quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O inverno de Juliana Jabour

Crédito foto: Chic
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Imagino que o inverno 2011 seja algo especial para a mineira Juliana Jabour. Depois de 10 edições apresentando suas coleções no Fashion Rio, a estilista mineira migrou nesta temporada para o SPFW e causou frisson entre os convidados que tiveram a chance de assistir seu desfile. Isto porque Ju Jabour não mediu esforços para apresentar uma coleção rica, repleta de informação de moda, e extremamente sofisticada. Estampas animal print ganharam a maioria dos looks e surgiram em vestidos curtos, calças de alfaiataria, camisas, coletes e em macacões. As cores sóbrias dividiram espaço com o classicismo das estampas de onça e com a alegria de florais vintage, em que as diferentes tonalidades de amarelo sobressaíram.
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Crédito foto: Chic
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A coleção fez alusão ao movimento grunge. Juliana Jabour trouxe para a passarela sobreposições fluidas e alongadas, abusando de maxi tricôs, camisetões e saias longas. Porém, este clima grunge foi equilibrado e permitiu que peças de alfaiataria ajudassem a construir a beleza da estação. Destaque para os vestidos em lurex, que ganharam listras horizontais e shapes ultrafemininos. Também vale ressaltar as peças com a estampa floral exclusiva: saias, trenchs, vestidos estruturados e casaquetos proporcionaram romantismo e delicadeza em diversas produções. Uma coleção que aguça o imaginário. Rica, leve e memorável.
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Crédito foto: Chic
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Matérias-primas:
Algodões acetinados, alfaiatarias fluidas, crepe de chine, gaze de viscose, malha rib com lurex, malha rib estruturada, moletom de lã, sarja de algodão, tafetá texturizado, tecidos com aspecto de couro, tricots variados.
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Crédito foto: Chic
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Cartela de cores:
Azul provence, beterraba, cactus, chamois, curry, grape leaf, preto, rouge, tons de cinza, verde militar.
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Acessórios da coleção de inverno Juliana Jabour
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A previsão é que a coleção chegue às lojas multimarcas em março. Ah! Vale lembra que Ju Jabour tem e-commerce!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Qual a criação mais eco-friendly do Brasil?

Uma bolsa feita com saco de cimento reaproveitado. Uma bolsa de madeira de reflorestamento. Uma calça jeans feita com fibras reutilizadas e amaciamento à base de cupuaçu. Rogério Lima, Maria Bonita, Carlos Miele e tantas outras grifes brasileiras estão apostando em uma moda sustentável, em criações amigas do meio ambiente. E o GreenBest, prêmio realizado pelo Greenvana e idealizado por Marcos Wettreich (criador do prêmio iBest em três países), irá premiar as duas criações de moda mais sustentáveis do país. 
 
Rogério Lima: Bolsa feita com saco de cimento


Confira a lista dos finalistas da categoria Moda:

Alexandre Herchcovitch - Peças com tecido reciclado
Carlos Miele - Jeans BioDenim da Tavex
Eden - Coleção em algodão orgânico e tingimento natural
Fujiro - Camisetas Econcept em tecido PET
Goóc - Calçados feitos com pneus reciclados
Maria Bonita - Bolsa de madeira de reflorestamento
Melissa - Melissa Corallo by irmãos Campana
Osklen - Coleção com tingimento natural e algodão orgânico
Redley - Bermuda Upcycled
Rogério Lima Acessories - Bolsa feita com saco de cimento

Além de um júri formado por especialistas, a votação também está aberta ao público. Para participar, é simples: basta entrar em www.greenbest.com.br e escolher sua criação favorita. Os vencedores serão conhecidos no dia 17 de maio de 2011.

