quarta-feira, 22 de agosto de 2007

FASHION TRIP PARIS

Quer aliar conhecimento e turismo na capital da moda?

Pois é, é isto que o bureau de comunicação e moda está apresentando ao mercado: um curso que vai fazer com que o turismo e a moda caminhem juntos.

O programa tem como objetivo mergulhar o participante no mundo da moda, desenvolvendo seus conhecimentos sobre o sistema de moda através da fórmula: Aula Técnica + Viagem Temática.

O curso começa em Belo Horizonte nos dias 19, 20 e 21 de outubro. Será uma imersão de 3 dias com aulas teóricas que vão abordar assuntos como: Sistema de Moda / História da Moda / A criação em Moda / Processos de adoção / Criação, Tendência e Modismo /Identificando e interpretando tendências / A moda no Mundo / A pesquisa de Moda.

No dia 1° de novembro o grupo embarca para Paris para uma viagem temática que inclui um roteiro turístico da cidade luz combinado com um roteiro fashion. O objetivo é conhecer a capital da moda através da sua história e particularidades. O roteiro propõe visitas a Museus, Lojas, Exposições, Show Roons e ainda prevê visitas a um bureau de estilo, uma empresa de moda, e uma escola de moda.

A direção geral deste projeto é da especialista em Marketing de Moda, Natalie Oliffson, diretora do bureau de comunicação e moda.


Para mais infos, entre no site do bureau: http://www.bureaudemoda.com.br/



material de divulgação do Bureau de Moda

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Estampas!

A gente assume: verão sem estampas não é verão! Mas ao que tudo indica, nossa próxima estação será marcada por estampas geométricas super coloridas bem ao estilo Pucci. Aqui no Brasil quem fez ótimas peças confirmando essa tendência foi a Iódice, inspirada pelo trabalho da pintora e designer têxtil Sônia Delaunay. Vale a pena conferir a coleção da marca nem que seja só para se inspirar. http://www.iodice.com.br/




fotos: reprodução

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Imagine revela novos talentos da moda

Além dos desfiles de grifes conceituadas, como Victor Dzenk e Patachou, o IMAGINE 2007 também foi palco para a apresentação de novos e criativos estilistas. No dia 09 de agosto a passarela do evento foi marcada pelo desfile da marca Artemísia, criada por Iuri Sarmento e Eduardo Rosa, e pela grife que leva o nome do estilista mineiro Luiz Cláudio (já conhecido pela marca apartamento 03).

A Artemísia existe há quatro anos e tem sua sede em um casarão histórico no coração de Salvador. Os estilistas buscam (e conseguem) realizar um casamento entre a arte e a moda, criando peças com estampas exclusivas e toques artesanais. O diferencial dos designers é o uso de detalhes em macramés, que com milhões de nós, adornados com contas, ráfis e bordados, tornam as saias e os vestidos únicos. Para eles, participar do evento foi como uma consolidação da marca, já que em 2004 eles já haviam sido apresentados como novos estilistas no FASHION RIO. “Foi ótimo apresentar nosso trabalho em Belo Horizonte. As pessoas da moda precisam perceber que Minas tem potencial para grandes eventos, pois aqui já existe uma cultura de moda”, observa Iuri Sarmento, um dos estilistas da marca.

Para Luiz Cláudio participar do IMAGINE teve um sabor especial, foi a primeira vez que ele teve a oportunidade de estar na passarela com a sua marca e mostrar o seu trabalho de maneira autoral. Com vestidos cheios de volumes, costurados a mão pelo estilista, a apresentação do designer surpreendeu a todos que estavam na sala de desfiles. “Eventos como este precisam entrar no calendário nacional. As pessoas ficam muito focadas em São Paulo e no Rio, e esquecem que tem muitas pessoas bacanas em Minas, produzindo coisas novas e sempre com um diferencial”, declara Luiz Cláudio.



