ideia é que os visitantes do mall deixem nos post-its seus desejos para o natal e para o ano que vem. Curti demais essa ideia! Vontade de passar por lá e deixar meu recadinho! :)
 
 
Quem quiser participar desta ação precisa ficar esperto, porque o mural ficará exposto somente até o dia 5 de novembro. E no dia seguinte rola a inauguração de toda a decoração especial de Natal do mall, que foi elaborada por Cecília Dale. Ah! E não se preocupe com o meio ambiente, tá? O Shopping Cidade irá aproveitar todo o papel utilizado na iniciativa! Quem vai lá deixar um pedido?

Um baiano minimalista: Vitorino Campos

Traços limpos e retos, pouca cor, muitas formas e uma elegância excêntrica. Assim é o trabalho de Vitorino Campos, um baiano que demonstra que a Bahia tem muito mais que acarajé, belas praias e axé. Segundo a revista Vogue, o jovem estilista, de apenas 23 anos, é o embaixador da moda baiana e responsável por fazer com que compradores e a imprensa especializada voltem novamente seus olhares para o estado.

Vitorino ganhou destaque após apresentar suas criações no Rio Moda Hype. Seu estilo requintado, em produções minimalistas, resultou em bons comentários dos principais editores de moda do país. 
 
 
Sua história é ainda recente, pois ele só foi revelado ao mundo da moda em 2008. Mas, uma coisa é fato: é bom guardar este nome. Afinal, Vitorino Campos promete chamar atenção não somente para a Bahia e, sim, para o nosso país. Agora, é esperar para ver. Eu aposto!

sábado, 22 de outubro de 2011

Inauguração Luana Jardim

Na última quarta, dia 19 de outubro, rolou em BH a inauguração da loja Luana Jardim. A estilista, que é neta e sobrinha de alfaiates, cresceu em meio a este universo tão peculiar, rodeada por máquinas de costura, cortes de tecidos e linhas coloridas. A vivência virou paixão e foi por isso que Luana decidiu cursar a faculdade de Design de Moda. De lá pra cá, foram muitos cursos em Londres e Milão, até que ela percebeu sua vocação: criar acessórios de luxo.
.
Assim surgiu a grife Luana Jardim, especializada em desenvolver sapatos, bolsas, outros acessórios e jóias. E a inauguração da loja foi a consolidação desde projeto promissor. A flagship, super requintada, está instalada em um dos pontos mais charmosos de Belo Horizonte, no bairro de Lourdes.
 .
(1) Pulseira incrível da grife Luana Jardim. (2) Poltrona lindeza que faz parte da decoração da loja. (3) Fabíola Paiva, Ludmilla Rangel, Lígia Braga e Tamira Halabi. (4) Natália Miranda, do Par de Jarras, e Natália PP.
. 
Luana chega com uma nova proposta e apresenta peças diferenciadas, exclusivas, feitas à mão. Muitos sapatos e clutches ganharam cristais swarovskis e as bijoux são todas banhadas – algumas com vários banhos – a ouro.
.
Para o verão 2012, Luana Jardim apostou em muito brilho – destaque para o sapato pink, todo em glitter – e em tons fortes, como azul klein e amarelo. A estilista também abusou de pedras como turquesa, coral e citrino para ornamentar seus calçados e acessórios.
.
(1) Clutch mais maravilhosa que já vi na vida! (2) Bruna Miranda, do Ameixa Japonesa, que comandou o som da festa. Detalhe: ela está com o colar mais lindo da loja! (3) O tal do sapato pink perfeito. (4) E o salto sofisticado cheio de Swarovskis.
.
A loja Luana Jardim fica na rua Tomaz Gonzaga, 522, no Lourdes. Vale a visita! :)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mudança no line up do Minas Trend Preview

Sai Marcelos Quadros, entra E. Store. Esta é a mudança no line up da 9ª edição do Minas Trend Preview, que começa na próxima quarta-feira, dia 26 de outubro. Para quem não conhece, a E. Store é uma grife mineira, com produtos voltados para uma mulher jovem, cosmopolita, de espírito arrojado. Quem assina a coleção inverno 2012 é o estilista Eduardo Amarante, que também atua como stylist.