Vamos votar? Eu voto no Rogério Lima! ;)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Boticário: Coleção Lumière


O Boticário lança hoje, em todas as lojas do Brasil, a Coleção Lumière. A linha é uma edição limitada de produtos de beleza, desenvolvida para homenagear as mulheres. A coleção foi apresentada na última edição do SPFW, que contou com O Boticário como patrocinador máster. Para marcar esta parceria com o principal evento de moda da América Latina, O Boticário instalou um lounge aberto para todos que estavam presentes na Bienal. Sim, era possível circular livremente por ele sem necessidade de credencial ou convites. Além disso, as meninas podiam agendar um horário para fazer uma make com os profissionais da marca! O espaço foi idealizado pelo arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum, e era extremamente alegre e colorido.

Mas, vamos voltar para a Coleção Lumière, né? Ela é composta por duas fragrâncias, dois estojos, 26 itens de maquiagem da linha Make B. e quatro acessórios. Na linha de perfumaria, a marca optou por usar sua já consagrada fragrância Accordes, e lançou duas novas versões: Accordes Lumière Silver e Accordes Lumière Gold.


Porém, as grandes novidades da coleção estão na linha de maquiagem. Mais uma vez, para o desenvolvimento dos itens de Make B., a marca contou com a consultoria do make up artist Fernando Torquatto, que escolheu cores modernas, vivas e marcantes. Compõe a coleção quatro opções de lápis batom, lápis para olhos, duo e quarteto de sombras, blush, bases com tecnologia luminosa e brilhos ultrarreflexivos.

Várias cores de gloss super brilhantes!

No entanto, o maior destaque da Coleção Lumière é a Palette de Maquiagem Make B. Ela vem em um estojo super charmoso, preto envernizado, e é composta por duas tonalidades de blush, seis tons de sombras, um mini rímel e um batom. Além de ser super prática, as cores são lindas! Com esta Palette a gente pode criar diversas makes inusitadas, já que além de tons básicos, como champagne e dourado, ela ainda traz um rosinha iluminador e um azul índigo muito diferenciado. 
 
Então, fica a dica: visite hoje mesmo O Boticário mais perto de você e conheça as novidades da Coleção Lumière! ;)


sábado, 19 de fevereiro de 2011

Novidades Chilli Beans!

Você sabia que toda semana a Chilli Beans traz um monte de novidades pra gente? Pois é! Toda semana a Chilli Beans apresenta uma nova coleção, com dez modelos inéditos, sempre repletos de informação de moda. E, para desenvolver os últimos lançamentos, a grife se inspirou no Pop Art, nos incríveis anos 80, nas rendas e na África – este último tema com design criado por Herchcovitch.



A linha Pop Art desvendou o movimento da década 50 e o traduziu em muitas cores vibrantes, principalmente nas hastes.

Já as peças da coleção “Saudades dos Anos 80” traz modelos com o exagero típico da época, porém com releituras contemporâneas.

Outra novidade é a peça desenvolvida por Herchcovitch. O estilista utilizou miçangas nas hastes dos seus aviadores, dando um toque de exclusividade para o modelo tradicional.

Adorei todos! Mas, o meu favorito foi o chiquérrimo inspirado nos anos 80. E você?

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Coquetel Cavalera: até 60% de desconto!


Toda grife faz coquetel de lançamento de coleção, né? Mas, coquetel para celebrar liquidação é algo novo pra gente, concordam? Por isso, fica a dica: sábado, às 17h, a Cavalera do BH Shopping promove uma festinha para acabar com as peças da coleção alto verão. DJ para embalar a galera e drinks refrescantes prometem deixar a tarde de compras muito mais divertida. O que você encontra por lá? Muitas peças em jeans, tênis – lindos – de cano alto e camisas com estampa divertida!
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 De: R$ 159,00 | Por: R$ 139,00
 

Shorts a partir de R$129,00


Blusas femininas a partir de R$54,00

Chinelos a partir de 39,00
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Serviço:
Coquetel de liquidação Cavalera BH Shopping
19 de fevereiro, a partir de 17h | Descontos de até 60%

32º Encontro - Preview Verão 11/12

Para mais informações, visite o blog da Renata Abranchs!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Morena Rosa: Sessão de Fotos Subaquática

O Brasil é bom por isso. Mesmo em épocas em que só se fala em coleções de inverno, a gente vê as grandes grifes especializadas em beachwear se mobilizando para lançar suas apostas para a estação. Afinal, se alguém cansou do frio, basta correr para o nordeste e aproveitar o sol e o mar. Além disso, gringo adora nossa moda praia, né? Então, na hora de exportar, faz parte ter uma campanha bem produzida.