Os estilistas Iuri Sarmento e Eduardo Rosa da grife Artemísia





O estilista Luiz Cláudio apresenta a grife que leva o seu nome

crédito: E77

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Fabíola Paiva no CHIC


Fiz este post somente para compartilhar com vocês a minha alegria!! =D
A jornalista Fabíola Paiva, colaboradora assidua deste blog, teve sua primeira matéria publicada no site CHIC. Entrem lá pra conferir!!

sábado, 11 de agosto de 2007

Grupo Corpo e Ronaldo Fraga investem na formação de novos estilistas

Aprender, desenhar, sonhar. Toda criança e adolescente merece viver isso e estas ações devem fazer parte do dia-a-dia de qualquer cidadão. Mas, infelizmente vivemos em um país onde nem todos têm esta oportunidade e assim, as fantasias muitas vezes se perdem e a ilustração do imaginário deixa de acontecer. Porém, ainda existem pessoas e instituições que se preocupam com o futuro destes jovens e buscam uma forma de fazer com que eles voltem a imaginar uma vida melhor. Desta vontade surgiu o projeto Corpo Cidadão, uma iniciativa do Grupo Corpo, companhia de dança mineira, que trabalha para profissionalizar estes jovens através de cursos técnicos na área de shows e espetáculos.

Entre os diferentes cursos oferecidos pelo projeto, um deles tem chamado atenção dos fashionistas, é a oficina de Pesquisa em Moda e Figurino. Ela surgiu em 2003, quando o estilista Ronaldo Fraga foi convidado pela bailarina e presidente da ONG, Mirian Pederneiras, para desenhar o figurino do espetáculo de final de ano das crianças. A partir daí, Ronaldo começou a trabalhar com o Corpo Cidadão e contribuiu com o desenvolvimento deste curso profissionalizante, que hoje é coordenado pela estilista Rosângela Mattana. Sempre que pode, o estilista oferece para estes jovens aulas de ilustração de moda. “Este é daqueles projetos que mostram que a moda pode ter outros caminhos. Ele comprova que moda não é só roupa de madame ou celebridade, mas que pode oferecer algo mais”, declara Ronaldo.

Foi durante o IMAGINE 2007, feira de moda que aconteceu no período de 07 a 10 de agosto, em Belo Horizonte, que a ONG pode mostrar um dos resultados do projeto. Durante o evento, Ronaldo Fraga organizou o desfile “Moda Corpo Cidadão”, que apresentou os figurinos criados pelas crianças e adolescentes que fazem parte da oficina. Os jovens estilistas foram apadrinhados por consagrados criadores de moda, como Tereza Santos, Graça Otoni, Martielo Toledo e Victor Dzenk, que reproduziram as propostas conceituais das crianças para apresentarem nas passarelas da feira. A estilista Rosangela Mattana aponta que a realização do desfile é como um presente, pois é a consolidação de muito trabalho e investimento nas crianças. “É muito gratificante participar deste evento, estamos contribuindo com o bem estar destas pessoas. Os confeccionistas ficaram muito entusiasmados com a produção das crianças, e isto é muito bom”, declara a estilista.

Para as crianças, participar do evento foi um reconhecimento do trabalho e uma oportunidade, já que muitas delas pensam em ser estilistas e figurinistas quando chegarem a fase adulta. “Nunca imaginei que iria produzir uma roupa e hoje sei que quero ser estilista quando crescer. Participar do evento é uma grande alegria, além de abrir portas para o futuro”, declara Thais Evelyn, de 14 anos e que participa do projeto há quatro anos. Segundo Priscila Maria, psicóloga da ONG há dois anos, este tipo de projeto permite que as crianças tenham a possibilidade de se conhecerem, capacitarem, além de ter um encontro com a arte e cultura. “Na oficina elas tem a oportunidade de desenvolverem os seus talentos e durante o desfile eles foram reconhecidos, as crianças puderam ver que realmente são capazes”, destaca a psicóloga.