Além disso, já foi divulgado onde serão os desfiles externos. Na quarta, às 11h, Mary Design exibe sua coleção no Museu de Artes e Ofícios. Já na quinta, dia 27, Patrícia Motta, GIG  e Vivaz se apresentam no Museu Inimá de Paula.
 Croqui Fernando Pires. A grife de calçados desfila pela primeira vez no MTP!

Confira o line up atualizado:

 Dia 26/10 -  Quarta-Feira 
11h – Mary Design – Museu de Artes e Ofícios
19h – Maria Garcia | Cláudia Arbex | Apartamento 03
21h – E. Store | Rogério Lima | Última Hora

 Dia 27/10 -  Quinta-Feira 
11h – Patrícia Motta | GIG | Vivaz – Museu Inimá de Paula
19h – Chicletes com Guaraná | Áurea Prates | Vitor Zerbinato
21h – UMA | Camaleoa | Alessa

 Dia 28/10 -  Sexta-Feira 
19h – Patogê | Fernando Pires | Samuel Cirnansck
21h – Talentos do Brasil | Chouchou

Que venha o inverno! :)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Patogê no Minas Trend Preview

Sou uma louca com croquis. Uma das coisas que mais gosto de apreciar na moda são estes desenhos. É interessante ver como cada estilista imprime uma característica super exclusiva e diferenciada em seus traços, rabiscos e bonecos. Gosto tanto que, a partir de hoje, vou publicar por aqui alguns croquis de roupas, sapatos e acessórios que prometem esquentar a temporada de inverno 2012. Afinal, o Minas Trend Preview já é semana que vem, né?
E a Patogê traz a Sincronização como tema para sua próxima coleção. Nesta temporada, a grife levanta uma importante questão: “como está a relação do homem com o ambiente que o cerca?”. A partir daí, a equipe de criação explorou a diversidade presente na natureza e nas diferentes etnias para criar formas fluídas e longilíneas, como maxi casacos, parkas e túnicas quentinhas.

Já o jeans, que é carro-chefe, chega detonado, com cara de usado, e mesclado com couro fake e veludo cotelê. A cartela de cores remete à esta principal inspiração e traz muitos tons de terra, lodos e fungos, mesclados aos vermelhos, amarelos e laranjas.
A grife desfila na sexta-feira, dia 28 de outubro, às 19h. Com estes croquis lindos, super elaborados, a gente ficou ainda mais curiosa para conferir o fashion show, né?

terça-feira, 18 de outubro de 2011

[Salvador] Mercosul do Gama

Por Rodrigo Ávila, um Turista Amador.
 
O quê que a baiana tem? A baiana não sei, mas o Mercosul do Gama tem delícias nordestinas a preço justo! Ah tem! Estando na Bahia, precisamente em Salvador, essa pode ser uma parada obrigatória. No início o restaurante era parecido com a Distribuidora Piauí em Brasília (ainda falarei de lá), era só uma distribuidora de bebidas, querendo turbinar o negócio com um tira gosto e cresceu, ou cresceram.
 
 A mandioca amarela que basta por si só.

Em Salvador as mesas ficam do outro lado do boteco, todas embaixo de árvores chapéu do sol, que remete ao quintal de casa. O atendimento é horroroso e é bom pedir o prato antes de ir, demora muito. Os garçons são simpáticos, mas é lento, você tem que pedir as coisas umas três vezes e isso irrita. É lá que uma amiga ouviu, ao pedir um suco: "peça refrigerante, é mais rápido"!

Mas a comida é MA-RA-VI-LHO-SA e a pedida principal é a picanha de sol com mandioca, farofa, arroz e feijão de corda. Alimenta fácil três adultos. Delícia! A cerveja é barata, estamos na distribuidora. Se beber? Não dirija.

Onde fica o Mercosul do Gama?
Rua Arquibaldo Baleeiro, 176 - Rio Vermelho
Tel: (71) 3346.4076

Bed Head off!

