quarta-feira, 21 de maio de 2008

Japão é tema da 25º Edição do São Paulo Fashion Week

Motainai. A palavra, traduzida do japonês, significa desperdício. Porém, mais do que isso, simboliza a atitude de valorizar o que está ao redor, de preservar as pessoas, o material, o tempo e as relações.

Este conceito, uma referência clara à sustentabilidade, serviu de eixo de inspiração para a 25º edição do São Paulo Fashion Week, Verão 08/09, que celebra os 100 anos da imigração japonesa no Brasil. O SPFW acontece de 17 a 23 de junho na Bienal do Parque do Ibirapuera.

Entre as 50 grifes e estilistas que participam desta edição estão as estreantes Maria Garcia, Reserva e Colcci (esta com a modelo Gisele Bündchen). Neste SPFW, três grifes retornam ao Calendário: Pedro Lourenço e as grifes de moda praia Blue Man e Rosa Chá. O projeto SPFW JAPÃO 2008 faz parte das comemorações oficiais do "Centenário da Imigração Japonesa no Brasil" e inclui uma série de ações que serão realizadas durante o SPFW em junho, e no Japão, em setembro deste ano.

Uma das atrações do projeto é a vinda ao Brasil do estilista japonês Kenzo Takada, criador da grife que leva seu nome. Kenzo participa de um seminário no SPFW no qual deverá abordar o movimento da moda japonesa dos anos 80 e o processo de construção de uma marca global. Como uma plataforma de convergência de temas como moda, comportamento, design, cultura, meio ambiente, marketing, negócios, o SPFW estabeleceu e consolidou o primeiro calendário de moda do Brasil.

Ao longo dos últimos 12 anos, o SPFW estruturou e impulsionou toda a cadeia têxtil - da fiação ao varejo, e posicionou o Brasil como um importante pólo de criatividade. Atualmente, o SPFW é considerado e reconhecido internacionalmente como uma das mais importantes e influentes semanas da moda mundial.

São Paulo Fashion Week Verão 2008/ 2009 - Bienal do Ibirapuera - De 17 a 23 de junho

Line-up SPFW


17 - terça

Osklen 15:00hs

Patricia Viera 17:00hs

2nd Floor 18:00hs

Forum Tufi Duek 19:00hs

Fábia Bercsek 20:15hs

Do Estilista 21:30hs

18 - quarta

Uma por Raquel Davidowicz 14:30hs

Movimento 15:30hs

Ellus 16:30hs

V.Rom 18:00hs

Fause Haten 19:00hs

Triton 20:00hs

Cia Maritima 21:15hs

19 - quinta

Iódice 11:30hs

Maria Bonita 14:30hs

Cori 16:00hs

Huis Clos 17:30hs

Alexandre Herchcovitch (masc) 19:00hs

Blue Man 20:15hs

Animale 21:30hs

20 - sexta

Reinaldo Lourenço 12:00hs

Cavalera 15:00hs

Alexandre Herchcovitch (fem) 16:00hs

Anabela Baldaque 17:00hs

OESTUDIO 18:00hs

Agua de Coco 19:15hs

Neon 21:00hs

21 - sábado

Isabela Capeto 11:00hs

Jefferson Kulig 15:00hs

Miguel Vieira 16:00hs

Amapô 17:00hs

Ronaldo Fraga 18:00hs

Wilson Ranieri 19:00hs

Rosa Chá (masc) 20:15hs

André Lima 21:30hs

22 - domingo

Pedro Lourenço 09:00hs

Gloria Coelho 10:30hs

Maria Garcia 15:00hs

Mario Queiroz 16:00hs

Paola Robba para Poko Pano 17:00hs

Simone Nunes 18:00hs

Samuel Cirnansck 19:00hs

Colcci 21:00hs
23 - segunda

Erika Ikezili 11:00hs

Zoomp 14:00hs

Priscila Darolt 15:00hs

Carlota Joakina 16:15hs

Vide Bula 18:00hs

Reserva 19:00hs
Lino Villaventura 20:30hs
Look de Érika Ikezili - O Japão foi a sua inspiração para o inverno 2008.
Crédito: Fernanda Calfat
Dilvulgação: PR,COM Estratégia de Comunicação

Enfrente o Frio!