A ONG Corpo Cidadão é dirigida pelo Grupo Corpo, que desenvolve ações sociais desde 1998. Atualmente, atende 800 crianças e adolescentes da periferia de Belo Horizonte e de Ibirité (Grande BH), realizando trabalhos nas áreas de música, dança, artes plásticas e moda. Assim, eles oferecem oportunidade de qualificação e desenvolvimento para estes jovens. Para Miriam Pederneiras o importante do projeto é fazer com que eles entrem em contato com seu potencial, só assim eles descobrirão quem são e o que podem fazer. “Queremos mostrar possibilidades e a moda é uma delas”, conclui a bailarina.



crédito: E77

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Mineiros invadem o universo do tricô

Quem foi que disse que tricô é coisa de inverno? Pois é, tem gente que logo associa e acha que ele é material para fazer aquelas blusas pesadas e quentinhas da estação fria. Engano nosso! Tem muitos estilistas produzindo coisas lindas para o verão através dele. E muito da criatividade fashion com o tricô vem dos mineiros. Tereza Santos, Patachou e Coven, já conquistaram seu espaço e são tradicionais na produção de roupas com o tricô. Mas, o que muita gente também não sabe, é que tem muitas outras marcas boas saindo das Minas Gerais, e foi isso que o IMAGINE 2007 mostrou no segundo dia de evento, com o desfile da Faven, Squadro e Gig.

Com uma passarela só de Tricô, a feira pode mostrar o trabalho dos designers mineiros que tem inovado com o material. Segundo Natalie Oliffson, consultora de moda e coordenadora dos desfiles durante a feira, um dos objetivos do evento é colocar lado a lado as grandes e pequenas marcas. Assim, os desfiles segmentados podem demonstrar a importância de alguns setores da moda em minas. “Queremos dar passarela as marcas que não tinham tido esta oportunidade. Escolhemos estilistas e segmentos importantes e representativos para Minas Gerais”, explica a consultora. Para ela, o tricô mineiro é o tricô criativo do Brasil, muitos designers de Minas tem se destacado neste setor e isto precisa ser trabalhado e mostrado para todo o país. “Desenvolveu-se em minas um mercado de moda criativo do tricô, que mostra que ele pode ser fashion”, conclui.

Para Gina Guerra, estilista e proprietária da Gig, participar do desfile foi como dar um pontapé no trabalho dos mineiros. “Minas precisa voltar a acreditar nos talentos que tem aqui e fazer o trabalho ser visto em todo o Brasil”, observa. Ela ainda ressalta a importância do tricô para a moda, pois pode ser usado em todas as estações, já que atualmente são produzidas peças com fios finos e leves, que são perfeitas para o verão tropical do nosso país. A coleção verão 2008 da marca, demonstra que o tricô deixa a mulher sempre chic, elegante e com uma peça diferente, uma vez que o material permite tramas e estampas exclusivas. “O tricô é como uma arte, pois mesmo com toda a tecnologia existente, ele continua sendo muito artesanal. Com ele podemos produzir nossa própria trama, o que gera exclusividade para o produto. Considero o tricô especial, chic e diferente”, finaliza.

Para quem não conhece as marcas que desfilaram ontem, segue um breve histórico e um resumo da coleção verão 2008:

Squadro

A marca existe há 12 anos e é propriedade da mineira Renata Campos. A Squadro produz tricô desde que surgiu e tem a fábrica instalada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Ela possui um showroom em BH e outro em São Paulo. Além disso, existem mais de 200 pontos de venda espalhados em todo o Brasil, em lojas multimarcas. Na coleção verão 2008, o estilista Daniel Rodrigues, que está na marca há cerca de dois anos, buscou trabalhar comprimentos curtos e muito volume, principalmente nos balonês. A marca busca apresentar o tricô de forma diferenciada, para alcançar o público jovem. A Squadro sugere um verão bastante colorido, com cores fortes e vibrantes, além de novidades em patchworks de nervuras, diferentes texturas e o tricô plastificado, para trazer um tom mais contemporâneo para o material.