E foi assim com a Morena Rosa Beach. A marca convidou a top Aline Weber – que encarou uma maratona de desfiles no SPFW – para estrelar sua campanha de inverno. A sessão de fotos foi subaquática e contou com o styling de Felipe Veloso. Felipe é o mesmo que fez os styling do desfile da Reserva, no SPFW. Ele tem um olhar super apurado! Já a beleza foi assinada por Lavoisier, maquiador de moda, colaborador do site Lilian Pacce e embaixador da Eudora (nova marca do Grupo Boticário).



Quem clicou os vários mergulhos de Aline Weber foi Jacques Dequeker. Fotógrafo super reconhecido pelo excelente trabalho que desenvolve na moda. Pra gente ter noção, suas fotos já apareceram na Vogue Portugal, na edição francesa de Marie Claire, Glamour Paris, na V Magazine, TWILL, no jornal El Pais, entre outros.


Agora, é esperar o catálogo ficar pronto, né?

Bem-vindos, novos designers!

Há pouco mais de um mês a Fumec lançou ao mercado novos talentos. Criadores com a mente aberta e a criatividade à flor da pele. Cheios de novas ideias e disposição para criar, recriar e lançar ao mercado produtos autorais. A 12ª edição do FUMEC Forma Moda aconteceu na Torre Alta Vila, em Belo Horizonte, e apresentou 40 trabalhos finais de graduação. Além dos tradicionais desfiles, os convidados também tiveram a chance de apreciar exposições em diversos formatos, como ensaios fotográficos, instalações cênicas e editoriais de moda.

 Priscilla Regis se inspirou na história de Davi e Golias
Crédito: Mariane Castro

Temas como a batalha entre o pequeno Davi e o gigante Golias foram destrinchados. A designer Priscilla Regis buscou nesta história bíblica a inspiração para desenvolver uma coleção masculina, que retrate um homem forte e vencedor. “Através das pesquisas que fiz, busquei elementos que pudessem caracterizar essa batalha, a relação entre o fraco e o forte”, explica Priscilla. Para desenvolver a coleção, a estilista optou por modelagens confortáveis e abusou de materiais experimentais, extrapolando o uso de artigos convencionais. Na passarela, linhos e cambraias apareceram ao lado de malhas metálicas.

Laís Oldoni desenvolveu sua coleção inspirada no filme “Blow Up”

Já Laís Oldoni optou por apresentar sua coleção no formato de editorial de moda e buscou sua inspiração no filme “Blow Up”. “Após assistir várias vezes ao filme e fazer um estudo aprofundado da obra e de seu diretor, Michelangelo Antonioni, achei importante dar ênfase a uma discussão sobre imagens”, explica a jovem designer. Laís chegou a conclusão de que “quando queremos ver mais, ampliando a imagem, acabamos vendo menos, pois esta fica distorcida”. A partir daí, ela buscou maneiras de deixar esta questão implícita nas peças criadas e na estampa desenvolvida. “A ideia também foi usada na apresentação do trabalho, exposição e catálogo, que criaram esta confusão do olhar”, finaliza. A modelagem e a produção das fotografias foram baseadas nos anos 60, época de produção do filme.