Que o inverno é a estação mais charmosa do ano, todo mundo concorda. Mas, também é unânime a opinião de que não tem nada que deixe qualquer pessoa com mais mau humor do que sentir frio. Desta forma, a moda colabora com a gente e inventa uma série de acessórios fantásticos que fazem com que, além de quentinhas, as meninas fiquem elegantes e fascinantes. Eles permitem uma produção fashion e moderna, e são a medida certa para enfrentarmos o frio. Portanto, abuse dos cachecóis, ponchos, xales e lenços!







Fotos: 1 - Cantão / 2 - Coca-Cola Clothing / 3 - Cavendish / 4 - Cavendish / 5 - Têca / 6 - Homem de Barro


Crédito: Márcio Madeira

terça-feira, 13 de maio de 2008

Nova Gwyneth?

Já falamos um pouquinho dela por aqui quando a moça foi capa da Vogue. Muuuuita gente torce o nariz para Gwyneth Paltrow, mas confesso que gosto dela desde os tempos do Brad Pitt. Mas a fama de sem graça está ficando para trás. Nas últimas aparições a atriz estava simplesmente incrível.

Cabelos mais curtos e ondulados, vestidinhos micro, pernocas de fora, decotes, sandálias super powerful e muito preto. Precisa de mais provas para acreditar que ela está mudada?

A gente não sabe ainda quem está fazendo o styling dela, mas fique de olho que vem coisa boa por aí.

Tapete vermelho já!

A gente ama uma boa festa! E ama ainda mais aquelas bem chiques porque são nelas que podemos usar vestidos de princesa, maquiagem linda e acessórios poderosos. Mas esses eventos são tão raros nas nossas vidas que nos realizamos mesmo é vendo as atrizes e celebrities desfilando seus modelos exclusivos nos agitos mundo afora.

E este mês foi repleto de tapetes vermelhos e festinhas badaladas. Mas para a nossa decepção nossas musas não estavam lá muito criativas. Mesmo assim conseguimos achar algumas coisas boas. Vale a pena prestar atenção no que elas usam para se inspirar na hora de ir ao casamento da amiga, à festa de formatura ou até nas bodas dos avós.

Para começar, o filme mais esperado do ano acaba de ter seu lançamento oficial. Para nossa tristeza Sarah Jessica Parker, nossa ídala maior, estava com um vestidinho muito mais ou menos. Esperávamos tanto dela que acabamos um pouco decepcionadas. Vestidos muito mais lindos ela usou na novíssima Vogue América. Vale dar uma olha no conteúdo completo da publicação.






Kristin Davis e Kim Cattrall também não estavam lá essas coisas. A surpresa da noite ficou por conta de Cynthia Nixon mais do que sofisticada em um look preto.



Outra festa famosíssima foi a do Costume Institute. Quem recebeu modelos e atrizes foi a própria Anna Wintour e, de novo, os vestidos não eram nada de mais, o que é ainda pior em se tratando de um evento para o povo da moda. O tema era super-heróis, mas quase ninguém foi criativo e usou a deixa para se divertir. Os melhores? Na minha opinião Gisele Bündchen, deusa, com um Versace que só ela mesmo pode usar. Ninguém mais conseguiria ficar linda, discreta e sofisticada em um modelo digamos piriguete chique.



Bee Shafer, filha da editora toda poderosa, também estava lindinha em seu look princesa moderna. Ponto para ela por estar elegante e dentro da proposta da festa. A sempre esquisitinha Christina Ricci virou mulher e também estava interessante de wonder woman moderna. Já Kate Bosworth, como sempre, dispensa comentários. Simplesmente fantástica!