crédito: E77

Faven

As proprietárias da marca são as irmãs Natália Pessoa e Sônia Moreira. A Faven existe há 10 anos e o tricô sempre foi o produto principal da marca. O que no inicio era uma brincadeira entre irmãs, se transformou hoje em uma das grandes marcas mineiras que trabalham com o material. Atualmente ela possui um showroom e duas lojas em Belo Horizonte e está em cerca de 1500 pontos de venda em todo o Brasil. Há três anos começaram a exportar e hoje possuem um representante no Canadá. Para a estilista Tahís Menezes, que está há três anos na marca, o diferencial e o interessante de trabalhar com o tricô é que ele possibilita estampas exclusivas, o que resulta em uma riqueza de textura e em cores especiais. Para o verão 2008, Tahís se inspirou em cinco tendências: estrelas, esportivo, lúdico, feminino e precioso, utilizando de muito brilho. É possível ver a feminilidade proposta pela marca nos muitos vestidos e detalhes de laços.




crédito: E77

Gig

A marca mineira que existe há pouco mais de três anos é comandada pela estilista Gina Guerra. Com fábrica instalada em Belo Horizonte e showroom em São Paulo, a marca tem crescido aos poucos e já está em mais de 40 pontos de venda em todo o país. Antes de criar a Gig, Gina já produzia tricôs para grandes grifes do Brasil, mas a paixão pela arte de tricotar e a vontade de crescer os negócios levaram a designer a criar a própria marca. Para o verão 2008, Gina se inspirou na arquitetura e decoração das décadas de 60 e 70 e no esporte chic dos anos 20, dando uma característica mais retrô para a coleção. A estilista brinca com as formas e com a tecnologia que o tricô pode usufruir. Ela utiliza fios de lurex com viscose para dar um ar mais sofisticado e permitir que as mocinhas utilizem as peças na noite e usa de estampas geométricas para ilustrar os macaquinhos esportivos. O ponto chave da coleção são as estampas em jacar e em mosaico, que oferecem um diferencial para as peças da estilista.

crédito: E77

IMAGINE 2007

A IMAGINE 2007 é uma feira de moda que acontece em Belo Horizonte entre os dias 07 e 10 de agosto. O evento tem a intenção de contribuir para o crescimento do fashion business mineiro, aquecer as vendas para os produtores da região e ainda incrementar e estimular debates e discussões sobre o setor em Minas Gerais e no Brasil. Existem cerca de 100 estandes que representam aproximadamente 180 confecções de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. O evento é a primeira iniciativa do setor a organizar a cadeia de moda em uma mesma vitrine, isto é, lojistas e empresários do setor tem a oportunidade de fazerem bons negócios. Além disto, os profissionais das mais diversas áreas da moda poderão participar de palestras, workshops, debates e desfiles com os lançamentos para o verão 2008.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Quase de verdade!

A Bué está com uma novidade super fofa. A loja está vendendo as bonecas belgas da Adora Inc. que são igualzinhas a um bebê de verdade. Elas vem com roupinhas super fashion e tem até certidão de nascimento. O preço passa do R$500,00.


Workshops Imagine

O stylist e produtor executivo Rodrigo Cezário está com novos projetos. A partir de quarta-feira, dia 8 de agosto, ele ministra dois workshops e uma oficina dentro do evento de negócios da moda Imagine. Cezário vai falar para lojistas, confeccionistas, vendedores e estudantes sobre Styling e Produção de Moda, Consultoria de Imagem Pessoal e Estratégias para Lançamento de Coleções. Tudo isso na Expominas.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Palestra: Como se vestir no dia-a-dia

Na próxima quarta-feira, dia 08 de agosto, a consultora de moda e estilo, Andréa Azevedo, irá apresentar a palestra “Como se vestir no dia-a-dia”. Durante o evento Andréa dará dicas básicas de moda, além de sugerir roupas e acessórios para as diferentes atividades que exercemos no nosso cotidiano. Dicas de bons livros sobre o tema também estão na programação da palestra. O evento acontece na Livraria Nobel, no Shopping Woods, e tem apoio da loja multimarcas Emporium.