Flávia Virgínia desenvolveu uma coleção que pudesse escancarar o sentido da moda

Outro trabalho que merece destaque é a coleção desenvolvida pela estilista e artista plástica Flávia Virgínia. A artista, que trabalha com moda desde os 14 anos de idade, assina as coleções de sua marca autoral Virgínia Lotus e da grife Latifundio. Para seu trabalho de conclusão de curso, Flávia desenvolveu uma coleção que gerasse reflexão e pudesse escancarar o sentido da moda. “Entendo que a moda realmente nos permite comunicar, afetar e agregar conhecimento”, expõe. A ideia do tema Trans(posições) Poéticas (vídeo- editorial do processo de se escrever um livro ou elaborar uma coleção) surgiu a partir desta necessidade de desenvolver um trabalho que revelasse a importância e potência da moda na contemporaneidade. “Minha coleção vai em direção contrária da temática do mercado, no entanto reflete a importância de desenvolvermos peças mais autorais, exclusivas e menos tendenciosas”, explica. Desta forma, a estilista debate sobre a forma como as grandes empresas de moda atuam no mercado e vê na elaboração de coleções minuciosas uma fórmula de sobrevivência para a moda.

A vontade de criar uma coleção com novas experimentações de formas, estruturas, texturas e misturas de tecidos motivou a estilista Elaine Cristina a destrinchar o exuberante Jardim de Versailles. “Trabalharei com diferentes recortes no molde explorando novas proporções para que novos padrões fossem redefinidos”, explica. Já a designer Luiza Ferri escolheu pesquisar sobre o filme “O Livro de Cabeceira”, do diretor Peter Greenaway. O autor aguçou na estilista um questionamento sobre os três tipos de tecido: o tecido pele, o tecido texto e o tecido que utilizamos para nos vestir. “Meu ponto de partida para a criação das peças foi o corpo. Extrai dele a minha cartela de acromáticos que trabalha os nudes da pele, o branco do papel, e o preto do nanquim”, esclarece.

Coleção "O Livrocorpo”, de Luisa Ferri
Crédito: Naty Torres 

A coleção de Luiza, batizada como “O Livrocorpo”, é destinada mulheres que querem vestir mais que uma roupa, querem vestir uma história.  “Para criar as peças, eu dissequei os poemas da protagonista buscando a essência, palavras e termos que pudessem me oferecer formas e detalhes inspiradores para a coleção”, diz a estilista. A forma poética presente em seu trabalho confere um inusitado diferencial ao resultado final. Desde a mistura de materiais, até a forma e a estamparia. “Na estamparia busquei dar ritmo e textura para as peças sobrepondo as estampas de escrita. As formas e shapes foram exploradas a partir de referencias textuais dos poemas e a modelagem foi criada partindo de dobras de papéis”, finaliza Luiza Ferri.

Coleção "O Livrocorpo”, de Luisa Ferri
Crédito: Naty Torres 
 
Coleções complexas, inspiradoras e repletas de arte. É a moda caminhando para um novo sentido. 
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Esta matéria foi publicada no Mundo Ela.

Liquidação Via Mia!


A gente adora liquidação de verdade, né? E as coisas na Via Mia estão assim: tudo com 50% de desconto! Tem noção que tem rasteirinha saindo por R$29,00? Fui lá no último domingo e já garanti as minhas. =)

Já que o carnaval tá chegando, vale a visita na loja! Tem peças lindas – adorei a rasteirinha cheia de tachinhas douradas – com preços super acessíveis! Em BH tem duas lojas da Via Mia, uma no Pátio Savassi e outra no BH Shopping. Aproveite!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Figurinistas: Entrevista com Gogóia Sampaio

Há quem não sofra influências. Mas, é fato que as novelas são um dos maiores catalisadores da informação de moda no Brasil. Elas instigam as diferentes classes sociais e apresentam tendências e novidades da indústria da moda de uma forma leve e natural. Além disso, estes programas são uma prova consistente de que a moda é uma forma de comunicação eficaz, que delimita grupos e expressa as mais distintas personalidades.