Por Ludmilla Rangel

Hoje é o dia, agora é a hora! Sabe aqueles produtos que tanto desejamos ter, mas as vezes deixamos para segundo plano, e decidimos dar prioridade para outras coisas? Pois é, agora não dá mais pra deixar pra depois! Entrei no Coquelux e me espantei! Por isso corri para dividir a boa notícia com vocês!
 
 
After Party

O site lançou uma promoção dos produtos Bed Head, que são super desejados, a preços justos. Pra quem já conhece o After Party, por exemplo, sabe que o preço normal é de R$125. Mas, ele está pela bagatela de R$70! Descontão de 44%! Lindo, né? Isso sem falar nos shampoos, que estão na faixa de R$43. E não para por ai! Ainda tem soros, sprays, pomadas modeladoras, leave-in e etc.
 
 
Corra e garanta os seus produtos-desejo! As madeixas e o bolso agradecem!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Moda e Gastronomia no Minas Trend Preview

Moda é arte. Moda é cultura. E moda também é gastronomia. A 9ª edição do Minas Trend Preview chega para comprovar todas estas afirmativas. É porque, além da feira, dos desfiles e palestras, o evento também traz uma programação paralela, que contempla alguns dos melhores restaurantes da cidade (acho que nosso Turista Amador começou a ficar inquieto na cadeira).

A partir de hoje, quem visitar o B.Bistrô, a Fabbrica Spaghetteria, o Hermengarda (favorito do Turista) ou outros 20 restaurantes de Belo Horizonte, encontrará no cardápio nomes familiares para os fashionistas. 

Sobremesa do Easy Ice, lasanha do Mes Amis e o prato do Trindade Bar Bistrô. Do lado direito: criação do The Art From Mars e o prato da Fabbrica Spaghetteria.

Inspirados nas mais diversas influências da moda, como cores e aromas, renomados chefs criaram alguns pratos especialmente para brindar a moda mineira. As delícias trazem nomes de estilistas, além de ingredientes típicos da gastronomia regional. Por exemplo: quem visitar o Mes Amis poderá degustar uma lasanha verde com lagostins e tomates concassés, pesto de manjericão e espuma de molho bisque, que ganhou o nome do designer Victor Dzenk.

Já o chef Leandro Pimenta, da Sorriso Risoteria e Café, criou o “Risoto do Serrado”, em homenagem ao trabalho do estilista de bolsas Rogério Lima. Feito de pequi com confit de porco da lata, tempura de quiabo tostado e ora-pro-nobis, o prato une sabores da tradicional culinária mineira às técnicas contemporâneas.

Quem me conhece sabe que não curto muito pratos super mega requintados, prefiro deixar estas iguarias para Rodrigo Ávila, nosso Turista Amador. E é por isso que o cardápio que mais me deixou com água na boca foi a sobremesa que a Easy Ice desenvolveu para homenagear Mary Arantes, da Mary Design. O menu inclui combinações de chocolate e laranja com especiarias, mascarpone com morango, banana e queijo com canela, além do sabor inesquecível do biscoito Maria. Hummm...

Os restaurantes que participam do Moda para Comer são: B. Bistrô, Benvindo, Cantina Piacenza, Fabbrica Spaghetteria, Ficus, Hermengarda, Lamilonga, Parrilla, Mes Amis, O Dádiva Restaurante e Bar, Outono 81 Bar de Vinhos e Restaurante, Pizza Sur, Provincia di Salermo, Rokkon Cozinha Japonesa, Sorriso Risoteria e Café, Sorveteria Easy Ice, The Art From Mars Bistrô e Trindade Bar Bistro. Os preços dos pratos variam de R$25,00 a R$65,00.

Imperdível este roteiro gastronômico de moda, né? Agora, onde vocês acham que o Turista deve ir, hein? A semana do Minas Trend Preview merece um post sobre um dos restaurantes do Moda para Comer. Vamos escolher um para Rodrigo Ávila?