As decepções? Nossa adorada Mischa Barton que não combinou com seu Missoni e Kate Holmes. O problema da última nem era tanto o vestido porque dele a gente gostou. O sapato também era bacana. Mas a combinação cabelo estranho, maquiagem bizarra e comprimento esquisito não ajudou no conjunto. Scarlett Johasson, de quem a gente odeia todas as produções e acha meeeega cafona, errou feio. O vestido bailarina lembrava o usado por Keri Russell no Oscar, mas por algum motivo ficava anos luz da criação delicada e fofa da estilista Nina Ricci.


Muito mais fofo!!!


No Brasil Isabella Fiorentino casou e vimos centenas de bem nascidas desfilando seus vestidos de marca. Para falar a verdade nem da noiva, que é deslumbrantemente fina, a gente gostou. O melhor da noite foi Sabrina Gasperin. Moderna e diferente na medida certa. Ganhou nossa admiração fashion!


Semana das mães com Naked e Alphorrria

A Naked, centro de depilação a laser, em parceria com a Alphorria, homenageia as mães com um mimo especial. Na semana do dia das mães, a Naked vai oferecer 20 cartões com 10% de desconto para a cliente escolhida, pelas vendedoras Alphorria.
E hoje, dia do lançamento da coleção inverno Alphorria Store, a clínica de estética fará sorteio de um pacote especial entre as clientes presentes no evento.
Divulgação: Bureau de Comunicação e Moda

Mônica Veloso é presença especial em lançamento da coleção Alphorria

O lançamento da coleção inverno/08 da Alphorria Store vai ser um sucesso! Junto às novidades apresentada pela talentosa Edna Thibau, a jornalista Mônica Veloso aproveita a ocasião para lançar seu livro "O poder que seduz".

O evento acontece hoje, dia 13 de maio, a partir das 16h, na Alphorria Store, Cidade Jardim.

Divulgação: Bureau de Comunicação e Moda

Alphorria Cult - Primavera 2008

A coleção primavera 2008 da Alphorria Cult passeia pelo universo onírico da obra shakespeareana “sonhos de uma noite de verão”.

Mas, nada de romantismo à flor da pele. O estilo brinca com os elementos da floresta e dos sonhos tendo como pano de fundo o colorido e a exuberância dos anos 70. Um mix de referências de etnias e culturas constrói diferentes patchs de imagens, tecidos e estampas.

A estamparia exclusiva se inspirou no movimento artístico fauvismo para criar imagens ilusórias. Flores aquareladas que se desmancham, animal prints gráficos que simulam um floral selvagem. Ilusão, sonho, imaginação.

Para os temas localizados, fadas e ninfas brincam pelos materiais com traços modernos com influência dos desenhos de mangás japoneses.
O clima ’70 propôe uma verdadeira viagem de estilo. Palas de crochê, tatoos segunda pele, patchworks de desenhos e materiais, elementos étnicos e tribais. A roupa brinca de mimetismo com suas construções e misturas.
A cartela de cores se inspira na natureza. O tom quase psicodélico vem das harmonias quentes de rosa, laranja e preto. Os tecidos vão dos naturais como as tricolines, aos tecnológicos (com performance ecológica) como o modal e o lyocell. Tafetás, malhas e tules complementam as opções de bases para looks confortáveis, modernos e cheios de estilo.

Como o importante é estar bem a Alphorria Cult apresenta a exclusiva sarja com aloé vera, que cuida da hidratação do corpo durante o uso.

O shape é bem desestruturado com ombros deslocados, mangas trabalhadas, golas, blusadas, aspectos fraldados. Neste sentido, uma novidade é a modelagem “butterfly”, super ampla e fluida. E outra é o clochard que aparece em calças, saias e shorts.

Para contrapor aos desestruturados, mixados e misturados, o jeans vem muito elegante. Skinny, cintura no lugar, ligeiramente mais alta, bocas de sino e discretas aplicações de strass e correntes. O look final é super sofisticado.
Divulgação: Bureau de Comunicação e Moda

ALPHORRIA collection - Preview Primavera Verão 08/09

Edna Thibau mergulhou por completo no universo particular de sua marca para criar a coleção primavera 2008. Isto quer dizer que o moulage é a grande estrela e malha aparece em destaque, valorizando suas duas grandes paixões.