Os diferentes cortes de cabelo, os detalhes nas maquiagens, acessórios inusitados e os mais distintos modelitos utilizados nos personagens ganham as ruas com uma rapidez que deslumbra. E o mais interessante é saber que por trás de toda esta movimentação, quem “comanda” não são os maiores estilistas e nem os principais bureaux de tendências. Nesta difusão de informação os figurinistas são os grandes precursores. Marília Carneiro, Gogóia Sampaio, Antônio Medeiros e muitos outros fazem parte de um time que tem liberdade para criar e, quando menos esperam, conquistam o gosto do povo.  
Gogóia Sampaio

Há alguns meses conversei com Gogóia Sampaio, a figurinista responsável pelo sucesso de Passione. Super atenciosa, ela contou pra gente que praticamente nasceu em um set, já que sua mãe era produtora de cinema. E a paixão por este universo se consolidou quando passou a ser assistente da renomada figurinista Marília Carneiro, há 20 anos. A dupla trabalhou junto em novelas como O Dono do Mundo (1991), Explode Coração (1995) e na minissérie Anos Rebeldes (1992). Mas, foi em 1996 que ela foi pela primeira vez a figurinista titular de uma novela. Gogóia usou todo seu conhecimento e criatividade em Salsa e Merengue, de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa.

Porém, quando questionada sobre qual trabalho marcou sua carreira, a figurinista é incisiva em dizer que vestir os personagens do seriado “Sandy e Junior” foi um grande aprendizado. “Foi um desafio tirar de Sandy e de Júnior a imagem de filhos de sertanejos”, conta. Além do seriado, as novelas “Estrela Guia”, “Da Cor do Pecado”, “Belíssima” e “Ciranda de Pedra” também foram marcantes. 

Mariana Ximenes e Sandy no seriado "Sandy e Júnior". O programa ficou no ar até 2003. Crédito

Mas, como funciona a criação da identidade de um personagem? Segundo Gogóia, no primeiro momento a equipe de figurinistas recebe a sinopse da novela. Este material aponta as referências e características de cada personagem. Logo depois, ela e sua equipe desenvolvem um projeto que é finalizado após a escolha do ator e inúmeras provas de roupa. “Eu sempre digo que o figurino é a pele da personagem. É a cobertura do que o autor, o diretor e ator imaginaram”, observa.

Para Gogóia, produzir e caracterizar as vilãs sempre é uma adorável missão. Podemos perceber isso em Passione, na personagem Melina, interpretada por Mayana Moura. Melina está sempre impecável, com roupas cheias de arquitetura, que exalam informação de moda. Porém, por ser vilã, uma aura sóbria paira sobre ela: o preto é o tom que ela mais usa. Este é o resultado de um minucioso trabalho de pesquisas para formar a identidade da personagem.
Melina, interpretada por Mayana Moura. Crédito

A figurinista ainda deixa uma dica para quem pretende seguir esta carreira. “A pessoa precisa ser ligada no que acontece no mundo. Sem contar, é claro, com cursos de especializações e faculdades”, finaliza Gogóia Sampaio.

Alguns figurinos que marcaram época e influenciaram gerações:
1. Na década de 1970, em Dancing Days, a figurinista Marília Carneiro lançou moda, vestindo Sônia Braga com meias de lurex combinadas com sandálias de salto alto. 

2. Jade, personagem de Giovanna Antonelli, na novela O Clone (2001), influenciou com sua maquiagem marcante e acessórios orientais. 
3. Em Estrela Guia (2001) Gogóia vestiu Sandy, protagonista da novela, com peças do universo hippie. O figurino da cantora causou repercussão entre o público
4. Em Belíssima (2005), novela de Silvio de Abreu, os longos e fluidos vestidos da personagem Vitória, interpretada por Cláudia Abreu, fizeram sucesso entre os telespectadores. Gogóia foi responsável pelo figurino.
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terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

V.Rom: Moda real para homens normais!