 Serviço: 

Minas Trend Preview - Inverno 2012
Data: 26 a 29 de outubro
Local: Expominas - Av. Amazonas, 6030
Informações: mtp@fiemg.com.br

Moda para Comer
Data: 17 a 30 de outubro
Local:  23 restaurantes participantes do evento

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pode misturar!

Reserva, no SPFW, e Têca, no Fashion Rio

Listras, florais, xadrezes ou poás. O verão 2012 chega repleto de padronagens criativas, que resultam em uma explosão de cores e em detalhes inspiradores. E uma das tendências desta temporada é abusar da variedade de estampas e compor produções inusitadas. Sendo assim, esqueça antigas combinações e comece a brincar de misturar suas peças multicoloridas e cheias de traços e desenhos.

Patachou, no Fashion Rio, Neon e Reinaldo Lourenço, no SPFW


As mais ousadas podem explorar o mix de estampas com composições extravagantes, como florais com xadrez ou animal print. Já as clássicas devem começar a brincadeira com as tradicionais listras, que remetem ao estilo navy, e delicados poás, típicos da década de 60. Outra alternativa é recorrer as grifes que já desenvolveram peças com esta mistura de padronagens, como a mineira Cila e a nordestina Têca. A tendência não tem muitas regras, o que vale é soltar a imaginação, sempre com bom senso, claro.

 Lookbook da Cila  - Verão 2012

* Matéria produzida para a revista da naSala.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Cia. Marítima faz sucesso em Lisboa

 
Adoro ver empresas essencialmente brasileiras fazendo sucesso lá fora. Lembra que falei aqui sobre a Havaianas em Paris? Pois é, e outra marca que conquistou os gringos foi a Cia. Marítima. Após apresentar sua coleção verão 2012 no SPFW, a grife embarcou para os Estados Unidos e participou do Miami Swim Show, a maior feira de moda praia do mundo. Em seguida, a marca foi para Portugal, para desfilar no ModaLisboa, a semana oficial de moda dos patrícios. Por lá, o fashion show aconteceu no Pátio da Galé e contou com as brasileiras Drielly Oliveira e Viviane Orth no casting. 
 
 
O verão da Cia. Marítima
 
 
Para a temporada, a grife se inspirou nos balneários mais chiques do planeta (leia-se Côte d'Azur e Hvar?). Com um clima retrô, que traz à tona detalhes artesanais, como crochê, a Cia. Marítima mergulha neste universo sofisticado e apresenta estampas geométricas aplicadas em tecido texturizados, que remetem ao trabalho do tricô. 
 

O desejo é por liberdade e conforto, cool e chic ao mesmo tempo. O lifestyle é boho chic e este estilo é revelado em acabamentos diferenciados, bordados e detalhes em metal dourado, aplicados à mão. Para o pós-praia, a Cia. Marítima aposta em vestidos em chiffon, mini vestidos de malha, camisetas e caftãs de algodão.

 
Tá bom, o verão já pode chegar?

Tendência: Pantalonas!

Pantalonas da grife carioca Maria Filó

O verão 2012 traz um leve perfume da década de 70. Neste período, a sociedade demonstra um intenso desejo por conforto, praticidade e, ao mesmo tempo, surge uma corrente antimoda, implementada por uma geração que recusa as convenções. Esta influência do movimento hippie, principalmente dos seguidores do “Flower Power”, inspira a criação de peças com modelagens amplas, como pantalonas e saias longas.
Na sequência, look despojado com o macacão FARM e produção elegante da ATEEN.

E nesta temporada, muitos estilistas buscaram inspirações neste universo para trazer à tona um ícone desta época: as pantalonas. Repaginadas, as calças aparecem neste verão tanto com tecidos mais estruturados, resultando em shapes mais rígidos e elegantes, quanto com bases leves e fluídas, como jersey e malhas, ideais para looks despojados.
A SHOP 126 também apostou na tendência! 