A mulher Alphorria, sempre homenageada como Diva, agora é uma deusa greco romana. O visual helênico em toda sua feminilidade está presente. E a coleção faz referência a Isadora Duncan e à grande dama da couture, Madeleine Vionnet. O estilo é clássico e elegante, mas cheio de personalidade.

Leve, fluida e transparente. A coleção elabora drapeados, torçades, trespassados, assimetrias e decotes, muitos decotes a la Madame Grès. As formas são amplas e soltas, mas o resultado final é um volume discreto, próximo ao corpo.

A cartela de cores vai dos azuis aos violáceos e as nuances ganham nomes franceses. Noir, blanc, mauve, poussiére, rouge... Os tons vão dos tônicos e fortes, aos esmaecidos, frescos, aquarelados.

Um clima etno chic 70`aparece na estampa corrida que traz um patch de animal + florais impressionistas, numa versão liberty sensual.

Para a linha de longos e cocktail dresses, os tecidos são o georgette de seda, o cetim de seda chanel e as malhas. Em destaque a bamboo e o jersey de acetato shine.

Além dos vestidos, a coleção valoriza a camisaria como peça vedette. Em tricoline 100% algodão ou com dose delicada de strech. As peças trazem também misturas da tricoline com a cambraia de seda brincando de esconde-esconde. Jogando com efeitos de lusco fusco. É a dualidade do feminino e masculino que continua forte nesta estação.

Botões, apliques e fivelas em cristal trazem um brilho pontual às peças. Afinal quem é diva merece brilhar.

Complementando a coleção Edna desenvolveu acessórios-jóia para acompanhar as produções. São três opções de bolsas, com aplicação de Swarovski, valorizando pequenas caixas e grandes carteiras de mão. Cintos para realçar a cintura no lugar. E sandálias em material espelhado e lezard, valorizando os pés em decotes, nas opções salto alto e rasteira.
Divulgação: Bureau de Comunicação e Moda

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Princesas Modernas




"Era uma vez em uma terra muito distante uma princesa linda, independente e cheia de auto-estima que se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas. Então a rã pulou para o seu colo e disse:


- Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir um lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e seríamos felizes para sempre...

Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava... Nem morta!"

Luiz Fernando Veríssimo


A coleção PRIMAVERA VERãO 2009 DA VIVAZ foi inspirada nas mulheres que vivem em contos de fadas, mas nunca deixaram que a realidade fosse escondida diante de seus olhos. Grandes exemplos são: Grace Kelly, Caroline de Mônaco e Charlotte Casiraghi, que marcaram as três gerações do principado de Mônaco e são os ícones inspiradores desta coleção, por sua beleza e elegância.


A elegância é vista aqui como um conceito amplo, ligado mais ao comportamento do que apenas ao modo de se vestir. A forma de se portar com uma determinada roupa é o que faz a diferença e transmite um requinte especial.


É baseado neste conceito que os shapes da coleção se concentram em 'S' e 'H', os mais usados pelos ícones da elegância moderna, além de uma série de vestidos amplos. As construções da coleção foram baseadas em recortes estratégicos, dobraduras e volumes localizados.


Os babados se transformam em grandes laços, as mangas formam lindas formas de sino, as calças são amplas, os babydolls como forro fazem sobreposições, as pérola se misturam com os bordados metalizados e o mix de tecidos formam looks ultra femininos.


As cores vivas como o coral, flor-de-lís, rosa bouquet e verde pacífico são neutralizados com os tons poeira, cobre, blu notte, preto e branco, fazendo um jogo de cores. E é através desta iconografia que iremos presentear a mulher VIVAZ, que pode não ter o título de uma Princesa, mas se sentirá como tal e, além de tudo, moderna.
MINAS TREND PREVIEW
A VIVAZ participou, no dia 29 de abril, no Palácio das Artes, do Oi Fashion Music, evento de abertura da 2ª edição do Minas Trend Preview.