O 4º dia do SPFW contou com as perfomances de grifes consagradas como Huis Clos, Maria Bonita e do estilista mineiro, queridinho dos fashionistas, Ronaldo Fraga. Mas, uma das coisas que mais gostamos neste dia foi constatar como a moda masculina está crescendo e alcançando cada vez mais espaço no mercado.

Prova disto é que o dia contou com a apresentação de duas marcas essencialmente masculinas: V. Rom e Reserva. Ambas exibiram coleções cheias de conceito e boas inspirações para os homens. E a proposta da V.Rom foi mostrar que a moda é para todos.


Homens normais, independente da idade, podem - e devem - usar peças com informação de moda. Assim, a grife convidou algumas personalidades, como o arquiteto Marcelo Rosenbaum e o ator Cássio Reis, que ao lado de belos modelos e de outros homens desconhecidos, exibiram as apostas para a temporada. O curioso foi que alguns "modelos"entraram com câmeras, de difentes tamanhos, para registrar o que acontecia com o público enquanto eles caminhavam pela passarela. Uma ideia inusitada e super interessante. Será que eles irão disponibilizar esse vídeos?

 Cássio Reis

Marcelo Rosenbaum
  
A grife apostou em muitos casacos, com diferentes tecidos, como couro, moletom e sarja. Trenchs e casaquetos apareceram em diversas produções. Sobreposições também surgiram aos montes, e a mistura de estampas foi uma boa sacada da marca. As calças, mais curtas que as habituais, deram um toque de moda que pode sim ser trazido para o dia-a-dia dos mais antenados.


Ponto para os tênis de cano alto, que são super charmosos e deixam qualquer look mais elaborado. Vale destacar os blazers e jaquetas da grife, super diferenciados, eles contam com estampas exclusivas, como xadrezes e manchas coloridas. Tudo para trazer um tom mais alegre e menos sóbrio para os dias mais frios.  



Crédito das fotos: Márcio Madeira
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segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Iódice: A Reinvenção do Black


A Iódice abriu a programação do 3º dia de desfiles da 30ª edição do SPFW. A gigante sala, instalada no 9º andar do Shopping Iguatemi, ganhou uma cenografia diferente, o que possibilitou que todos os convidados captassem com excelência os detalhes de cada peça. No meio do tumulto do backstage, conseguimos falar com Valdermar Iódice, estilista e proprietário da grife, sempre muito atencioso. Segundo ele, a mulher Iódice deste inverno é feminina, glamurosa e poderosa. "Nesta estação a mulher Iódice é uma jet-set. Uma hora está em São Paulo, outra hora em NY, Londres ou Paris. Ela é uma manhattan girl", explica o estilista. E a grande novidade que a marca trouxe para a temporada foi um toque punk, para quebrar o romantismo. Porém, mantendo a feminilidade tradicional da grife.


A passarela foi invadida por looks totalmente blacks. Vestidos, curtos e longos, com detalhes de franjas e bordados elaborados encheram o desfile de sofisticação. Tops como Daiane Conterato e Viviane Orth exibiram com louvor o trabalho do estilista. Para enriquecer as peças, Valdemar abusou do mix de materiais e usou muito couro ao lado de jérsei, georgette, seda e lãs. Franjas, também de couro, e tachas trouxeram o ar punk citado por Valdemar. Destaque para o look calça cenoura com jaqueta perfecto, uma das principais apostas do estilista para a temporada.


E a tal da reinvenção do black apareceu em diversas peças, que tinham tudo para ser um "pretinho básico", mas ganharam uma repaginação completa na coleção da Iódice. Mas, nem só de preto vive esta temporada, e pontos de cor surgiram ao longo do desfile, como o vestido de jérsei laranjão e o longo e fluido com estampa exclusiva. Destaque para a bota 7/8, que ganhou um maxi salto, fino, e é uma mistura de tecido texturizado com couro.


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