Segundo Cris Rajão, consultora de moda e stylist, a pantalona deve ser usada com muito cuidado. “Quem está um pouco acima do peso deve optar por modelos com tecidos mais fluidos e evitar cinturas muito altas”, explica. Vale lembrar que a calça tende a alongar a silhueta e afinar os quadris. Sendo assim, a escolha de uma peça bem cortada e com o tecido certo pode ser uma aliada para esconder algumas gordurinhas. 
A Solli, grife mineira de balneário, indica a peça para momentos de lazer. Já Juliana Jabour aposta em looks para o trabalho

Cris observa que as mulheres altas e magras podem ficar à vontade para usar as pantalonas. Mas, as baixinhas, precisam ficar atentas ao escolher a peça. “Elas devem optar pelas pernas não muito largas e sempre acrescentar à produção um salto alto”, complementa a consultora.
Maria Valentina compôs um look clássico: blusa acetinada com detalhe de renda e calça pantalona. E a Dress To sugere uma produção leve e contemporânea.

Quem quiser apostar na tendência, também precisa tomar cuidado com o comprimento da barra. “Ela deve ser longa, deixando aparecer apenas uma pequena parte do sapato, mas sem deixar arrastar no chão”, sugere Cris Rajão.

Quando questionada sobre qual sapato é ideal para compor looks com calças pantalonas, Cris indica alguns modelos que estão fazendo sucesso nesta estação. “Sandálias plataforma, espadrilles e anabelas são ótimas opções. Já as mulheres altas e esguias estão liberadas para usá-las com rasteiras”, finaliza. Anote as dicas da Cris e faça sucesso com sua pantalona! :)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Autenticidade é ser ‘Marquesa’

Por Camila Fernandes*
.
Ela ‘nasceu’ de uma caixa de costura, feita manualmente pela tia Nastácia para brincar com a menina Narizinho. Seu criador, Monteiro Lobato, assumiu algumas vezes não saber o que fazer com tal criatura, devido as ‘bobagens’ que ela falava. A boneca recebeu o título de ‘Marquesa de Rabicó’ porque se casou com um porco visando unicamente fazer parte da nobreza. Criada em 1922, a cada dia encanta mais e mais pessoas, seja por sua personalidade marcante ou pelo seu atrevimento espontâneo.
.
Emília não nasceu falando, mas quando começou a tagarelar logo ganhou o acertado apelido de ‘Torneirinha de Asneiras’. Lobato não deu a ela uma fada madrinha (como aconteceu em algumas histórias de princesas de outros autores) para que a presenteasse com o som que sairia de sua boca. Na história em que começou a falar, Narizinho recusou com firmeza um transplante de língua de papagaio para sua ‘filha’, segundo a personagem por razões humanitárias. Entretanto, sabemos que a expressão ‘língua de papagaio’ soa repetição e previsibilidade, características que Monteiro Lobato não queria para sua pequena criatura.
.
A Marquesa começou a falar depois de engolir uma pílula, que foi um método inovador para a época e sua fala nada se parecia com as de outras bonecas ou com de outros personagens do escritor. Por meio dela, Lobato divulgou suas ideias revolucionárias aos pequenos leitores para que estes soubessem o que estava acontecendo no Brasil e não crescessem alienados ou como meros ‘papagaios’.
.
Esta boneca de pano possui estreita ligação com a moda. O autor poderia sugerir uma boneca de plástico ou de outro material da época, mas ele escolheu que Emília ‘saísse dos sentimentos de alguém’. Quando fazemos um artesanato ou trabalho manual imprimimos em tal ato sentimentos que subjetivamente ficam impregnados ao trabalho final, enriquecendo-o aos olhos de quem o recebe.
 .
A boneca foi feita com botões, linhas, agulhas entre outras coisas, que estariam presentes em qualquer caixa de costura. Mas, foi a sensibilidade da empregada que a fez ‘Emília’. Interessante pensar que a mesma coisa acontece na nossa vida: compramos roupas que inúmeras pessoas também tem e vivemos a mesma época que elas, porém na hora de nos vestir o nosso diferencial esta guardado no interior e quando ele vem à tona é que as combinações criativas surgem e atraem muitos elogios. Revistas de moda e desfiles são sempre bem-vindos na hora da inspiração, mas na vida real, honestidade com nós mesmos é lei: nossa silhueta deve ser analisada, nossas necessidades e imagem que queremos transmitir, para depois fazermos combinações que correspondam exatamente àquilo que somos.
.
O atrevimento de Emília esta relacionado às possibilidades que nos proporcionamos de experimentar uma peça moderna antes de falar “jamais vou usar isso!” e que atire o primeiro o retrós de linha quem nunca pronunciou essa frase. A boneca falava o que queria e não tinha medo de repressões (afinal medo é ‘coisa’ de gente e não de boneca) e, por isso, o tamanho encantamento em torno dela.
.
E por que não aprender com Emília e sermos mais ousadas? Pode ser nas estampas, texturas ou comprimentos, como também usar aquele modelo novo de calça que você torceu o nariz só de ver, mas nunca teve coragem de entrar em uma loja para experimentar. Ou quem sabe usar uma cor diferente no cabelo ou uma postura nova diante de um problema antigo? Só iremos saber se uma roupa combina conosco se experimentarmos, assim também só iremos ser felizes na vida se tivermos aquele “atrevimento bom”, que é peculiar de quem almeja ser Marquesa.
.
O essencial é que reflita o interior de cada um, com suas convicções e medos, para que, assim como Emília, possamos ser lembradas como mulheres autênticas e corajosas na vida. E, é claro, na moda. 
A Emília de Camila Fernandes
. 
*Camila é formada em Design de Moda e especializada em Docência do Ensino Superior. Seu trabalho de conclusão de curso apresentou uma interessante relação entre Emília, personagem de Monteiro Lobato, e a moda. Este artigo é resultado desta pesquisa.