O Shopping Woods fica no bairro Luxemburgo, na Av. Guaicuí, 660, em Belo Horizonte.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

O verão da Luz

A grife carioca Mara Mac lança com champanhe, na próxima segunda-feira, 06, a partir das 15h sua nova coleção Primavera-Verão 2008, apresentada no último Fashion Rio. Convidadas como as apresentadoras Glória Maria e Renata Ceribelli, a produtora de moda Regina Martelli, entre outras, aplaudiram de pé a nova coleção que tem como tema "Verão da Luz", uma coleção feita de transparências e tecidos luminosos. Diferentes intensidades da luz, fazem parte da cartela de cores que passam da luz quente off white ao dourado brilhante, além da luz branca fria quase azulada mergulhando no deep blue.

Patachou desfila coleção de verão no Imagine

Na próxima quinta-feira, 09, a Patachou de Sandra Pires desfila sua coleção de verão no Imagine 2007, como grife convidada. O evento que acontece no Expominas, vai contar com grandes marcas, que vão desfilar suas novas coleções. A responsável pela produção do desfile da Patachou será Ticha Ribeiro, que irá valorizar as saias amplas e curtas, ternos acompanhados de bermudas e shorts, roupas esportivas e vestidos drapeados que aliam o requinte ao conforto e caimento impecável. Além dos tradicionais tricots, marca registrada da Patachou.

IMAGINE 2007

A programação do evento sobreu algumas alterações super positivas. Fique por dentro dos novos horários e atividades que serão desenvolvidas durante o IMAGINE 2007:

Terça-Feira - 07/08

10:00 h - ABERTURA DO EVENTO
14:00 h - WORKSHOP - MV TECNOLOGIA - Mauro Côrtes – Diretor "Software de Gestão – Sua escolha determina o sucesso da Empresa – Como Escolhê-lo?"
14:30 h - PALESTRA MAGNA - PERISCOPE - Elizabeth Silva – Diretora Executiva "Primavera/Verão 2007/08 – Confirmação de Tendência"
18:00 h - ABERTURA SOLENE
20:00 h - DESFILE - ANGLOGOLD ASHANTI

Quarta-Feira 08/08

10:00 h - ABERTURA DO EVENTO
10:30 h - WORKSHOP - Rodrigo Cezário - "Estratégia para lançamento de coleção" – R$35,00 por curso 3 dias
11:30 h - DESFILE – Marcas expositoras
14:00 h - WORKSHOP - Rodrigo Cezário - "Consultoria de imagem pessoal" – R$15,00
15:30 h - DESFILE – Tema: “Tricot” (Squadro, Faven, Gig)
16:00 h - PALESTRA MAGNA - Arena Bureaux de Estilo - "Inverno 2008/09 – Promostyl – Paris"
17:00 h - DEBATE - Fabulando a realidade
18:00 h - DESFILE – Grife convidada – Victor Dzenk
19:00 h - PALESTRA MAGNA - CARLA GALO - "Gestão de Moda conectado ao futuro"
20:00 h - DESFILE - CORPO CIDADÃO

Quinta-Feira 09/08

10:00 h - ABERTURA DO EVENTO
10:30 h - WORKSHOP - Rodrigo Cezário - "Styling e Produção de Moda" – R$15,00
11:30 h - DESFILE – Marcas expositoras
14:00 h - PALESTRA MAGNA - Arena Bureaux de Estilo - "Inverno 2008/09 – Sintese dos criadores"
15:30 h - DESFILE – Tema: “Jeans Wear” (Civil, Patogê, Alphorria Cult)
17:00 h - DEBATE - A moda expandida
18:00 h - DESFILE - Novos estilistas: Iuri Sarmento, Luiz Cláudio e Eduardo Rosa - Artemísia
20:00 h - DESFILE - Grife Convidada Patachou

Sexta-Feira 10/08

10:00 h - ABERTURA DO EVENTO
10:30 h - WORKSHOP - Rodrigo Cezário - "Estratégia para lançamento de coleção" – R$35,00 Por curso 3 dias
14:00 h - WORKSHOP - Aquila Internacional Business - Fernando Santos Eduardo – Diretor - Exportação de confecções: como obter vantagem competitiva transformando as ameaças em oportunidades comercial www.aquilabr.com
17:00 h - DEBATE - Novos caminhos para a criação de moda
19:00 h - PALESTRA MAGNA - ABEST – Tereza Santos - Estudo do Caso