A grife mineira apresentou prévia de 20 looks para a Primavera/Verão 2009, ao som da voz inebriante de Luiza Possi, cantando 'Folhetim'.

O cenário foi composto por imponentes espelhos no estilo veneziano, de diferentes tons, que remetiam ao tema da coleção Princesas Modernas. A produção foi de Ticha Ribeiro.

O Minas Trend Preview atraiu, entre os dias 1º e 04 de maio, no Alphavile - Lagoa dos Ingleses, compradores do Brasil e exterior. O evento se destacou como importante espaço para negócios, além de recolocar Belo Horizonte no calendário nacional da moda.


VIVAZ
R. Rio Grande do Sul. 1224
R. Professor Antônio Aleixo. 578
Lourdes- BH
(31) 2104 9206
(31) 3337 8122
www.vivazef.com.br


Divulgação: Dora Braga


Crédito das fotos: Firstview
Crédito: Daniela Nogueira
O produtor executivo e stylist mineiro Rodrigo Cezário acaba de lançar seu site. Lindo, atual e fácil de navegar, ele tem um layout ultra moderno que aguça os internautas a conhecerem mais sobre o trabalho do stylist. Eu, particularmente, adorei tudo! No site, está disponível o histórico do produtor e seu grande portifólio. O endereço é http://www.rodrigocezario.com/. Vale a pena dar uma passadinha!


quinta-feira, 1 de maio de 2008

Um ano de Fashionistando!

Tudo começou com uma conversa com uma amiga de Londrina.

F: “Laís, eu quero um site de moda”.
L: “Então, faz um blog antes, Bird”

Tá bom, ta bom. Gostei da idéia dela e criei, em maio de 2007, um blog com informações de moda. Na real, ele demorou um pouquinho pra pegar no tranco, e só no dia 30 de maio eu fiz o primeiro post. O blog ainda nem tinha nome. Pensei, pensei e pensei mais um pouco. Fashionistando. Mas de onde você tirou isso, Fabíola? Sei lá. Criei um novo verbo: Fashionistar. Talvez este seja o ato de pensar na moda, falar da moda e não, necessariamente, estar na moda.
Quando a gente pensa moda, a gente está... hum... quem sabe, Fashionistando?

Sabemos que moda é muito mais do que somente usar uma batinha xadrez. Moda é atitude, é identidade, é tribo, raça, cultura, arte, música, comida, design. Diversos são os aspectos sociológicos, psicológicos, antropológicos, econômicos e culturais que compõem o que podemos chamar de MODA.

E é este sistema da moda que contribui, de forma relevante, na criação de identidades coletivas e individuais. Ele reflete os valores estéticos e culturais da sociedade em que se insere.

“A moda é uma indicação de identidade individual, grupal e sexual. Além disso, sua fluidez reflete as mudanças da matriz social” (MENDES e LA HAYE, 2003: IX).

A palavra Moda originou do latim modus, que significa modo, maneira. A moda reflete exatamente isto, a maneira como a pessoa vive e se relaciona com o mundo a sua volta.

Presente

E para comemorar um ano de blog, ganhamos uma LOGO de presente! Sim, já temos uma identidade visual. Presente do meu amigo, designer de produto, Fabrício Torres (anotem esse nome, vocês ainda vão ouvir falar muito dele).

O FASHIONISTANDO só existiu até hoje por causa do apoio dos meus amigos. Os amigos de perto e amigos de longe, que sempre deram um apoio mega importante pra isso aqui dar certo (não preciso citar nomes, né?). E não posso de forma alguma deixar de falar das colaboradoras! Ah... o que seria desse blog sem os posts antenados de Natália Miranda? Nathy, valeu mesmo! Eu amo seus comentários e observações sobre essa indústria maluca, mas que fascina a gente. Seus posts deixam o blog muito mais rico. Por favor, não me abandone! :)
Lembre-se menina, o blog é nosso!

Então, esse mês, por ser comemorativo, será cheio de posts! Sim sim sim! Vamos encher vocês de boas notícias. Combinado?

Um beijo e obrigada pela visita.