[Salvador] Mama Bahia

Por Rodrigo Ávila, um Turista Amador.

Já falei aqui inúmeras vezes sobre pagar de juvenil enquanto turista e das artimanhas e segredos para se dar bem sem entrar no circuitão-engana-turista, mas de vez em quando, na pressa e no esquecimento, a gente acaba caindo na lábia. Não que o circuitão não tenha seus encantos, o leitor mais ansioso (ele sempre está por aqui) já estava suspirando com as mãos entre os cabelos, dizendo que eu quero acabar com os circuitos turísticos, mas é que as vezes ele é tratado como o melhor que um lugar pode oferecer e nem sempre é isso que se comprova.
 
Repete comigo: PEI-XA-DA, agora baba.

Chegamos ao Pelourinho em um Kombão que a família havia alugado - com muita insistência junto ao meu pai, ele queria um Dobló, mas nós recusamos, queríamos Kombi - e logo encontramos um feliz estacionador de carros. Ele arrumou uma vaga para a van Little Miss Sunshine e se prontificou a nos levar para comer em um lugar ótimo! Estávamos famintos e, como Laís e eu não havíamos almoçado por lá, não sabíamos onde era melhor. Então, resolvemos seguir o conselho.

Fomos levados ao Mama Bahia, um restaurante com ar de pega-turista-gringo que meu irmão desaprovou de cara! Disse ele que era melhor termos ido a um lugar mais simples, pois íamos comer comida padrão-turista-bobo (gostando-de-falar-assim-hoje, problem?) e pagar caro. Pagamos pra ver! Afinal, o atendimento estava sendo lindo demais, com as baianas nos tratando a pão de ló.
 
Ó o tamanho do camarão! Ôxe!!!

E foi na onda do pão de ló, sem demora e com pratos muito bem servidos - apesar de com preços não tão baratos - que fomos na toada de uma peixada deliciosa, camarões enormes e outras delícias esplendorosas. Tudo bem, dizem que o melhor tempero é a fome, mas segundo minha mãe aquela foi uma das peixadas mais gostosas que ela já experimentou.

O lugar é simples, como no Pelourinho tem que ser, mas ao mesmo tempo requintado e agradável. Sinceramente? Nota 10! Pode ir sem guia!

Onde fica o Mama Bahia?
Rua Portas do Carmo, 21 - Pelourinho
Tel: (61) 3322.4397